domingo, 14 de fevereiro de 2010

O FUTEBOL NO FIM DE SEMANA


BENFICA E BRAGA AGUENTAM-SE
A única surpresa dos resultados do fim-de-semana foi o empate do Porto, em Matosinhos. Mais uma vez, o Porto apenas se pode queixar de si próprio: da inépcia dos seus avançados.Bem pode o treinador lançar insinuações torpes, que ninguém o levará a sério, a começar por aqueles que, muito provavelmente, o vão despedir no fim da época. O lance em que Ruben Micael se lança acrobaticamente para o chão, quase fazendo um salto mortal, é ridículo. O árbitro, se tivesse tido coragem, deveria ter-lhe mostrado o segundo amarelo, com a consequência que se conhece. O jovem e valioso jogador da Madeira, que mostrou uma capacidade de aculturação ao novo clube digna de registo – ainda nem sequer tinha chegado ao Olival já estava aculturado – ficou a saber que, pelo menos até ver, as coisas já não são como eram....
O Sporting na sexta- feira empatou – um resultado razoável, tendo em conta o valor do adversário e aquilo que o Sporting tem feito – e ficou mais longe do primeiro, embora tivesse aumentado a dstância que o separa do último. Por outro lado, os seus grandes concorentes na disputa pelo quarto lugar também não lhe ganharam pontos.
O Benfica ganhou com dificuldade ao Belenenses, embora tivesse marcado o golo, que acabou por ser solitário, muito cedo, mais uma vez por Cardoso. Não se pode dizer que a vitória do Benfica tivesse estado em risco, embora pudesse ter sofrido o golo do empate já numa altura em que o resultado seria irrecuperável, mas pode dizer-se que este Benfica está longe do fulgor dos primeiros quatro meses da época. Tudo parece tratar-se de uma questão de preparação física, melhor: de esgotamento físico. Problema é saber se vai recuperar ou não e se os seus principais rivais, noimeadamente o Braga, vão ou não sofrer do mesmo mal.
O Braga também ganhou ao Marítimo, por 2-1. A escassez de golos marcados não tem nada de novo, porque o Braga é uma equipa que marca poucos golos. Desta vez até foi muito beneficiada na marcação do segundo, porque, no centro que o antecedeu, a bola estava bem fora do campo. O que diria o Braga e o que diriam os comentadores profissionais da intriga se o Marítimo tivesse empatado ou ganho com um golo assim.
Quanto ao resto, surpresa também em Leiria, onde o Setúbal empatou a três a bolas. Empates ainda da Académica (que parece jogar melhor contra os grandes do que contra os pequenos), em Coimbra, com o Olhanense e do Rio Ave, na Madeira, com o Nacional.

1 comentário:

Anónimo disse...

Viva.

Boa crónica; justa, equilibrada e isenta.

Parabens

João Brito Sousa