quarta-feira, 30 de junho de 2010

OS RECADOS DE MOURINHO



PREPARANDO O FUTURO

Aproveitando a polémica à volta das declarações de Cristiano Ronaldo, Mourinho tratou de preparar o futuro próximo. Disse ele, Ronaldo pode estar descansado que eu não deixarei que na próxima época ninguém ponha sobre ele a responsabilidade da equipa. E aproveitou ainda para dar uma “estocada” a Simão, que joga no clube rival, embora o que disse seja igualmente dirigido a Ronaldo.
Ao contrário do que estão dizendo os jornais, Mourinho não está fazendo a defesa de Ronaldo. Está fazendo a defesa da sua próxima equipa e a dizer a Ronaldo que, nessa equipa, ele é apenas mais um.
Como aqui se tinha previsto, Ronaldo será a primeira “vítima” de Mourinho. Em princípio, considerar Ronaldo como um jogador de equipa, só lhe fará bem, embora tudo dependa da dose. E Mourinho, normalmente, aplica a posologia máxima. Portanto, Ronaldo que se cuide.
Mesmo o remoque a Simão, não lhe é verdadeiramente dirigido. Aliás, as declarações que Simão proferiu antes do jogo com a Espanha não mereciam uma resposta tão dura, nem o facto de Simão pertencer a um clube rival da cidade igualmente a justificam. Também nesta resposta, o que Mourinho quis dizer é que todos têm de defender. E citou Eto’o, uma prima-dona, para dar o exemplo.
A comitiva portuguesa chega hoje de madrugada. Apesar dos erros, apesar de algumas coisas que poderiam ter sido evitadas, a selecção cumpriu o mínimo e, portanto, não há nenhuma razão para ser mal recebida.

OS PROBLEMAS DA SELECÇÃO NACIONAL



QUEIROZ E CRISTIANO RONALDO

A selecção nacional tem dois grandes problemas: Queiroz e Cristiano Ronaldo.
Comecemos pelo primeiro. Em princípio, Queiroz deveria ser demitido. Aliás, não deveria sequer ter sido contratado. Mas foi e parece que não pode ser despedido, porque, não sendo de prever que se demita, seria incomportável a indemnização a pagar-lhe. Em tudo isto tem grandes, melhor: exclusivas responsabilidades Madail, uma personalidade pouco recomendável que já deveria estar em casa há muito.
Não tenho a certeza de que Queiroz seja um homem independente. Dizem que é trabalhador, vamos admitir que é honesto, no sentido de que não se deixa manipular nem pressionar, mas há outras qualidades que ele não tem.
É péssimo seleccionador. A prova está nos jogadores escolhidos. Convoca dois laterais direitos e põe um central a jogar na posição. Convoca Coentrão in extremis e depois de alguma pressão. Mas há mais: Pepe não deveria ter sido convocado, por não estar em condições físicas; Deco também não, por se andar a arrastar há mais de dois anos; e Liedson também não por razões político-pragmáticas (como explicar a convocação de um estrangeiro em fim de carreira para representar o país na prova mais importante do futebol?). Depois, deixou de fora alguns jogadores que deveriam lá estar e levou outros, além daqueles, cuja presença se não justifica.
Além de péssimo seleccionador, é mau treinador. O modo como jogou na África do Sul contra a Costa do Marfim e contra a Espanha tornam muito evidentes as suas limitações, que ficam ainda mais expostas sempre que tem de fazer substituições.
Em suma, se Queiroz ficar tem de se pôr a seu lado alguém que perceba de futebol. Alguém que ele aceite e respeite, mas que tenha uma palavra decisiva nos assuntos importantes. Os actuais adjuntos apenas servem para entregar os “papéis” dos jogadores que vão entrar e para pedir as substituições.
Se Madail fosse um presidente a sério, resolvia este assunto com Queiroz já, que é a ocasião propícia para tratar dele. Impôr a Queiroz alguém a seu lado, como tem Maradona, que o “ajude” em todas as decisões importantes.
O segundo problema é Cristiano Ronaldo. Aqui a primeira questão que tem de ser posta a CR é se ele quer continuar na selecção ou não. Se não quisesse seria óptimo. Querendo, terá de perder de imediato a braçadeira de capitão. É inadmissível que o capitão de equipa se recuse, ainda por cima nos termos em que o fez, a explicar aos portugueses o seu fracasso e o da sua equipa. Não há desculpas para este facto, nem qualquer hipótese de negociação. E quanto mais cedo isso for anunciado tanto melhor. Não adianta que Ronaldo ou o seu agente venham agora dizer numa de “limpeza de imagem” que não quis ofender Queiroz. Ele ofendeu os portugueses e os colegas. E ofendeu o seleccionador que tem de ser respeitado, mesmo quando comete erros ou tem limitações. Portanto, não há desculpa.
Depois é preciso que ele responda com muita clareza se quer jogar com a equipa e para a equipa. Mas a resposta tem de ter consequências: se não cumprir as ordens do treinador ou se estiver num dia mau tem de ser substituído como qualquer outro.
Alguém tem de lhe tirar da cabeça a ideia de que é o “salvador da pátria”. Ele tem apenas que ser mais um e colocar as suas faculdades ao serviço do conjunto.
Terá Queiroz competência e capacidade para conseguir isto? Não, não tem. Logo, mais uma boa razão para ter a seu lado alguém que o faça.
E até é muito provável que as coisas estejam facilitadas…porque Cristiano Ronaldo vai sofrer muito com Mourinho. Ou entra na linha ou está feito.

PARABÉNS, ESPANHA!


ABAIXO CRISTIANO RONALDO!

Antes de mais, é preciso que se diga que a Espanha tem uma magnífica equipa. Servida por excelentes jogadores, como Xabi, Iniesta, Villa, Xavi Alonso, Piqué, Casillas, para citar só alguns. Jogou mais, do princípio ao fim, quis sempre ganhar e seria uma pena para o próprio Mundial se, perante o jogo que fez, tivesse sido eliminada. É um prazer ver jogar a equipa de Espanha e só é pena que vá ter que se defrontar com a Alemanha ou a Argentina antes da final.
Houve na orientação técnica da equipa portuguesa alguns erros. Mas para que não haja qualquer espécie de dúvidas é bom que se diga que, com erros ou sem erros, seria sempre inferior à equipa de Espanha.
Queiroz adoptou mais uma vez uma táctica excessivamente defensiva, com pouca ambição, porventura a pensar na hipótese de chegar ao fim do jogo empatado e ganhar nos penalties. Ou então acreditando que num lance fortuito de futebol directo pudesse marcar um golo, o que, aliás, esteve para acontecer.
É muito discutível se esta deve ser a atitude de uma equipa num Mundial, ainda por cima conhecendo-se algumas das suas limitações. Sem ter enveredado em aventuras, teria sido mais honroso e mais espectacular fazer um jogo mais ambicioso contra a Espanha.
Depois, a substituição de Hugo Almeida foi um desastre completo, sob todos os pontos de vista. Almeida, que está muito longe de ser um jogador dotado, até estava a fazer uma boa partida.
A seguir, as completas nulidades que foram Ronaldo e Simão. Esses sim, deveriam ter sido substituídos ao intervalo.
Isto leva-nos para o “estatuto” de Ronaldo na selecção. Parece que é um jogador intocável e que a selecção é o local onde ele faz o que quer. Não passa a bola. Faz remates a despropósito. Vai marcar livres em zonas do campo que não são suas. Não defende. Enfim, não é um jogador de selecção. E muito menos tem estatuto moral para ser capitão. As declarações que ele fez no fim do jogo são inadmissíveis e indesculpáveis. E o remendo que o seu empresário tenta fazer numa página de internet ainda é mais vergonhoso.
Com Deco passa-se o mesmo. Não deve voltar a ser convocado.
Também não se percebe por que razão num jogo de tão grande intensidade, Queiroz insiste em Pepe, que nem à selecção deveria ter ido por motivos físicos. Assim como se não percebe que, tendo levado dois laterais direitos, tenha optado em dois jogos por um defesa central. Então, por que foram convocados?
Com vários jogadores a menos, uns porque pura e simplesmente não jogaram, outros porque não estão em condições de jogar, dificilmente Portugal poderia ter feito mais contra a Espanha.
Tendo em conta as vicissitudes do sorteio, pode dizer-se que fez o mínimo exigível.
Pontos muito altos da equipa portuguesa são Eduardo e Fábio Coentrão; depois Tiago, Meireles e os dois centrais (embora Ricardo Carvalho seja um jogador consagrado, infelizmente com mais de trinta anos…). Pedro Mendes esforçou-se. Danny sempre decepcionante, Liedson com pouco tempo e estilo de jogo adverso, Almeida esforçado e competente nas vezes que jogou.
Foi bonito ver os grandes jogadores espanhóis cumprimentar o consolar Eduardo pela excelente exibição.
Espanha 1 - Portugal 0

terça-feira, 29 de junho de 2010

PARAGUAI PASSA NOS PENALTIES




MAIS UM JOGO MORNO

É isso, foi um jogo frouxo apitado por um árbitro belga que não parava de soprar no apito. Não houve decisões escandalosas, mas um critério mais largo para o Paraguai e mais estreito para o Japão.
O Paraguai jogou mais ou menos da mesmo modo como sempre o tem feito: segurança defensiva e pouca ousadia ofensiva. O Japão pôs em jogo dois modelos: na primeira parte o passe longo para as costas da defesa adversária; na segunda parte um futebol mais próximo daquele que jogou na fase de grupos.
No prolongamento o Japão caiu um pouco, a bola andou muitas vezes perto das suas redes e chegou poucas vezes perto da baliza do Paraguai, e nem sempre com consistência.
Nos penalties, o defesa japonês falhou o terceiro, o Paraguai continuou a acertar e Cardozo fechou a conta, inviabilizando a marcação do último da série japonesa.
Enfim, um jogo com pouca história, mas sempre muito motivador para quem ganha e chega pela primeira vez aos quartos de final.

O BRASIL GANHOU E ASSIM CONTINUARÁ ATÉ À FINAL




O CHILE PERDEU…NATURALMENTE

O Brasil ganhou ao Chile e não há muito a dizer. Talvez apenas sublinhar que a concepção de jogo que Bielsa idealizou para a equipa não tem intérpretes à altura. Num campeonato de mundo os intérpretes têm de ser pelo menos 21. Com três jogadores fundamentais castigados, o Chile não tinha grandes hipóteses de fazer frente ao Brasil. E, pelo que se viu, também parece não restar dúvida de que o Brasil é melhor do que a Espanha.
O outro aspecto que merece ser realçado é a entrada de Daniel Alves e de Ramires no time inicial, cuja acção muito contribuiu para paralisar as iniciativas chilenas. Qualquer um deles é melhor do que aqueles que foram substituídos, por muito que Elano seja um jogador importante. Infelizmente, Ramires não vai poder jogar o próximo.
A partir daí a classe e a experiência dos jogadores brasileiros fez o resto. E até Michel Bastos, que tem estado tão aquém das suas possibilidades, “ressuscitou” na segunda parte e fez o seu melhor jogo na Copa.
O senhor Lobo até aproveitou logo para dizer que ele tem sido o melhor lateral esquerdo deste campeonato. O senhor Lobo é tão faccioso que qualquer pretexto lhe serve para arrumar os que não gosta. De facto, o senhor Lobo não estará muito interessado em elogiar o lateral brasileiro, o que ele verdadeiramente não quer é que se elogie o “outro”, de outra equipa, que, segundo ele, nem à selecção deveria ter ido.
É indiscutível que o Brasil tem sorte, embora faça por a merecer. Começou por não ter um grupo forte, contrariamente ao que se disse. E embora não tenha jogado bem na fase inicial, jogou o suficiente para ficar em primeiro lugar e para rodar a equipa. Assegurado o primeiro lugar e identificados os adversários com que poderia cruzar-se, dificilmente se concebe outro desfecho para os confrontos a travar que não seja a vitória do Brasil. Os adversários que estão na rota do Brasil são de segunda ou de terceira linha. Verdadeiramente os brasileiros nem os consideram. Já sabem que estão na final.
Os brasileiros somente receiam aqueles que já os derrotaram. A esses respeitam, aos outros não. Ora, os que já os derrotaram, estão em casa. Quando os brasileiros viram a França e a Itália eliminadas, respiraram fundo e disseram: agora só temos que esperar por aquele que, desgastado, nos venha fazer companhia na final. E esse será certamente a Argentina, a Espanha ou a Alemanha. Enfim, tudo equipas que o Brasil está habituado a ganhar e que verdadeiramente não teme.
Portanto, o Presidente Lula pode ir preparando a festa no Palácio do Planalto.
Brasil 3 - Chile 0

segunda-feira, 28 de junho de 2010

A LARANJA MECÂNICA JÁ NÃO É O QUE ERA


HOLANDA APURADA, ESLOVÁQUIA ELIMINADA

O futebol está a ficar todo muito parecido. Até a Holanda, famosa até há bem pouco tempo por ter um futebol diferente dos demais, mais espectacular e emotivo, está agora mais parecida com a generalidade das equipas.
Salvo raras excepções, as equipas atacam com cautela, quase sempre em inferioridade numérica e somente quando as vicissitudes do jogo permitem um desequilíbrio ou brilha uma estrela individual é que o golo acontece.
Foi o que se passou hoje, no Holanda-Eslováquia, um jogo morno e “chato”. Robben lá apanhou uma bola a seu jeito na direita, derivou para o centro e por entre os defesas marcou um golo igual a tantos outros que tem marcado. O segundo resulta de uma desconcentração da defesa eslovaca, entretida a discutir com o árbitro espanhol uma falta inexistente. Marcado o livre para as costas da defesa, com Dirk Kuyt praticamente sem marcação, uma saída do guarda-redes a substituir os defesas e lá estava Sneijder para fazer o 2-0.
No fim do jogo, foi a vez de a Eslováquia marcar de penalty, depois de por duas vezes Vittek ter falhado o golo quando ainda estava 1-0.
Se a Eslováquia conseguiu penetrar na área holandesa por três ou quatro vezes e deixar o avançado na cara do guarda-redes, mais facilmente o conseguirá o Brasil, caso chegue aos quartos-de-final.
Holanda 2 - Eslováquia 1

domingo, 27 de junho de 2010

A ARGENTINA PASSOU


MAS VOLTOU A HAVER ERRO GRAVE

No jogo da noite voltou a haver um erro grave. O primeiro golo da Argentina foi marcado em fora de jogo. Não têm acontecido erros destes, mas logo aconteceu no jogo em que não poderia ter acontecido.
A diferença entre aquilo que aconteceu hoje relativamente ao que acontece todos os domingos por todo o mundo, é que os jogadores e o árbitro viram passado uns instantes que tinha havido off side. E como o jogo ainda não tinha recomeçado, o árbitro deveria ter anulado o golo. Foi uma covardia não o ter feito.
As consequências ficaram à vista de todos: alguns jogadores do México perderam a cabeça e outros desconcentraram-se. O segundo golo da Argentina é ainda uma consequência do primeiro.
Foi mais um jogo que a arbitragem estragou. E foi pena, porque também este iria ser um grande espectáculo.
Na segunda parte, a mente dos jogadores esfriou, a Argentina marcou um grande golo e o México também. Por razões óbvias o México assumiu o comando do jogo e equilibrou a partida, o que deixa em aberto a questão de saber o que teria acontecido se o árbitro tivesse feito o seu trabalho.
A Argentina tinha aqui a sua prova e enquanto o árbitro não errou não se estava a sair muito bem. Por isso, vamos ter de esperar pelo próximo jogo para sabermos se temos ali um campeão.
Argentina 3 - México 1

GRANDE LIÇÃO DE DESPORTIVISMO DOS INGLESES



ALEMANHA-INGLATERRA – UM ERRO IMPERDOÁVEL

Aquele que poderia ter sido o maior espectáculo do Mundial 2010 ficou manchado por um erro inadmissível da arbitragem. Não há desculpas para o que aconteceu. Toda a gente viu: no estádio, na televisão e no campo. Somente o árbitro e o bandeirinha não viram. Capelo, no banco, festejou o golo e quedou-se assombrado com a passividade do árbitro.
Inadmissível também que ninguém de fora, pelo intercomunicador, não tenha advertido o árbitro do que se passou. De facto, só a sua péssima colocação no terreno ou uma distracção podem justificar semelhante lapso tão flagrante.
Uma palavra de louvor para os ingleses que não protestaram. Não rodearam o árbitro ao intervalo e no fim do jogo. Não se tornaram violentos depois do sucedido. Aceitaram o que aconteceu como uma contingência do jogo. DIr-se-á que foi a paga do que ocorreu em 1966. Não foi bem a mesma coisa. Há 44 anos o árbitro validou um golo que ninguém sabe se entrou. Hoje não validou um golo que toda a gente viu que entrou.
Ainda admiti que logo a seguir ao intervalo os alemães repusessem a verdade do jogo. Que alguém da Federação alemã ou o próprio treinador tomassem essa decisão. Puro lirismo…
Havia todos os condimentos para que o confronto desta tarde fosse um grande espectáculo. E estava a ser. A Alemanha, jogando magistralmente, com uma linha avançada de luxo, estava fazendo uma grande exibição. Marcou dois golos. E estava por cima. Os ingleses tentaram reagir e num cruzamento marcaram um golo, depois de já terem ameaçado seriamente as redes de Neuer. E logo a seguir empataram, por Lampard, num remate à entrada da área numa jogada de insistência. E é então que acontece o que se sabe.
Esta triste jogada até começou por desmoralizar os alemães, que nunca mais se reencontraram até ao intervalo. Após o intervalo, os ingleses continuaram a insistir, mas expuseram-se exageradamente. E em dois rápidos contra-ataques sofreram dois golos de Müller.
Nunca se saberá o que teria acontecido sem o erro do árbitro, embora seja óbvio que, com excepção de Rooney, a Alemanha tem melhores jogadores. Terry é o Canavarro dos ingleses. Já está com mais aptidões para outras coisas do que para jogar futebol.
A equipa inglesa é o maior falhanço profissional da carreira de Capelo.
Mesmo para quem não torce pela selecção inglesa, esta é uma vitória amarga. Não há nada como a verdade desportiva, mesmo nos casos em que ela é deturpada por um erro involuntário.


Alemanha 4 – Inglaterra 1

ESTADOS UNIDOS CAÍRAM NOS OITAVOS ANTE O GANA


E A PROVA FICA MAIS POBRE

O embate desta tarde entre o Gana e os Estados Unidos foi um espectáculo interessante. Defrontava-se uma equipa, a americana, que tem vindo a marcar uma presença muito positiva nos últimos mundiais e uma outra – o Gana – que tinha a seu cargo a difícil tarefa de defender a honra de um continente.
A equipa do Gana, muito jovem e com muita força, entrou no jogo de modo quase arrasador. Logo no início do jogo beneficiou de um erro grave da equipa americana - perda de bola no momento de iniciar uma transição ofensiva -, marcou um golo e continuou durante toda a primeira parte com um altíssimo ritmo, que os americanos foram contendo conforme puderam.
À semelhança do que já tinha acontecido noutros encontros, os Estados Unidos vieram do intervalo completamente modificados. Era outra equipa e ao fim de quinze minutos de intensa pressão empataram o jogo. Daí até ao fim do tempo regulamentar os americanos tentaram ganhar o jogo e dispuseram de grandes oportunidades. A equipa do Gana caiu física e animicamente, terminou os noventa minutos com muita dificuldade, mas conseguiu a guentar o empate.
Todos esperavam, no início do prolongamento, que a vitória fosse dos Estados Unidos. Mas eis que, num lançamento longo de Ayew para o centro da defesa americana, Gyan leva a melhor sobre os dois centrais americanos e marca um grande golo, lembrando pela pujança que pôs na jogada e pela potência do remate um dos grandes golos de Eusébio.
Estávamos no início do prolongamento, mas a partir daí os Estados Unidos nunca mais se encontraram. Nem Donovan foi capaz de pôr ordem e dar sentido colectivo a uma equipa que sempre tinha sabido reagir às adversidades. No momento em que essa reacção era mais necessária do que nunca, a grande equipa americana não apareceu.
Para quem gosta de futebol, foi melhor que se tivesse despedido assim do que com uma inglória grande exibição. Afinal, a equipa americana também tem estados de alma…
Gana 2 - Estados Unidos 1

sábado, 26 de junho de 2010

URUGUAI NOS QUARTOS DE FINAL


COREIA DO SUL ELIMINADA

Com a melhor equipa das últimas décadas, o Uruguai apurou-se para os quartos de final num jogo difícil contra a Coreia que foi sempre um adversário à altura. Contando com jogadores com classe e muita experiência, o Uruguai marcou nos momentos determinantes do jogo e assegurou a vitória.
Na primeira parte o Uruguai esteve melhor, numa excelente jogada comandada por Forlan marcou logo aos oito minutos, por Suarez, embora beneficiando de um erro do guarda-redes. Ainda tentou dilatar a vantagem, mas a Coreia respondeu sempre com energia, nunca se deixando dominar.
Na segunda parte os uruguaios entregaram a iniciativa do jogo à ao adversário e essa estratégia ia-lhes custando a vitória. Assistiu-se então a um domínio intenso de Coreia, que viu coroados os seus esforços com um golo, também devido a erro do guarda-redes e da defesa uruguaia.
A verdade é que depois deste golo e quando se contava com a intensificação do ataque coreano, o Uruguai conseguiu arranjar forças para equilibrar o jogo e depois o talento individual de Suarez, na sequência de um canto, fez o resto, marcando um golo de belo efeito. Já soma três!
A Coreia ainda tentou reagir, mas a grande experiência da equipa do Uruguai não o permitiu.
A arbitragem cometeu dois erros graves. O primeiro, ao ter assinalado um fora de jogo inexistente a Suarez quando este já caminhava sozinho para a baliza; o segundo ao não ter assinalado um penalty quando um defesa coreano cortou a bola com o braço num remate de Maxi Pereira.
Com a passagem aos quartos de final, o Uruguai confirma a boa forma das equipas americanas neste campeonato. Os comentadores, recorrendo aos habituais lugares comuns, lá vão dizendo que o facto de os campeonatos deles não coincidirem com os nossos acaba por os beneficiar do ponto de vista físico na medida em que alinham com jogadores menos cansados.
O lugar-comum tem a enorme vantagem de nos dispensar de pensar. Avança-se com o lugar-comum e a explicação fica dada por maior que seja a força da realidade noutro sentido. De facto, aquela explicação não faz o menor sentido, porque os jogadores das equipas sul-americanas jogam quase todos na Europa, participam nas competições europeias e chegam ao Mundial como tantos jogos nas pernas como os europeus. A razão da sua superioridade é, portanto, exactamente a oposta. É pelo facto de a maior parte das grandes equipas europeias jogarem com muitos sul-americanos nas suas fileiras que os países de que eles são oriundos estão fazendo tão boa figura no Mundial.

Uruguai 2 – Coreia do Sul 1

A ESPANHA GANHOU E DEFRONTARÁ PORTUGAL


CHILE JOGARÁ COM O BRASIL

Depois do que se viu hoje, talvez seja preferível para a equipa portuguesa defrontar a Espanha nos oitavos de final do que o Chile.
O Chile começou excelentemente a partida com a Espanha, a ponto de se poder afirmar que com o seu futebol da primeira meia-hora descaracterizou a imagem de marca da selecção espanhola. Todavia, com as grandes equipas, como a Espanha, não pode haver deslizes. Aquela saída do guarda-redes chileno a cerca de quarenta metros da sua baliza, jogando a bola para a frente, deitou tudo a perder e permitiu a David Villa fazer um grande de golo. Um jogador tão talentoso como Villa não perdoa e com as redes desguarnecidas marcou um excelente golo a 45 metros.
O segundo golo nasce igualmente de uma bola perdida numa zona proibida. Depois foi mais uma vez uma notável jogada de Villa magistralmente concluída por Iniesta. Reduzido a dez unidades no lance do segundo golo e a perder por dois zero, o Chile nunca mais foi a mesma equipa da primeira meia hora de jogo. Mesmo assim ainda reduziu, e o golo marcado permitiu-lhe outra tranquilidade relativamente ao que estava a acontecer no outro jogo – Suíça-Honduras.
A Espanha, por seu turno, só descansou quando percebeu que o Chile estava satisfeito com o resultado, tanto mais que um empate poria a Espanha fora do Mundial em caso de vitória da Suíça.
Por estranho que possa parecer, o melhor jogo da Espanha foi o que perdeu. Nenhum dos outros dois esteve ao nível dos jogos que fez no Euro 2008. Tudo ponderado, é preferível para Portugal defrontar a Espanha. O Chile acabaria por ser um adversário mais difícil. Porventura passar-se-á o contrário com o Brasil, que terá mais vantagem em defrontar o Chile do que a Espanha.
A Suíça depois da extraordinária vitória sobre a Espanha, soçobrou ante o Chile e não foi capaz de se impor às Honduras. É a sétima equipa europeia eliminada. E na próxima ronda serão mais duas. É muito!
As Honduras é a única equipa latino-americana eliminada. Além disso não marcou qualquer golo, embora tenha averbado um ponto.
Temos assim, como conclusão da fase de grupos, o fracasso das selecções africanas (só uma passou) e a debacle das selecções europeias – de treze só restam seis! A excelente prestação das selecções americanas – de nove só saiu uma; o bom desempenho das equipas asiáticas – de três ficaram duas; os bons resultados da NZ e a prova razoável da Austrália.

Espanha 2 – Chile 1;
Suíça o – Honduras 0.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

PORTUGAL PASSOU AOS OITAVOS DE FINAL




BRASIL EM PRIMEIRO NO GRUPO G

Queiroz foi para o jogo de hoje com a intenção de não perder. Compreende-se. Depois da goleada de Brasília, Portugal não se iria arriscar a jogar franco contra o Brasil. Poderia ter marcado, mas a probabilidade de sofrer golos era muito grande. Por isso, preferiu um resultado que moralizasse a equipa. Ficar em segundo lugar, sem golos sofridos, é bom para uma equipa em que poucos acreditavam
É preciso não esquecer que o Brasil é a grande potência do futebol mundial. Desta vez, Queiroz agiu bem, mesmo sabendo antecipadamente o que lhe poderia acontecer: não ganhar. E com um bocadinho de sorte até poderia ter ganho.
Na primeira parte, o Brasil foi mais forte. A equipa portuguesa perdeu muitos passes, errou marcações e poderia ter sofrido dois golos. Valeu-lhe a sorte e Eduardo. Com excepção de Coentrão e do guarda-redes todos estiveram abaixo do seu nível.
Mas o Brasil também não impressionou e até demonstrou alguma imaturidade emocional no meio campo, que não vai poder repetir noutras ocasiões.
A arbitragem na primeira parte mostrou sete cartões amarelos e nos lances difíceis decidiu sempre contra Portugal, nem sempre bem.
Na segunda parte, principalmente depois da entrada de Simão, tudo se alterou. A equipa deixou de errar passes, passou a sair bem em contra-ataque, e chegou a assustar o Brasil nos tais lances de transição rápida. Mas Júlio César, Lúcio e Juan são muito fortes. Para não falar em Maicon também do melhor que há. Menos bem Michele Bastos e até Daniel Alves, que tarda em acertar.
No meio campo Gilberto Silva errou muitos passes, o que não é costume e Filipe Melo teve de sair, porque muito provavelmente sairia expulso.
Kaká, mesmo limitado, é o melhor meia da selecção brasileira. Mas atenção a Ramires que é um grande jogador. Na frente Fabiano não logrou bater a “muralha”portuguesa, Grafite, mais forte, mas com pouco tempo, também não. Elano não tem substituto à altura e Robinho alterna, ora parece imprescindível ora vulgar.
Dunga não tem de se queixar pela forma de jogar da selecção portuguesa. Apenas tem de saber contornar as dificuldades que as equipas adversárias lhe põem. Se não for capaz não pode aspirar a ser campeão.
Na selecção portuguesa Coentrão foi indiscutivelmente o melhor. A seguir Eduardo e Ronaldo, muito isolado, mas melhor do que o costume. Não é fácil jogar sozinho contra a melhor defesa do Mundial
As críticas a Queiroz que, pelo que estamos a ouvir, foram muitas, desta vez nem todas justas, devem incidir na utilização de Pepe – que poderia ter deitado tudo a perder. Aliás, Pepe nem deveria ter ido á África do Sul. Duda também não justificou a entrada no time inicial e Danny continua muito longe das prestações que todos já lhe vimos fazer na Rússia. Ricardo Costa, apenas para defender, começou por comprometer, mas depois foi acertando. De qualquer modo não é solução.
A partir de agora o jogo tem de mudar. Acabou a fase da moralização da equipa. Daqui para a frente vai ser preciso jogar para ganhar, tanto mais que não está lá o Ricardo para defender os penalties…
Brasil 0 - Portugal 0;
Costa do Marfim 3 - Coreia do Norte 0

quinta-feira, 24 de junho de 2010

JAPÃO DÁ BAILE À DINAMARCA E APURA-SE




HOLANDA EM PRIMEIRO NO GRUPO, CAMARÕES EM ÚLTIMO

O Japão afirmou-se como a equipa mais espectacular do seu grupo. À frente da Holanda que parece ter trocado o seu brilhante futebol por um estilo mais virado exclusivamente para o resultado.
O Japão ganhou à Dinamarca e a sua superioridade, sob todos os aspectos, nunca esteve em causa durante o jogo, não obstante a generosa entrega dos dinamarqueses. Mas o futebol do Japão é de outra dimensão.
Até será interessante sublinhar a técnica de marcação de livres com a “Jabulani”. Quem tenha estado atento terá reparado que até hoje todos, ou quase todos os livres, marcados na direcção da baliza passavam invariavelmente por cima da barra, a grande altura. O mesmo tem acontecido com a bola corrida desde que rasteira. Também neste caso, a maior parte dos remates passam sobre a barra.
Pois os japoneses marcaram dois golos de livre, excelentemente batidos, e estiveram muito perto de alcançar o terceiro do mesmo modo.
Mais uma vez o futebol demonstra a sua irracionalidade, mesmo quando jogado pelos nórdicos. Via-se que Tomasson não estaria em condições de marcar o penalty, tal como Podolski no jogo contra a Sérvia. Pois apesar de toda a gente ver isso, ele lá foi marcar o penalty e falhou. A bola apenas entrou na recarga, porque o guarda-redes do Japão a defendeu para a frente. O mesmo guarda-redes que já havia dado um “frango” contra a Holanda.
A Holanda não perdoou e despediu os Camarões que regressam a casa só com derrotas. Pode ser que, a partir de agora, o senhor Eto’o tenha mais respeito por Roger Milla e perceba que chegar aos quartos-de-final de uma prova como o Mundial não para qualquer um.
A boa notícia deste jogo, melhor, a coisa boa foi o regresso de Arjen Robben à equipa holandesa.
Holanda 2 - Camarões 1;
Japão 3 - Dinamarca

ITÁLIA ELIMINADA




PARAGUAI E ESLOVÁQUIA APURADOS

Depois da França, a Itália é a segunda grande selecção europeia eliminada no Mundial 2010. Vários são os factores que explicam a decadência do futebol europeu. Se bem repararmos, as grandes vedetas do futebol na actualidade são originárias dos grandes países emergentes da América Latina e também da África. Poucos são aqueles que, oriundos da Europa, podem, a justo título, ostentar esse epíteto.
É verdade que ainda há algumas boas escolas de formação na Europa. Mas são poucas e cada vez os clubes estão menos dispostos a investir na formação, quando podem, sem grande esforço, encontrar pequenos génios no Brasil e na Argentina a preços convidativos, principalmente de revenda.
Mas há outras causas. O fracasso do futebol europeu é também a imagem de uma Europa em decadência e em crise.
Em primeiro lugar, crise demográfica que se reflecte em todos os domínios da vida europeia e, portanto, também no futebol. Mas depois há uma crise de identidade cada vez mais manifesta nos países de forte imigração que não souberam integrar devidamente e sem hipocrisias os filhos dos imigrantes que colmataram, e que continuam a colmatar, a forte lacuna demográfica de que a Europa padece. O caso francês é o mais evidente.
Mas há ainda outras causas, como a corrupção na Itália, que tem corroído o futebol, mais do que em qualquer outro país por ser um país que não exporta jogadores.
A política seguida na Europa, pelos grandes clubes, de através da venda dos direitos televisivos para todo o mundo, da marchandising e da comercialização dos direitos de imagem das principais vedetas pagarem o seu custo, indo contratá-las onde quer que elas existam e os demais factores antes enunciados têm, no seu conjunto, dado um rude golpe no futebol europeu.
Hoje, a Itália perdeu com a Eslováquia num jogo em que se viu uma equipa italiana a cometer erros defensivos impensáveis noutras ocasiões. Aquela Itália que noutros campeonatos se “arrastava” e depois chegava à final tinha uma imagem de marca para o seu futebol feio. E essa imagem era a solidez defensiva. Perdendo esta solidez, à Itália não resta mais nada. Apenas a sorte, que esteve a ponto de a bafejar no último segundo do jogo.
O campeão de há quatro anos regressa a casa com dois pontos e cinco golos sofridos!
O Paraguai é a equipa porventura mais “europeia” da América Latina e até talvez a mais “italianizada”. Foi jogando com o resultado do jogo da Itália e contendo o jogo da Nova Zelândia, que, apesar da vontade dos seus jogadores, também não tinha argumentos para muito mais. É certo que a NZ estava apenas a um golo da passagem aos oitavos de final, desde que esse golo representasse a vitória, mas não fez muito para o alcançar ou não pôde fazê-lo, o que talvez seja mais correcto.
A NZ termina a sua participação sem derrotas, com três pontos, à frente da Itália, tendo demonstrado nos três jogos uma grande vontade e um enorme sentido colectivo. Foi uma participação digna e honesta.
Cardozo sem Jorge Jesus no comando é um avançado sem chama…

Itália 2 – Eslováquia 3;
Paraguai 0 – Nova Zelândia 0

quarta-feira, 23 de junho de 2010

ALEMANHA E GANA NOS OITAVOS DE FINAL


MAIS UMA SELECÇÃO EUROPEIA ELIMINADA

A Alemanha ganhou ao Gana como era seu dever e ficou em primeiro lugar do grupo D. Depois do jogo de hoje, pode dizer-se que o jogo contra a Sérvia, que ditou a sua derrota na segunda jornada, não foi um mau jogo. A Alemanha criou oportunidades suficientes para ganhar. Mais do que no jogo contra o Gana, onde as oportunidades foram escassas. Uma primeira por Özil e uma segunda, a do golo, pelo mesmo jogador. Enquanto a primeira resultou de um excelente passe e de uma boa deslocação, a segunda, de um deficiente posicionamento da defesa ganesa.
A Alemanha tem notórias dificuldades no centro da defesa, Schweinstein sobe menos do que costuma subir e na frente de ataque Klose, apesar da idade, ainda é melhor do que Cacau. Na defesa da Alemanha a única nota de classe é mesmo e só Philip Lahm. Na linha média Özil e Kehdira. Podolski não está ao nível de há quatro anos. Tem estado ao nível do que tem feito na Bundesliga, não obstante um bom começo contra a Austrália.
A Austrália, que chegou a estar a ganhar por dois zero, acabou por vencer pela diferença mínima em consequência de uma defesa para a frente do seu guarda-redes. Acabou por ser penalizada pelo jogo que fez contra a Alemanha e pelo azar que teve no jogo contra o Gana.
A Sérvia, se empatasse a dois, teria passado e esteve perto de o conseguir no fim do jogo, daí os protestos junto da equipa de arbitragem.
É lamentável que os comentadores ou alguns deles, melhor: os narradores televisivos tenham tanta dificuldade em fazer contas. Mais valia que apenas se referissem à situação existente em cada momento, porque quando se põem a fazer conjecturas sobre hipóteses de resultados fica patente a sua “iliteracia” em matemática. Mesmo as contas mais simples constituem um problema.
A Sérvia, mais uma vez, apesar da excelência dos seus jogadores, não passa da primeira fase. Desta vez com uma vitória, embora conseguida com muita sorte.
Certamente que depois deste campeonato se vai colocar a questão do número de equipas europeias na fase final do campeonato do Mundo. Justificar-se-á a presença de treze equipas? Parece que não. Há equipas que não acrescentam nada às que lá estão. Talvez a Ásia esteja sub-representada e porventura tenha equipas mais competitivas do que algumas das europeias que lá vão.
Vamos ver no fim desta primeira ronda quantas europeias ficam.
Depois dos jogos dos quatro primeiros grupos, teremos, alinhados nos oitavos de final: Argentina-México; Uruguai-Coreia do Sul; Estados Unidos-Gana; e Alemanha-Inglaterra.

Alemanha 1 – Gana 0;
Sérvia 1 – Austrália 2.

ESTADOS UNIDOS: A MELHOR EQUIPA DO GRUPO C



ELIMINADAS MAIS UMA EQUIPA EUROPEIA E UMA AFRICANA

Os Estados Unidos estiveram a um minuto da eliminação, o que seria um resultado muito injusto para uma das equipas mais espectaculares do torneio.
Dois erros grosseiros de arbitragem anularam dois golos legais aos americanos. Um contra a Eslovénia, que lhes daria a vitória e outro, na primeira parte, contra a Argélia, que lhes teria permitido fazer um jogo bem mais tranquilo. Fez bem, por isso, o árbitro ao ter assinalado uma falta contra a Argélia aquando da marcação de um canto de que esta beneficiou nos derradeiros momentos da partida. Independentemente de a falta ter existido, coisa que a transmissão televisiva não mostrou, era uma forma de compensar os americanos pelo erro cometido na primeira parte.
A equipa dos Estados Unidos dá espectáculo, tem vontade de ganhar e foi a melhor do grupo, não apenas pela classificação, mas pelo jogo jogado. Com excepção da primeira parte contra a Eslovénia em que se deixou surpreender, a equipa esteve sempre bem. Mas tem de ter mais concentração no momento da finalização, falha muitos golo e às vezes o que se desperdiça durante o jogo não é recuperado no fim. Donovan foi indiscutivelmente o homem do jogo e é até agora um dos melhores jogadores do torneio.
Muito provavelmente não se defrontará com uma equipa forte nos oitavos de final, pelo que tem todas as condições para atingir os quartos. A partir daí é que será tudo muito mais difícil.
A Inglaterra finalmente ganhou e qualificou-se. Não tinha outra hipótese. Ou ganhava ou não seria apurada. Ganhou e até jogou melhor do que nos outros jogos. Mas está ainda longe de ser aquele favorito temível com que todos estavam a contar. Veremos até onde chega.
A Eslovénia, com excepção do primeiro quarto de hora do jogo e de uma jogada, na segunda parte, com um triplo remate, parece ter jogado até ao fim com o resultado do outro jogo. Esteve a um minuto de ser apurada, mas isso constituiria uma enorme injustiça para os Estados Unidos. Tinha de fazer pela vida no jogo contra a Inglaterra. Como não fez o suficiente, foi eliminada.
A Argélia é mais uma equipa africana a ser eliminada. Só resta o Gana, que, mais logo, decidirá a sua sorte contra a Alemanha. A Eslovénia junta-se, para já, à Grécia e à França.
Argélia 0 - Estados Unidos 1;
Inglaterra 1 - Eslovénia 0.

ARGENTINA E COREIA DO SUL NOS OITAVOS DE FINAL


A GRÉCIA E A NIGÉRIA REGRESSAM A CASA

A Argentina alcançou a terceira vitória consecutiva e classificou-se em primeiro lugar no Grupo B. O adversário da Argentina, a Grécia, passou o jogo todo à defesa, com algumas marcações homem a homem, na esperança de que no outro jogo do Grupo houvesse um resultado que lhe permitisse o apuramento com um empate a zero.
É muito pouco para um campeonato do Mundo. Dir-se-á que cada um joga com as armas que tem e que as da Grécia, por não serem muitas, teriam de ser as que hoje pôs em prática. Pode dizer-se mas não é verdade. A Grécia não sendo uma grande selecção tem jogadores para arriscar mais.
Jogando assim, teve o que merecia. Perante uma equipa tão criativa como a da Argentina, mais tarde ou mais cedo, o golo apareceria. Apareceu a quinze minutos do fim, logo seguido de outro que arrumou de vez com a questão. Só então a Grécia ensaiou uma ténue reacção. Era tarde…
A Argentina a cada jogo que passa cada vez mais se confirma como uma das principais favoritas. No entanto, tem de reconhecer-se que a defesa do Brasil é mais forte e nesse pormenor pode, quem sabe, estar o segredo.
No outro jogo, a Nigéria e a Coreia do Sul empataram a dois golos. Pouco para as aspirações dos nigerianos, que esperavam mais, e suficiente para a Coreia do Sul repetir o feito de passar a fase de grupos.
Depois dos resultados de hoje, temos duas equipas europeias e duas africanas eliminadas. Três latino-americanas apuradas e uma asiática.

Grécia 0 – Argentina 2;
Nigéria 2 – Coreia do Sul 2.

terça-feira, 22 de junho de 2010

URUGUAI E MÉXICO NOS OITAVOS DE FINAL



FRANÇA E ÁFRICA DO SUL FORA

Confirma-se a supremacia das equipas latino-americanas: o Uruguai e o México estão apurados, enquanto a França, vice-campeã do mundo em título, fica pelo caminho, bem com a equipa do país organizador, o que acontece pela primeira vez na prova.
Apesar de ter os mesmos pontos que a África do Sul, o México classificou-se por ter melhor diferença entre golos marcados e sofridos.
A França foi até agora a grande decepção da prova, depois de ter estado tão bem há quatro anos. Adivinhava-se contudo desde do Europeu de há dois anos que a “grande herança” não tinha sucessores à altura. Por isso, o episódio Anelka é apenas uma manifestação dessa incapacidade de continuar o passado.
Uma equipa só pode sobreviver a uma grande vedeta se tiver um conjunto muito forte. É isso que a França vai ter de encontrar rapidamente.
A África do Sul tem jogadores interessantes, mas a falta de experiência internacional foi-lhes fatal.
O Uruguai afirma-se em cada jogo como uma grande equipa com grandes probabilidades de passar aos quartos de final, se o México, como tudo indica, defrontar a Argentina nos oitavos. E nos quartos de final lá teremos o confronto entre os dos vizinhos. Um confronto entre duas escolas de futebol que se conhecem muito bem.
Uruguai 1 - México 0;
RAS 2 - França 1

UM GESTO DE CRISTIANO RONALDO


VÁRIOS SIGNIFICADOS

Ronaldo foi designado pela FIFA o homem do jogo, como ontem aqui se referiu e criticou. O mesmo Ronaldo que começou a acordar para a equipa no segundo tempo, jogando como sempre deve jogar – porque o que Ronaldo joga é futebol, e o futebol é um jogo colectivo -, entendeu no fim do jogo atribuir esse mesmo prémio a Tiago.
É um gesto nobre que merece ser realçado e oxalá signifique o “nascimento” de um novo Ronaldo, de um Ronaldo que não se esqueça da máxima de Di Stéfano: “Nenhum jogador é tão bom como todos juntos”.
Mas o gesto de Cristiano Ronaldo terá um significado mais profundo e mais inteligente. Elegantemente ele disse a Queiroz que deve manter Tiago na equipa e deixar Deco no banco. Que Queiroz deve fazer isto, é óbvio, mas no futebol nem sempre o que é óbvio se impõe. Basta ouvir os tontos da RTP N e senhor Bruno Pratas para se perceber até que ponto há uma grande pressão para o regresso de Deco à equipa.
Mas Deco não está em condições de prestar o seu concurso à equipa. É justo que se lhe agradeça fora do campo os serviços prestados à selecção, mas será um mau serviço pô-lo a jogar. Aliás, contra o Brasil nenhum dos naturalizados deveria jogar. Não é necessário, nem conveniente…

A ESPANHA GANHOU...MAS O CHILE TAMBÉM



TUDO MUITO COMPLICADO NO GRUPO H

Depois do memorável Portugal-Coreia, o Chile ganhou à Suíça por 1-0. Os helvéticos ainda tentaram fazer ao Chile o mesmo que tinham feito à Espanha, mas a expulsão de Berahmi à meia hora de jogo deixou a Suíça fragilizada. Mesmo assim, resistiu até 15 minutos do fim e quase no derradeiro minuto poderia ter empatado, não fora a tentação de a maior parte dos avançados de colocar a bola o mais perto possível do poste.
A arbitragem do saudita Khalil al Ghamdi não terá sido das melhores, principalmente nos cartões amarelos, embora a expulsão pareça acertada, apesar das críticas dos suíços.
O Chile ganhou as duas partidas em que participou, sempre pela margem mínima, e terá de se atribuir valor a isso, apesar de não ser a mais espectacular das selecções latino-americanas de segunda linha.
No jogo da noite, a Espanha venceu as Honduras por 2-0, embora pudesse ter ganho por mais. A equipa mudou alguma coisa depois do jogo com a Suíça, não obstante tudo o que foi dito pelos responsáveis espanhóis. Torres jogou na frente com Villa, mas nem por isso a Espanha prescindiu do seu característico estilo de jogo, feito de muitos passes.
Falhada que foi a hipótese de 3-0, por falhanço de Villa na marcação de uma grande penalidade, a Espanha parece ter ficado satisfeita com o resultado e não mais procurou o golo com a mesma convicção, apesar de ter andado sempre lá muito perto. No contra-ataque a Espanha não é tão forte como Portugal. Leva mais tempo a chegar à baliza contrária. E isso hoje, assistindo aos dois jogos, foi muito notório.
Supondo que Portugal passa aos oitavos de final – e passará a menos que aconteça um duplo cataclismo – irá quase de certeza defrontar a Espanha, se a Espanha passar. É certo que a Espanha passa sempre desde que ganhe ao Chile, e somente ficará em segundo lugar se a Suíça ganhar às Honduras por um resultado que, na diferença entre golos marcados e sofridos, seja superior em um golo à vitória da Espanha sobre o Chile. Se a Espanha não ganhar não passa e se empatar só passa se a Suíça perder com as Honduras. Em conclusão, se a Espanha passar dificilmente não será primeiro. Portanto, se Portugal quer evitar a Espanha em princípio terá de ganhar ao Brasil.
Portugal 7 - Coreia do Norte 0;
Chile 1 - Suíça 0;
Espanha 2 - Honduras 0.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

PORTUGAL GOLEIA COREIA DO NORTE POR 7 - 0


RONALDO QUASE TÃO NOCIVO COMO DECO, SE...

A FIFA considerou Ronaldo o homem do jogo. Há quatro anos, nas vésperas do Mundial da Alemanha, um repórter free-lancer inglês percorreu o mundo a fazer uma reportagem tendente a demonstrar quão corruptos são os processos usados pela FIFA na gestão do futebol mundial. Tanto quanto me recordo, a FIFA recusou-se sempre a responder às várias questões que o repórter lhe pretendia colocar e, pelo contrário, enviou várias recomendações aos presumíveis entrevistados para que se recusassem a participar na reportagem.
Seja verdade ou não o que então se disse da FIFA, a verdade é que ninguém percebe os critérios que determinam a escolha do “melhor em campo”. A única coisa que se sabe é que a escolha quase nunca coincide com o que se passa no campo. E sabe-se também que Cristiano Ronaldo está ligado a mil e um interesses comerciais. E ainda se sabe, principalmente desde que Scolari deixou de ser seleccionador, que as prestações de Ronaldo na selecção não só têm sido más, como têm sido prejudiciais à equipa. Não vale a pena perder muito tempo com isto, porque, salvo os comentadores tipo Bruno Prata e outros tontos como os da RTP N, toda a gente está de acordo com a qualificação das prestações de Ronaldo na selecção.
Começando pelo homem do jogo. Há claramente três: Coentrão, Tiago e Meireles, depois do golo.
Meireles com o golo que marcou – uma excelente desmarcação a corresponder a uma excelente abertura de Tiago – acabou por ser decisivo para o desfecho da partida. Até ao golo não esteve bem. Perdeu algumas bolas e fez dois ou três passes errados. Tiago esteve sempre muito bem – muito melhor do que Deco – e marcou dois golos. Coentrão esteve excelente durante todo o jogo. Se tivesse marcado um golo – e esteve quase a marcar numa excelente jogada com Ronaldo – seria ele inevitavelmente o homem do jogo. Não tendo marcado, deve repartir essa distinção com Tiago.
O jogo tem claramente duas fases. A primeira parte, em que a Coreia jogou ao seu nível, e Portugal fez uma excelente exibição, porventura a melhor da era Carlos Queiroz. E a segunda parte, em que depois do segundo golo a equipa coreana se desconjuntou completamente e facilitou a goleada a partir dos 3 a 0.
Na primeira parte ficou evidente quão perniciosa é (do ponto de vista do jogo jogado, claro) a presença de Deco na equipa. Deco está em decadência desde que saiu do Barcelona e suas prestações na selecção depois dessa data têm sido sempre negativas. Emperra o jogo, perde muitas bolas. Enfim, só um tonto não vê que Deco não tem lugar. Mas nessa primeira parte ficou também patente a participação negativa de Ronaldo na equipa. Com o estatuto de vedeta ou até de super vedeta, sem correspondência no jogo de equipa, Ronaldo remata quando deveria passar; corre com a bola quando deveria servir um companheiro; enfim só está em campo a pensar em si.
No segundo tempo, depois da equipa coreana se ter desconjuntado, Ronaldo melhorou consideravelmente como jogador de equipa. Deve ter tido um lampejo de inteligência que o iluminou na hora certa, fazendo-lhe ver que se valoriza muito mais jogando para a equipa do que desbaratando inutilmente o esforço colectivo para satisfação do seu super-ego. Oxalá continue no futuro, do mesmo modo como acabou o jogo. Caso contrário, não faz qualquer falta.
As alterações introduzidas na equipa e a sua dinâmica – a dinâmica colectiva vale mais do que qualquer esquema táctico teórico – estão na origem desta sensacional reviravolta. A equipa desde logo mostrou uma outra vontade, patente nas subidas de Coentrão pela banda esquerda do campo e no modo como Tiago se desenvencilhava das funções a meio-campo. Apesar de a bola se perder quando ia para Ronaldo, nunca a equipe perdeu a sua identidade.
Boa exibição da defesa, guarda-redes incluído, apesar das conhecidas limitações actuais de Miguel; razoável exibição de Pedro Mendes na fase difícil; bom desempenho dos médios e uma outra alegria na faixa direita com Simão.
O futebol tem destas coisas. Ainda ontem pensávamos que a Coreia jogando como jogou contra o Brasil seria um adversário dificílimo e, afinal, a dinâmica da equipa portuguesa acabou por ser bem mais eficaz que a da brasileira.

PORTUGAL-COREIA DO NORTE:ANTEVISÃO



JOGO MUITO DIFÍCIL

O jogo de amanhã entre Portugal e a Coreia do Norte vai ser um jogo muito difícil. A Coreia não quer perder. E tem jogadores para isso. Até para ganhar. Portugal, se não ganhar estará automaticamente eliminado por mais que as famosas contas digam outra coisa.
E a verdade é que só muito dificilmente a selecção portuguesa ganhará. Primeiro, porque a Coreia fecha-se bem e contra-ataca com muita eficiência; depois, porque se a Coreia jogar contra Portugal como jogou contra o Brasil não haverá na equipa portuguesa nenhum jogador com talento para furar a muralha coreana. Já se viu que Cristiano Ronaldo não tem essas características, nem nada que se pareça. Poderá, numa bola parada, fazer qualquer coisa, mas romper por entre a defensiva coreana é coisa que ele não será capaz.
Por outro lado, se a equipa se enerva e permite o contra-ataque poderá com muita facilidade sofrer golos.
Os comentadores portugueses, nomeadamente os televisivos, que são os que eu vejo e ouço, dizem coisas espantosas. Por exemplo: o Brasil não tem criativos; Kaká está para a selecção brasileira como Deco para a portuguesa. Ainda não perceberam que o Deco funciona a gasóleo agrícola. Mas com esta conversa também já estão a perspectivar uma vitória contra o Brasil, quando o que deveriam fazer era tratar de encurtar a largura da baliza de Eduardo. Depois, falam de esquemas e mais esquemas, como se o futebol fosse uma espécie de geometria, esquecendo-se que os esquemas sem os artistas de nada valem. E a equipa portuguesa não tem artistas no campo nem no comando técnico. Além de que eles falam de esquemas como realidades estáticas e isso no futebol moderno, tal como acontece no basquetebol, já não existe. Ou quando existe leva à derrota.
Cristiano Ronaldo falou hoje à imprensa e disse as coisas de sempre. Só que no campo fica tudo muito aquém das palavras. E gosta de rematar dizendo que não tem nada a provar na selecção. Se um jogador brasileiro ou argentino dissesse semelhante coisa nunca mais jogava, chamasse-se ele Messi ou Kaká. Só que eles não dizem tal coisa, porque são menos vaidosos do que Ronaldo e mais inteligentes.
Deco não vai jogar. É indiferente se não joga por lesão ou por castigo. De facto, não joga, porque está a jogar muito pouco. É a melhor solução. Também não se percebe porque joga Paulo Ferreira, ainda por cima tendo pela frente um jogador tão difícil de marcar. E Pedro Mendes, joga? Mais um, que não adianta nada.
Em conclusão: voto num empate no jogo de amanhã.

BRASIL VENCE COM CLASSE



COSTA DO MARFIM OPTA POR DAR PANCADA

O jogo da noite entre o Brasil e a Costa do Marfim ilustra, melhor que mil palavras, por que Portugal empatou e o Brasil ganhou ao mesmo adversário.
Os “rapazes” da RTP N gastam o seu tempo numa conversa que roça o ridículo, em esquemas tácticos e mais esquemas tácticos, esquecendo-se do essencial. O Brasil ganhou porque tem jogadores que são capazes de, nos momentos complicados, resolver as situações difíceis com o seu talento.
Foi assim que Maicon “abriu” a baliza da Coreia do Norte, abertura a que logo depois Robinho e Elano deram seguimento.
E hoje aconteceu a mesma coisa. Numa jogada em que intervieram três jogadores foi concluída por um deles (Luís Fabiano) com um remate sensacional. E no começo da segunda parte, numa bola vinda de Júlio César – o mais seguro guarda-redes do Mundial – novamente Luis Fabiano, sozinho, no meio de três corpulentos marfinenses, fez mais um golo notável. Que tenha havido um pouco de “braço” não tira brilho à jogada. E como se não chegasse Kaká ainda fez um magnífico passe que Elano soube aproveitar com muita oportunidade e inteligência.
A diferença é esta. O resto é conversa. Só que esta diferença é abissal.
Do lado da Costa do Marfim foi pena que Cervinho não tivesse entrado mais cedo e que Drogba continue infelizmente a cinquenta por cento. Mesmo assim, marcou um golo.
Entre as incidências do jogo uma forte censura para o árbitro francês que deveria ter posto rapidamente um ponto final na violência de alguns jogadores da Costa do Marfim – ter-se-ia evitado a lesão de Elano e a expulsão de Káká. Aliás, expulsão incompreensível, não só por não ter feito nada, mas, porque, a ter feito, deveria ter levado vermelho directo. Inacreditável também a validação do segundo golo, depois de ele próprio ter visto, como se depreende das imagens, que o golo foi marcado com a ajuda do braço. A conversa do árbitro com Fabiano é elucidativa. Eu sei que foi com o braço que você dominou a bola, mas fiz de conta que foi com o peito. Ao que Fabiano respondeu, não, não foi mesmo com o peito. É isto o que as imagens querem dizer!
É também lamentável que os jogadores brasileiros se tenham deixado levar pelas provocações de alguns marfinenses. Todos têm a experiência suficiente para fazer melhor nesse capítulo.
Eslováquia 0 - Paraguai 2;
Itália 1 - Nova Zelândia 1;
Brasil 3 - Costa do Marfim 1.

domingo, 20 de junho de 2010

ITÁLIA VOLTA A EMPATAR




PARAGUAI AFIRMA-SE

O Paraguai tem uma excelente equipa. Já o tinha demonstrado contra a Itália e confirmou-o hoje. Com jogadores poderosos e tecnicamente muito dotados, o Paraguai afirma-se como uma das melhores equipas da prova.
A Eslováquia mais uma vez demonstrou não ter categoria para estar no Mundial. Aliás, com as equipas europeias passa-se algo que merece ser realçado. Por um lado, como vem sendo hábito em campeonatos anteriores, a sua completa incapacidade para ganhar fora da Europa. Em princípio, diz a história que quem ganha com esta incapacidade europeia é o Brasil, mais raramente a Argentina. Veremos como tudo evolui, mas não seria uma surpresa se o Brasil e a Argentina se viessem a defrontar na final, caso não se cruzem antes.
Há, porém, outro lado da questão, no que toca às equipas europeias, que merece ser realçado: à medida que as equipas de outros continentes se “europeízam” muito por força de a maior parte dos seus jogadores actuarem na Europa, as equipas europeias menorizam-se no confronto com este novo estilo, em última instância, igual ao seu.
Prova disto foi o que se passou no jogo da tarde entre a Itália e a Nova Zelândia. Apesar de muito favorecida por uma arbitragem (guatemalteca) que errou muito, a Itália não conseguiu ir além do empate. Não se trata, ao contrário do que já aconteceu noutros campeonatos, de um mau início da Itália. Trata-se de uma equipa fraca, que, tal como a do Euro 2008, vai ter muita dificuldade em passar à fase seguinte. Há gente velha na equipa que perdeu brilho (caso de Canavarro, uma espécie de Deco da defesa italiana, também ele a “gasóleo”) e há gente nova, sem classe. É a decadência do futebol italiano, depois de anos e anos de corrupção. É bom não esquecer que Mourinho ganhou a Champions League no Inter praticamente sem jogadores italianos.
Hoje, se a Itália tivesse perdido – e poderia ter perdido se o árbitro não tivesse marcado aquele penalty ou tivesse marcado um outro que realmente aconteceu na área italiana – ninguém se poderia sentir escandalizado.

HOLANDA, PRIMEIRA EQUIPA APURADA


CAMARÕES, PRIMEIRA ELIMINADA

A jornada de hoje veio mais uma vez lembrar, a quem esteja esquecido, que a supremacia europeia começa a ser posta em causa, não tanto do ponto de vista dos títulos ganhos, em que há igualdade com a América Latina, mas da prestação da generalidade das equipas em prova.
De facto, a Europa tem 13 equipas em prova e essa superioridade ao nível da participação relativamente aos outros continentes – 6 de África, 5 da América do Sul, 3 da Ásia, 2 da América do Norte, 2 da Oceânia e 1 da América Central – está longe de se demonstrar dentro do campo.
Apesar de a FIFA ser uma entidade muito conservadora não seria de estranhar que numa das próximas edições o peso da Ásia aumentasse em detrimento da Europa.
O Holanda-Japão deixou muito claro a dificuldade por que a Holanda passou para derrotar o Japão, que deu sempre uma excelente réplica, sem nunca se inferiorizar e que poderia perfeitamente ter empatado não fora, mais uma vez, um erro do guarda-redes. O jogo foi emotivo e o resultado poderia a todo o momento ter sido alterado. Não foi, mas o Japão aí está para discutir a passagem à fase seguinte com a Dinamarca.
No jogo seguinte, do Grupo D, entre o Gana e a Austrália, mais uma vez se assistiu a uma autopenalização dos australianos que foram forçados a jogar com dez durante a maior parte da partida.
Uma mão ou braço na bola sobre a linha de golo mandou Harry Kewell mais cedo para o balneário e permitiu o empate de penalty. É o segundo golo de penalty que o Gana marca.
A Austrália nunca se deu por vencida, lutou até ao fim e até poderia ter ganho. O empate, porém, ajusta-se melhor ao que se passou em campo. Cresce a curiosidade de saber o que podem fazer os australianos com onze em campo do princípio ao fim.
No jogo da noite, os Camarões foram mais uma vez derrotados, apesar dos inúmeros erros defensivos cometidos pela Dinamarca.
A ganhar por 1-0, em consequência de um golo clamoroso da defensiva dinamarquesa, Eto’o, pela forma como festejou, deve ter suposto que poderia, enfim, rivalizar com Roger Milla. Mais uma vez se enganou. Eto’o não tem condições para liderar uma equipa. Está de facto muito longe do seu compatriota mais famoso.
A Dinamarca é uma equipa que comete muitos erros, apesar de ser uma equipa voluntariosa, não sendo, portanto de estranhar que o Japão venha a acompanhar a Holanda nos oitavos de final.

Holanda 1 – Japão 0;
Gana 1 – Austrália 1;
Camarões 1 – Dinamarca 2.

sábado, 19 de junho de 2010

A INGLATERRA CONTINUA SEM GANHAR


TRÊS BONS JOGOS

O futebol tem destas coisas: ninguém esperaria a derrota da Alemanha frente à Sérvia e ela aconteceu. Há quem não goste destas coisas: há quem goste de ter a certeza do resultado antes do jogo. Mas essa é outra conversa. Tem de ficar para outra altura.
Não se pode dizer que o árbitro da Alemanha-Sérvia tenha sido o responsável pelo que aconteceu. Apenas se pode dizer que actuou com um critério disciplinar muito restrito para os nossos hábitos. Os jogadores têm de perceber isso e adaptar-se, tanto mais que ele actuou da mesma forma relativamente a ambas as equipas.
A jogar com dez durante cerca de uma hora, a Alemanha sofreu um golo logo após a expulsão de Klose e depois poderia até ter ganho. Mas desperdiçou todas as oportunidades que teve, inclusive um penalty.
Há coisas que quem vê futebol não percebe que não sejam vistas por quem está lá dentro. Hoje não era o dia de Podolsky. Já tinha falhado golos. Por que foi ele o encarregado de marcar o penalty?
Vamos ver como fica o grupo amanhã, depois do Austrália-Gana. Uma coisa é certa: a Alemanha continua sendo a melhor selecção do grupo. Por isso deverá passar.
No jogo seguinte, assistiu-se a uma partida emocionante como são todas aquelas em que os Estados Unidos participam. Já foi assim em 2006 e em 2002. A perder por 2-0, os Estados Unidos continuaram a jogar sem qualquer quebra emocional na busca de um resultado positivo, que só não aconteceu porque um árbitro do Mali resolveu invalidar um golo “limpinho”. Como já antes tinha penalizado um jogador americano com um cartão amarelo por a bola lhe ter batido na cara! São erros a mais. Todos contra o mesmo lado. Foi até hoje a pior arbitragem do Mundial, que têm estado bem.
Os dois pontos tirados aos Estados Unidos vão-lhes fazer muita falta. É incrivelmente injusto que uma equipa possa ter de regressar a casa por um clamoroso erro de arbitragem. Se falta houve na jogada do golo, ela era contra a Eslovénia e teria dada lugar à marcação de uma grande penalidade e nunca à anulação do golo. Inaceitável!
No jogo da noite, a Inglaterra mais uma vez decepcionou. Agora já não se pode dizer que tenha sido um azar. Não, a Inglaterra neste Mundial ainda não jogou nada e se continuar assim regressará mais cedo à ilha. Contra as expectativas, a Argélia fez um excelente jogo e tem jogadores com uma técnica notável. Um toque de bola fantástico, que não tinham revelado no primeiro jogo. Há ali muito da boa escola francesa de formação.
Ambas as equipas mudaram de guarda-redes depois dos frangos da primeira jornada. E ambos estiveram bem.
Está tudo em aberto neste Grupo, embora, com outro árbitro, os Estados Unidos já tivessem quase a qualificação garantida
Alemanha 0 - Sérvia 1;
EUA 2 - Eslovénia 2;
Inglaterra 0 - Argélia 0.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

GRANDE ARGENTINA!


MÉXICO PÕE FRANÇA KO

O dia começou com uma grande exibição da Argentina, indiscutivelmente a equipa com mais talentos. Nunca ninguém duvidou da categoria individual desta geração de jogadores argentinos: são fantásticos! Duvidava -se – e nós também – da capacidade de Maradona para construir uma equipa. Felizmente parece que nos enganámos. A Argentina está melhor em cada jogo, dá espectáculo e não há ninguém que goste de futebol que não fique apaixonado por este futebol.
Algumas dúvidas apenas na defesa. Heinze nem sempre cobre bem, Gutierrez está adaptado a lateral esquerdo e quanto aos dois centrais vamos ver como é depois da lesão de Samuel.
Messi não tem rival. Ninguém no futebol de hoje se lhe equipara. Que os árbitros estejam atentos e que não deixem fazer a Messi o que o actual treinador da Coreia do Sul fez a Maradona em 1986
No jogo seguinte, a Grécia venceu uma Nigéria que não há meio de acertar por mais valiosos que sejam os seus jogadores. Hoje foi uma expulsão inadmissível, que comprometeu definitivamente o trabalho da equipa, e depois as lesões. E até o guarda-redes, que é excelente, não segurou o remate do qual resultou o segundo golo grego.
A Grécia ganhou porque soube explorar muito bem a inferioridade numérica do adversário, que não soube reagir a essa situação. Antes da expulsão de Kaita, a Grécia era uma equipa derrotada, que não parecia capaz de reagir. A expulsão deu-lhe um ânimo que ela não tinha e passou a partir daí a pressionar com muita intensidade, sem que a Nigéria tivesse conseguido libertar-se da pressão física e psicológica decorrente da nova situação.
Ainda está tudo em aberto quanto ao segundo lugar, já que o primeiro deverá ser da Argentina.
À noite fechou-se a segunda jornada do Grupo A. E, como se esperava, a França jogou mal e perdeu. Que longe está esta França da do Mundial de 2006! O México tem uma equipa bem organizada, com bons avançados, mas ainda não jogou contra uma equipa de valor médio para se ficar a saber o que verdadeiramente vale. A vitória de hoje foi demasiado fácil para permitir tirar conclusões.
Com este resultado a França deve ter dito adeus ao Mundial. Já só uma conjugação de vários factores a salvaria.

Argentina 4 – Coreia do Norte 1;
Grécia 2 – Nigéria 1;
México 2 – França 0.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

GRANDE JORNADA DE FUTEBOL


VITÓRIAS DO CHILE, URUGUAI E SUÍÇA
A vitória do Uruguai e a derrota da Espanha marcaram o dia de hoje, muito mais do que a vitória do Chile sobre as Honduras.
O Chile, que nem costuma ser um habitué das fases finais e que nelas já não ganhava um jogo há muitos anos, impôs-se com relativa facilidade às Honduras, que estão ainda longe de poderem aspirar a um lugar com alguma visibilidade na alta roda do futebol mundial. A equipa chilena, apesar de ter ficado em segundo lugar na eliminatória sul-americana, logo atrás do Brasil e apenas com duas derrotas, ambas contra o Brasil, parece ser a mais fraca do continente. Tanto o Paraguai como o Uruguai pareceram superiores, sem falar obviamente no Brasil e na Argentina.
No jogo da tarde, vimos uma Espanha que continua a praticar um futebol fantástico, mas que hoje foi incapaz de vencer a sólida Suíça, que, jogando com as armas que tem, conseguiu neutralizar, com alguma sorte à mistura, o futebol ofensivo de uma das melhores equipas do torneio.
A imprensa espanhola, muito triunfalista antes do jogo, não encontrou outra forma de desvalorizar a vitória da Suíça que não fosse através da invenção de um pretenso fora de jogo na jogada do golo. Curiosamente não viram, nessa mesma jogada, o penalty que Casillas cometeu sobre o avançado suíço. Enfim, desculpas muito parecidas com outras que se ouvem por cá no futebol interno.
No jogo da noite, o Uruguai, com Forlan no comando, fez um excelente jogo contra a África do Sul, uma equipa modesta, que hoje deverá ter ficado praticamente arredada da fase seguinte. Com um futebol mais aberto do que aquele que jogara contra a França, o Uruguai não deu qualquer chance e venceu naturalmente.

Chile 1- Honduras 0;
Espanha 0 – Suíça 1;
Uruguai 3 – RAS 0

terça-feira, 15 de junho de 2010

O BRASIL GANHOU COM DIFICULDADE


BOA EXIBIÇÃO DA COREIA DO NORTE

No jogo da manhã, a Nova Zelândia conseguiu o primeiro ponto em fases finais do Mundial. Foi um empate merecido, alcançado quase no último segundo do jogo. O empate favoreceu a Itália, porque depois deste resultado, no Grupo F, voltou tudo ao começo.
No jogo da noite, a Coreia do Norte resistiu bem ao Brasil. É claro que a extraordinária classe dos jogadores brasileiros (o golo de Maicon é um portento – aliás, igual ao que marcou a Portugal - e o passe de Robinho para Elano também) acabou por se impor. Mas do jogo ficaram duas lições: o modelo de jogo brasileiro não aproveita completamente a potencialidade dos seus jogadores, e a outra lição é a de que a Coreia do Norte vai ser muito mais difícil do que alguns supunham. 2-1 é um resultado que se ajusta bem ao que se passou.
Portugal vai ter uma tarefa muito difícil. Depois da decepção de hoje, registada por toda a imprensa internacional, tudo se decidirá no jogo com a Coreia do Norte. E o que hoje se viu não permite esperar nada de muito positivo.
Nova Zelândia 1- Eslováquia 1;
Portugal 0 - Costa do Marfim 0;
Brasil 2 - Coreia do Norte 1

QUEIROZ NÃO TEM EMENDA



QUE SE PODE FAZER A QUEM NÃO TEM INTELIGÊNCIA?

Queiroz é mesmo uma desgraça. Depois ter dito umas baboseiras sobre o jogo, veio no pior estilo português – mais correctamente: no pior estilo de um certo “pôncio futebol” – queixar-se da protecção que Didier Drogba tinha no braço direito. Uma protecção aprovada pela Fifa e pelo árbitro! Em vez de se ter regozijado por uma grande estrela do futebol mundial, mesmo diminuída, ter podido apresentar-se no Mundial, Queiroz com aquela falta de inteligência que o caracteriza veio acusar a Fifa de estar a favorecer a Costa do Marfim! É preciso ser muito “bronco” para acreditar que alguém vai nessa conversa.
Aliás, minutos depois era desautorizado por Deco, tanto na forma como pôs a equipa a jogar, como na estúpida polémica que pretendeu criar à volta de um caso inexistente.
Erikson, como sempre, um Senhor na resposta que deu sobre o caso.

A SELECÇÃO SEM SURPRESAS


POUCO MAIS HÁ A ESPERAR

Não constituiu qualquer surpresa, para quem acompanha o futebol, o resultado e a exibição da selecção portuguesa perante a Costa do Marfim. Não ter perdido até se pode considerar um bom resultado face aos constrangimentos existentes. Que são, fundamentalmente, dois.
Em primeiro lugar, como toda a gente sabe, o seleccionador tem muitas limitações. Limitações de ordem táctica e “política”. Queiroz não mobiliza ninguém, não cria empatia com o público e a sua presença arrasta um ambiente negativo que a todos afecta.
Mas também tem limitações de outra ordem: de ordem futebolística propriamente ditas. A equipa de Queiroz joga sem objectivos, é passiva, fechada, sem ambição, nem movimentação. Ele não tem uma ideia de futebol jogado. Joga para ver no que dá.
Por isso não deixam de ser espantosas as suas declarações no fim do encontro quando acusou a Costa do Marfim de falta de ambição e de vontade de atacar. Que jogo é que Queiroz esteve a ver? É certo que a Costa do Marfim começou cautelosa, mas foi aos poucos tomando conta do jogo e poderia ter marcado por mais de uma vez. Como pode Queiroz fazer semelhantes afirmações se nem Coentrão, nem Paulo Ferreira assumiram qualquer papel atacante. Coentrão foi uma vez à linha de fundo, por conta própria, mas Paulo Ferreira nunca passou a linha do meio-campo.
Não é preciso andar muito para trás, basta ver os jogos do Mundial de 2006, para logo se perceber que existe uma fundamental diferença na maneira de jogar dos laterais: tanto Miguel, como Nuno Valente jogavam tanto à frente como atrás. Com Queiroz os laterais não passam a linha do meio-campo!
O segundo constrangimento é a matéria-prima, que está longe de ser excelente. O guarda-redes, penalties à parte, não será melhor nem pior dos que nos últimos anos têm servido naquele lugar. Mas já o mesmo se não pode dizer dos dois laterais direitos: tanto Miguel como Paulo Ferreira já não têm condições para jogar na selecção. Por razões diferentes. Ricardo Carvalho está em fim de carreira e já não é aquele excelente jogador de 2004 e até de 2006. Bruno Alves, se for para dar “porrada” e jogar karaté, como faz no Porto, é bom. Mas para jogar futebol é vulgar. Coentrão é um substituto à altura, para melhor, de Nuno Valente, que Queiroz não sabe aproveitar.
Na linha média falta um verdadeiro “volante”, lugar a que em Portugal se dá o imbecil nome de “trinco”. Pedro Mendes como mais uma vez se viu hoje não desempenha o lugar com eficiência. Depois, Deco, a quem competia pensar o jogo, está em fim de careira e nem convocado deveria ter sido. Meireles é lutador, nem sempre clarividente, mas ninguém lhe pode pedir para fazer de Deco.
Nas alas, Cristiano Ronaldo ressente-se claramente da falta de classe dos seus companheiros e vai tentando fazer o que pode, que não há-de ser muito. Danny prometeu muito, mas não jogou nada. E Simão também já está na fase declinante da sua carreira. Talvez consiga jogar 60 minutos. E Liedson está visto que não sabe jogar assim. Tem de jogar acompanhado para render. O que é espantoso é que Queiroz o tenha ido buscar para um lugar que ele não sabe desempenhar! Se não há jogadores para o acompanharem na frente, por que foi convocado o Liedson?
Dito isto, pouco mais há a esperar da selecção com Queiroz à frente. Só mesmo um excepcional treinador, com estes jogadores, poderia aspirar a mais. Digamos que esta selecção, com Queiroz à frente, se tivesse jogado este ano no campeonato português seria equipa para disputar o 4.º lugar com o Sporting.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

VITÓRIAS DA HOLANDA E DO JAPÃO




EMPATE DA ITÁLIA

Nos jogos de hoje começou por se assistir a uma vitória da Holanda sobre a Dinamarca por 2-0. Contava-se com um jogo entusiasmante, de ataque por parte das duas equipas, mas não foi isso o que se viu. A Dinamarca fechou-se mais do que se esperava e a Holanda, embora atacando mais e tendo registado mais uma vitória a somar a muitas que já leva, esteve longe de ser aquela equipa que deixa o público encantado com o seu futebol.
Teve a vida facilitada com um auto-golo e depois acabou por marcar o segundo numa fase do jogo em que Elia, recém-entrado, já se tinha encarregado de dar outra animação ao jogo.
No jogo seguinte, o Japão derrotou os Camarões com toda a naturalidade por 1-0. Já se tinha percebido na Covilhã que os Camarões não têm uma grande equipa. E Eto’o está muito longe de imitar o grande Roger Milla.
O Japão, sempre muito lutador, mereceu ganhar, embora só se perceba bem até onde pode ir uma equipa asiática depois de jogar contra uma equipa europeia.
No jogo da noite, a Itália empatou com o Paraguai. A Itália começou bem, mais ousada do que habitualmente, mas depressa percebeu que aquele Paraguai nada tinha a ver com a equipa que participou noutras edições do Mundial. É uma equipa muito europeia, com jogadores muito fortes e combativos. De um lado e do outro defendeu-se bem e as oportunidades de golo foram raríssimas. Aliás, as únicas que se concretizaram foram de bola parada. A Itália e o Paraguai são certamente as duas equipas mais fortes do grupo.
Holanda 2 - Dinamarca 0;
Japão 1 - Camarões 0;
Itália 1 - Paraguai 1

QUE SE PASSA COM NANI?



UMA SEMANA PARA RECUPERAR?

Há todas as razões para supor que a história de Nani não está bem contada. A Federação e o staff técnico da selecção, a começar pelo seleccionador, falam numa lesão na clavícula. Aparentemente o jogador não tem queixas, nem sinais externos de qualquer lesão. Um braço ao peito, por exemplo.
Também não se percebeu bem como se lesionou. No primeiro dia que não apareceu no treino, Queiroz, ainda em Portugal, disse que tinha ficado no ginásio em recuperação e falou mesmo em lesão muscular. Mesmo assim foi para a África do Sul. E de um momento para o outro passou a ter uma lesão que não lhe permitia fazer o Mundial. Uma lesão numa clavícula. Mas ninguém mostrou nada. Nem exames médico feitos in locu. Nada. Nem uma ida ao hospital, nada. Tudo tratado com a prata da casa. O Quim, quando se lesionou na Suíça, vinha com sinais externos de lesão.
Hoje o jogador chegou a Lisboa, com pouca vontade de falar e muita de se ver livre dos jornalistas e diz que a recuperação levará uma semana. Uma semana? Então Pepe não joga há quase sete meses, não vai certamente jogar no primeiro jogo e fica e Nani não pode ficar se só precisa de uma semana para se curar?
Há aqui qualquer coisa que não bate certo…

domingo, 13 de junho de 2010

A ALEMANHA PROMETE!





AS OUTRAS CINCO QUE JOGARAM HOJE NÃO CONVENCEM

O primeiro jogo do dia foi uma verdadeira seca. As equipas africanas acima do Sahara não convencem. Até podem ganhar a Copa de África, mas ficam sempre muitos furos abaixo das subsaharianas, quando estas são boas.
A Argélia não fugiu à regra: jogo lento, sem imaginação, sem grandes protagonistas – um futebol de fazer abrir a boca, bocejar.
Outro tanto se diga da Eslovénia que também não mostrou nada, nem provavelmente mostrará. Ganhou, com um grande frango de Faouzi Chaouchi e contra dez (por mais uma infantilidade), por expulsão de Guezzal, mas o único resultado justo era um empate a zero. Um zero grande!
Depois veio a Sérvia e o Gana. A coisa melhorou um pouco, mas nada de especial. O primeiro tempo foi para esquecer. No começo da segunda parte, no primeiro quarto de hora ou talvez menos o Gana deu indícios de que queria dar outro ritmo ao jogo e marcar. Mas foi sol de pouca dura. A Sérvia reagiu, mas pouco depois tudo se equilibrou. Numa altura em que a Sérvia estava relativamente por cima, viu um jogador (Lukovic) expulso por acumulação de amarelos, sem desculpas e como se aquelas duas asneiras não bastassem, Kuzmanovic cortou com a mão um lance na área que não oferecia qualquer perigo imediato.
E assim o Gana, já conformado com o empate, não desperdiçou aquela oportunidade que lhe caiu do céu. Gyan marcou. A Sérvia ainda tentou o empate, mas já era tarde.
O último jogo entre a Alemanha e a Austrália foi o melhor. Mais do que isso: a Alemanha foi até agora a equipa que melhor se exibiu. A Alemanha apenas levanta uma dúvida: a consistência da sua defesa na zona central do terreno. Tivesse a Alemanha dois bons centrais e já estaria encontrado um dos finalistas. Assim, é difícil fazer vaticínios. Perceber até que ponto o excelente jogo de ataque poderá superar as eventuais deficiências defensivas. Apesar das excelentes prestações nos últimos Mundial e Europeu, a Alemanha parece ter este ano uma equipa bem melhor. Será que Ballack faz mesmo falta? Ou será que Özil é mesmo muito bom e além do mais só tem vinte e um anos?
É certo que a Austrália ficou aquém do que se esperava e ainda viu um jogador expulso na segunda parte (Cahill). Mas quem é que com a Alemanha vai render o que se esperava? Tudo isto para dizer que os 4-0 com que hoje a Alemanha derrotou a Austrália podem não ser uma excepção.
Das quatro grandes equipas que até hoje jogaram, somente a Alemanha deu espectáculo. A Argentina esteve bem, mas tanto a França como a Inglaterra desiludiram!
Eslovénia 1 - Argélia 0;
Sérvia 0 - Gana 1 ;
Alemanha 4 - Austrália 0