domingo, 29 de abril de 2018

SIM, O PIOR ESTAVA PARA VIR




E VEIO!
Resultado de imagem para vieira e rui vitória

No dia 12 de Setembro de 2017 dissemos aqui: Este triste Benfica; o pior está para vir. E veio como qualquer pessoa minimamente conhecedora de futebol estava em condições de antecipar.

Esta época ficará na história do Benfica como uma das mais fracas de sempre. Depois do sexto lugar de Vilarinho /Toni, fica a época de 2017/2018 como uma das mais tristes páginas deste centenário clube.

Num ano em que o Benfica tinha de apostar tudo na conquista do Penta, arrumando por uns anos os seus mais directos rivais que não teriam condições financeiras nem anímicas para resistir a tantos desaires, o triunfalismo de Vieira e a cobardia do treinador conduziram o Benfica para uma situação muito embaraçosa.

Tendo sido eliminado vergonhosamente da Liga dos Campeões, não tendo vencido um único jogo na Taça da Liga, sendo eliminado da Taça de Portugal ao primeiro confronto digno desse nome, o Benfica arrastou-se no campeonato, tendo chegado à liderança a seis jornadas do fim por obra desse extraordinário jogador que Rui Vitória tentou deixar no banco de suplentes por a equipa passar a jogar num sistema que não se quadrava com as suas características. Pior é quase impossível, mas aconteceu no Benfica e somente não se concretizou esse estúpido e ignorante projecto porque Jonas soube impor-se na hora certa.

Se percorrermos o plantel do Benfica lugar por lugar imediatamente se percebe que a presente época não foi levada a sério pelo presidente ou, se a levou, subestimou completamente o valor dos adversários e não contou – não pode ter contado – com a voz de um treinador minimamente competente.

Como pode um treinador permitir que o presidente admita começar uma época sem guarda-redes? Como pode esse mesmo treinador admitir iniciar uma época sem um verdadeiro defesa direito? Como pode um treinador iniciar uma época apenas com um defesa esquerdo? Como pode um treinador manter como central um jogador que já não tem idade para jogar ao mais alto nível, como hoje dramaticamente se demonstrou? Como pode um treinador contar para a posição “seis” apenas com um jogador permanentemente assoberbado por problemas físicos? Como pode um treinador, após as primeiras quatro jornadas, manter na equipa principal, como “oito”, um jogador que não ataca, nem defende, não remata nem sabe marcar os livres que teima em cobrar? Como pode? Como pode um treinador admitir jogar num campeonato como o português sem um ponta de lança de raiz? Como?

Pois é, Jonas colapsou com o esforço de ter levado a equipa ao colo durante quase toda a época e o Benfica desapareceu do mapa mal isso aconteceu.

Esse ignorante presidente que se gabava de estar 10 anos à frente dos outros não serve para o Benfica. Esse presidente que contratou um treinador sem personalidade que a tudo lhe diz “ámen” não serve para o Benfica. Nem o presidente, nem o treinador.

O fim de época do Benfica vai ser doloroso. A equipa vai-se arrastar por mais três jogos, sendo muito provavelmente ultrapassado pelo Sporting de Braga na luta pelo terceiro lugar.

Como muito provavelmente nada vai mudar na época que em Julho se vai iniciar, há todas as razões para antecipar com base no que já se conhece que o próximo ano ainda será pior do que este. Têm a palavra os sócios.

Os adeptos e simpatizantes do Benfica jamais perdoarão a Vieira a “instrumentalização” que fez do Benfica e nunca mais irão aceitar que um treinador sem personalidade dirija a equipa técnica do Sport Lisboa e Benfica!

Infelizmente, o pior está para vir. Não apenas esta época, mas também depois ….

Sem comentários: