quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O CAMPEONATO NACIONAL NO FIM DE 2011



PORTO E BENFICA NA FRENTE



Ao fim de treze jornadas, o Porto mantém uma regularidade muito próxima da do ano passado, apesar de todas as críticas dirigidas ao treinador, enquanto o Benfica está manifestamente a fazer uma época bem melhor do que a do ano passado e até superior à de há dois anos, em que se sagrou campeão.

Na presente época o Benfica apenas perdeu seis pontos, em três empates, todos fora, contando por vitórias os jogos realizados em casa. Há dois anos, no fim da primeira volta, tinha empatado três vezes e perdido uma. Empatou com o Marítimo em casa e fora com o Sporting e o Olhanense; e perdeu em Braga. Enquanto o Porto, este ano já perdeu em treze jornadas o mesmo número de pontos que o ano passado perdeu em trinta, embora por esta altura, no ano passado, só tivesse mais dois pontos do que este ano.

O Sporting é que está francamente melhor do que nas épocas anteriores, apesar de nos últimos jogos ter dado algumas indicações de que poderá, em breve, claudicar. O melhor período do Sporting correspondeu no plano interno e no internacional a uma série de jogos com adversários de segunda categoria, com excepção da Lázio. Na parte final da primeira volta ficaram-lhe reservados três jogos difíceis. O primeiro já perdeu, contra o Benfica, restando-lhe ainda o Porto e o Braga.

Como sempre tem acontecido nos últimos anos, quando os resultados começam a ser desfavoráveis, o Sporting culpa os árbitros e faz sobre eles uma enorme pressão. Só mesmo quando o descalabro é total é que os sportinguistas se calam. E, todavia, não há equipa em Portugal que nestes últimos seis anos tenha sido tão favorecida pelos árbitros como o Sporting. Mas como por duas vezes foi prejudicado, entre dezenas de erros a seu favor, utilizou esses pequenos desaires da arbitragem para fazer uma campanha para pressionar os árbitros a, na dúvida, apitarem sempre a seu favor.

Este ano, depois de uma campanha inicial muito intensa, as coisas acalmaram com os resultados, mas logo a campanha recomeçou mal os desaires voltaram a acontecer e tem-se intensifficado nos últimos dias manifestamente para condicionar a arbitragem nos dois jogos difíceis com que se encerrará a primeira volta.

Em quarto lugar, o Braga, a dois pontos do Sporting, não se dá por vencido e espera terminar a primeira volta à frente do Sporting. E tem de se concordar que o Braga é hoje, sob todos os pontos de vista, uma equipa mais consistente que a do Sporting.

A partir do quinto lugar, ocupado pelo Marítimo, a fazer uma excelente época, abre-se um enorme fosso que vai até ao penúltimo classificado, o Rio Ave, uma das equipas que melhor futebol tem praticado no campeonato.

Neste grupo de dez equipas há que destacar a fraquíssima capacidade realizadora do Nacional e do Vitória de Setúbal (nove golos) e a excelente capacidade defensiva do Beira-Mar (oito golos), apenas igualado pelo Porto.

No último posto, o Paços de Ferreira, com três dezenas de golos sofridos, a fazer uma época decepcionante.

Ainda é cedo, porém, para ter ideias claras sobre como ficarão as coisas no final. Somente depois do encerramento do mercado de Janeiro se poderá ficar com uma ideia mais precisa do valor das equipas na segunda parte da temporada.

Na frente, tudo indica que a luta vai ser entre o Porto e o Benfica, sem que tal signifique desistência dos demais. O Porto, se mantiver o plantel, conta com o natural desgaste do Benfica na Champions, para se consolidar no primeiro lugar, apesar de também ele participar na Liga Europa. Tudo vai, porém, depender do próximo jogo do Porto na eliminatória contra o Manchester City. Se o Porto passar, muito provavelmente encontrará o Sporting, que tem um adversário fácil, e começará a pensar que poderá repetir o êxito do ano passado.

É, no entanto, de acreditar que entre a Liga Europa, que para o Porto é uma espécie de segunda divisão do futebol europeu, e o campeonato nacional, o Porto dê preferência a este. O Benfica, pelo contrário, vai querer chegar o mais longe possível na Champions e tudo fará para se manter na prova. É, portanto, provável que o Porto tenha alguma vantagem neste duelo.

Sem comentários: