quarta-feira, 22 de maio de 2013

O FRACASSO DE MOURINHO


 

PRINCÍPIO DO FIM DE UM MITO?

As três épocas de Mourinho à frente do Real Madrid constituem o falhanço mais completo de uma carreira que se julgava imparável e que só tinha o céu como limite. Uma vitória na taça do rei, outra no campeonato e uma supertaça é muito pouco para um treinador que rumou a Madrid com o objectivo de acabar com a hegemonia do Barcelona e conquistar a “décima” Copa da Europa para os merengues.

Dotado de plenos poderes na condução do futebol madridista e reunindo um dos melhores plantéis do mundo, se não mesmo o melhor, Mourinho não só não conseguiu atingir nenhum dos objectivos que a sua contratação pressupunha, como, pelo contrário, logrou pôr em causa alguns dos mitos que a propaganda à volta do seu nome havia laboriosamente construído nestes últimos dez anos – a empatia com o público da sua equipa e a relação indissolúvel com os jogadores do plantel, dos quais e dizia, para citar a propaganda, “serem capazes de morrer em campo por Mourinho!”.

Quanto ao futebol jogado, Mourinho, que segundo os mais entendidos críticos do desporto-rei nunca havia trazido nada de novo ao futebol, confirmou em Madrid a sua vocação para um futebol “resultadista”, desta vez completamente falhada, mas incansavelmente tentada, sem êxito, até ao último suspiro.

O que se passou em Madrid não significa necessariamente o princípio do fim de um mito, principalmente para quem nunca olhou para Mourinho como um caso marcante do futebol mundial, mas ajuda a definir com clareza que tipo de treinador ele é e o que se pode esperar do seu desempenho.

Mourinho é, antes de mais, um treinador que não serve para todas as equipas. As grandes equipas populares do futebol mundial, aquelas cujo poder está democraticamente distribuído pelos seus apoiantes, quanto mais não seja pela receptividade que a sua opinião acaba por ter nos órgãos directivos, não são equipas para Mourinho nem nelas Mourinho pode pôr em prática tudo o que considera imprescindível para alcançar o êxito, ou seja, os resultados.

Mourinho é um treinador para quem o futebol só parcialmente se joga dentro do campo, muito à semelhança, aliás, do que pensa aquele que foi o seu grande mentor já na sua idade madura e que tão fortemente o marcou a ponto de esbater ou quase apagar as influências de grandes nomes do futebol jogado, como Boby Robson e Van Gaal.

Além disso, Mourinho entende o papel do treinador como o de um dirigente autocrático, alheio e avesso ao diálogo que o contrarie, no círculo do qual só cabem aqueles que acrítica ou disciplinadamente o secundem, dispensando-lhes como contrapartida dessa devoção, verdadeira ou fingida, um falso paternalismo de cuja concessão se não cansa de extrair todas as vantagens.

Por último, Mourinho tem de ser o “Special one”. É ele que tem de estar sob as luzes da ribalta, mesmo quando fingidamente as reparte com os verdadeiros artistas do espectáculo.

É óbvio, como neste blogue foi antecipado há três anos, que um treinador com estas características não tinha grandes hipóteses de êxito num clube como o Real Madrid. E foi isso o que realmente aconteceu. Os mil e um episódios de confronto entre Mourinho e os apoiantes do Real Madrid, entre Mourinho e a imprensa madridista, e, por fim, com os próprios jogadores, mesmo com aqueles que à partida lhe pareciam garantir indefectível fidelidade, mais não são do que a expressão dessa incapacidade de adaptação de Mourinho a uma realidade que não aceitava e que queria todo o custo alterar.

Para desconforto e decepção de Mourinho, pode ainda dizer-se aquilo que parece ser a irreversível perda de hegemonia do Barcelona a nível mundial nada tem a ver com a sua presença à frente do Real Madrid, sendo antes o fim natural de um ciclo, porventura antecipado por um conjunto de factores aleatórios e também por uma certa incapacidade de prever e prover atempadamente às manifestas deficiências da equipa, visíveis há mais de um ano por quem não se deixasse inebriar pela extraordinária capacidade técnica e atlética de Messi que, de tão excepcional, tendia a ocultar o que de outro modo seria evidente.

4 comentários:

Anónimo disse...

Desculpa, mas acho este dois últimos posts bastante engraçados, não sei se era a tua intenção fazer rir, mas conseguiste.

Então o Mourinho é um falhado, em plena decadência?
E o Jesus é um herói, não ganhou nada, mas vai ficar para sempre uma lenda do futebol português?

Uma das características daqueles que nunca conseguem fazer nada é esta, criticar aquilo que é bom para tentar enaltecer o que têm de fraco.

Ricardo Viana de Lima disse...

Contrariamente ao que o meu ilustre leitor quer fazer crer não há qualquer ligação entre os dois textos, salvo terem sido escritos pela mesma pessoa.
Mourinho tem sido neste blogue analisado ao pormenor, com base em factos, e não fazendo eco da propaganda existente em Portugal em redor do seu nome.
Jorge Jesus tem como treinador limitações que aqui têm sido assinaladas. Quando se perde e se perde mais de uma vez da mesma forma não é uma questão de azar. Isso é evidente. O texto de parabéns a Jesus visa acima de tudo felecitá-lo pelas respostas que deu na conferência de imprensa e visa também responder a jornalistas ressabiados, como os citados no texto. Só isso e nada mais.
O Mourinho tem capacidades ganhadoras que Jesus obviamentte não tem, nem provavelmente virá a ter. MAs Mourinho, além de não saber ganhar, também não trouxe nada ao futebol jogado dentro do campo. Já o mesmo não direi quanto ao que se joga fora. Mas mesmo nesse domínio a escola onde ele aprendeu continua a ser muito melhor do que ele!

GuachosVermelhos disse...

Excelente texto, muito ao encontro do que sempre escrevi e defendi.
Mourinho não é treinador para o Real Madrid, como não o seria para o Manchester United, etc...

Jorge Lopes disse...

Não concordo totalmente. Assisti a alguns maus jogos do real madrid mas continuo a acreditar que o que ele fez pela equipa nenhum treinador fez em muitos anos, mas são opiniões claro. Eu pessoalmente sou fã, quer do futebol jogado dentro de campo, quer de todo o "espectáculo" que dá extra jogo!