sábado, 16 de fevereiro de 2019

A ENTREVISTA CONDUZIDA POR SOUSA MARTINS




UM FRETE VERGONHOSO
Resultado de imagem para bruno de carvalho com sousa martins na tvi

Quando estava na RTP, Sousa Martins era conhecido como “moço de recados” do FCP. Depois, mais maduro, na TVI ensaiou, com algum êxito, uma postura de jornalista que não entrava directamente na disputa clubística.

A entrevista a LF Vieira foi conduzida com profissionalismo e sem agressividade. Nenhuma questão, pouco ou muito importante, mas da actualidade futebolística, deixou de ser abordada, apesar do interesse do entrevistado em passar para outros assuntos.

Hoje, com Bruno de Carvalho, o menos que se pode dizer é que a sua prestação foi uma vergonha. Uma vergonha que só indirecta e inevitavelmente tinha em vista permitir a Bruno de Carvalho veicular a sua propaganda. O objectivo era manifestamente outro: trazer de volta Bruno de Carvalho para a ribalta desportiva recauchutado e permitir-lhe todo o tipo de ataques ao Benfica.

Deixou, sem interferir, que Bruno de Carvalho branqueasse toda a sua anterior acção como presidente do Sporting, de modo a ir criando as condições para o seu regresso, tanto mais alcançáveis quanto mais se acentuar a crise do Sporting. Permitiu a Bruno de Carvalho todo o tipo de mentiras e de injúrias sem nunca o questionar nem o confrontar com as suas próprias declarações.

O Cashball ficou sem tempo de antena como se de um não assunto se tratasse. Bruno de Carvalho teve até o descaramento de afirmar que o processo, como se sabe, não deu em nada porque o fulano que desencadeou tudo aquilo já tinha confessado que deu a entrevista o CM por dinheiro. Que é que isto tem a ver com a verdadeira essência do Cashball? Quando as medidas de coacção foram decretadas o tribunal não sabia que a entrevista tinha sido paga? Que é que isto tem a ver com as mensagens que constam do processo e que inequivocamente provam corrupção dos árbitros de andebol de 13 (treze!) jogos e a tentativa de suborno de jogadores de futebol de 6 (seis jogos) – Setúbal- Sporting; Moreirense- Sporting; Feirense – Sporting; Vitória de Guimarães – Sporting e ainda de dois jogos em Chaves.

Mas não estamos perante meras declarações”, diz a Juiz que decretou as medidas de coacção. “Da leitura do conteúdo dos seus telemóveis que entregou no inquérito, retiram-se explícitas conversações entre o arguido (Paulo Sérgio Silva) e João Mira Gonçalves e o funcionário do clube (Sporting) Gonçalo Amaral do Nascimento Rodrigues, com vista à escolhe de árbitros e jogadores a corromper, os valores a oferecer e toda a conversação no decurso dos jogos acerca da eficácia dos seus aliciamentos a árbitros e jogadores”.

Tudo isto foi passado em claro como se não tivesse existido. Aliás, vem a talho de foice dizer que a nojenta SIC em vez de andar a entrevistar encapuzados e outros anónimos sobre um pretenso aliciamento a mando do Benfica tem aqui, num documento do tribunal, o que se passou no Cashball. É só ler o despacho que decretou as medidas de coacção e o acórdão que as manteve no recurso delas interposto por João Manuel Mira Gonçalves! E a cloaca da CM TV se quer verdade, como apregoa, que fale com base em documentos autênticos e não a partir de insinuações injuriosas.

Voltando à entrevista. É inacreditável que Bruno de Carvalho regresse com a mentira (depois de já ter declarado que era brincadeira) da divisão de títulos proposta por LFV a ele e ao seu motorista (!!!) em 2013.  Quanto mais não fosse, impunha.se que o entrevistador o tivesse confrontado com esta simples evidência: que títulos é que LFV queria dividir consigo se em 2013 já levava mais de 10 anos como presidente do Benfica e só tinha ganho dois campeonatos?

Os exemplos poderiam multiplicar-se. Bruno de Carvalho mentiu, efabulou à vontade sem que o entrevistador nunca o tivesse confrontado com as suas mentiras. Deixou-o falar para o seu público e até o ajudou numa ou noutra vez em que se engasgou. Uma vergonha. Um frete inconcebível.


Sem comentários: