domingo, 18 de agosto de 2013

BENFICA: O QUE SE O PREVIA


 
BENFICA COMEÇA COMO ACABOU

 

Aconteceu o que se previa. O Benfica depois de uma pré-época decepcionante começou o campeonato tal como o acabou. As desculpas começarão por recair sobre as arbitragens, mas essa não é nem será a verdadeira razão da fraca época que o Benfica se prepara para fazer.

Depois do que aconteceu o ano passado, a equipa e os benfiquistas em geral caíram numa espécie de depressão colectiva da qual só poderiam sair por uma de duas vias: ou substituindo a maior parte dos jogadores, injectando sangue novo na equipa e nos adeptos, ou substituindo o treinador, dando aos jogadores e  aos adeptos uma anova razão para acreditarem num futuro diferente e melhor.

Por razões nunca completamente esclarecidas, o Benfica – a direcção do Benfica ou o seu presidente – entendeu que deveria manter em funções Jorge Jesus quando o estado de espírito dos jogadores e dos adeptos aconselhava uma profunda substituição da equipa técnica em virtude de as três derrotas sucessivas do ano passado, que ditaram a perda de três importantes competições, terem deixado a “nação benfiquista” profundamente desconfiada sobre a capacidade de os derrotados de ontem poderem hoje inverter a situação.

Os lamentáveis episódios da final da Taça de Portugal, pelos quais ninguém até hoje foi responsável, a situação de Cardozo que se arrastou também sem solução até aos dias de hoje - e já lá vão quase três meses - indiciam ausência de liderança e demonstram também a incapacidade de a direcção do Benfica estar à altura do clube que dirige.

Numa altura da época em que ainda se não sabe quem fica e quem sai na equipa de futebol, em que, ao contrário do que é hábito, se vê o Benfica mais interessado em vender do que em conservar jogadores fundamentais, que só ainda não saíram por o mercado se encontrar em fase de profunda contracção, o mais provável é que o Benfica venha a perder alguns dos melhores jogadores por baixo preço sem que as aquisições entretanto efectuadas estejam em condições de colmatar essas prováveis lacunas.

Quanto ao jogo da Madeira de hoje contra o Marítimo, o que se assistiu foi a uma equipa completamente falha de ideias, uma equipa deprimida, absolutamente incapaz de dar a volta ao jogo quando teve de atacar e errante e inconsistente quando teve de defender. Dos centrais ao avançados, passando pelos laterais, só Matic no meio campo parecer um pouco do fulgor do ano passado.
A vitória do Marítimo por 2-1 não sofre contestação. O Benfica nunca esteve à altura da vitória.

A jogar assim – é assim que o Benfica vai jogar durante a época, a menos que algo de muito radical aconteça – o campeonato estará entregue por volta da décima jornada.