sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

LIEDSON DRAGÃO DESDE PEQUENINO


 

VITOR PEREIRA CONTENTE COM PROENÇA

Enquanto o Sporting se afunda na crise, dividido entre grupos tribais que se digladiam até à destruição do clube, com alianças de ocasião que logo se desfazem mal o objectivo conjunturalmente principal tenha sido atingido, Liedson, o homem que fez chorar Alvalade, numa despedida como há muito não se via desde que o profissionalismo tomou conta do futebol, desferiu mais um golpe profundo no orgulho e na moral dos sportinguistas.

Liedson muito provavelmente falou verdade. O que ele muito simplesmente quis dizer é que se tivesse ido para o Porto há mais tempo teria tido uma carreira profissional muito mais vantajosa e com mais êxitos colectivos. É normal que o diga e é normal que como profissional do futebol o sinta. Embora com esta confissão o que ele verdadeiramente revela é que o Sporting já não é – e já não o é há muitos anos – um clube atractivo para um bom futebolista.

Entretanto, o Porto somou nova vitória, derrotando o Setúbal em sua casa por 3-0 contra 9 jogadores adversários em campo. A expulsão de dois jogadores é normal em futebol, no sentido de que quem infringe as regras não têm de se queixar da punição. Mas já nada tem de normal quando a conduta que infringe as regras de forma alguma justifica aquele tipo de sanção. E foi o que na quarta-feira à noite se passou no Bonfim. Os comportamentos que deram lugar à amostragem do segundo cartão amarelo a dois jogadores do Setúbal de forma alguma mereciam tal punição. Então a segunda expulsão é gritantemente injusta. O jogador do Setúbal caiu devido ao contacto. Ver naquela queda e no gesto de levar a mão à cara, sem qualquer espectáculo, uma simulação, é uma interpretação quer somente Pedro Proença será capaz de fazer quando está a apitar jogos do Porto.

Não é a primeira, nem a segunda, nem a terceira, enfim, não têm conta as vezes que Pedro Proença favorece o Porto. Aqueles que supunham que as recentes declarações de Pedro Proença sobre o “Apito dourado” e sobre os treinadores que criticam a arbitragem representavam um começo de distanciamento relativamente ao Porto não passam de uns ingénuos, uns grandes ingénuos.

E até se deixa aqui um desafio: Proença apitará o próximo Porto-Benfica para o campeonato…se for necessário…

E para concluir mais uma nota: o presidente do Setúbal tal como o do Braga não tem críticas a dirigir à arbitragem. Ficam todas guardadas para outros jogos… Mas também aqui nada de novo. É assim que há muitos anos em Setúbal se comportam os que mandam no clube…

Sem comentários: