quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O CAMPEONATO E OS ÁRBITROS NO FIM DA PRIMEIRA VOLTA


 

O SPORTING EM DESAGREGAÇÃO
 

Nota-se que os meios afectos ao Futebol Clube do Porto estão nervosos com a evolução do campeonato.

Nos media isso é notório. Ontem, cerca de uma hora antes do Moreirense-Benfica, a Antena 1 passou uma inacreditável reportagem sobre a arbitragem em que o locutor de serviço e os entrevistados (Presidente do Braga e um jogador do Moreirense) culpavam abertamente o Benfica por uns castigos que estavam a ser aplicados ou vão ser aplicados a jogadores, respectivamente, do Moreirense e Braga, resultantes de acções por eles praticadas em jogos com os quais o Benfica nada tinha a ver, apesar de estar a ser directamente visado. O Presidente do Braga com a boçalidade que o caracteriza chegou a fazer insinuações torpes sobre a expulsão de um seu jogador no jogo contra o Sertúbal, nem sequer percebendo o ridículo em que estava a incorrer por estar a responsabilizar o Benfica pelo facto de o Braga não ter outros jogadores disponíveis para aquele lugar, facto obviamente da sua exclusiva responsabilidade. Mas além de boçal, o presidente do Braga é muito pouco corajoso, pois como toda a gente sabe calou-se que nem um rato depois dos jogos contra o Porto, nos quais, provavelmente por infelicidade do árbitro, o Braga foi prejudicado.  

Mas não é apenas a Antena 1 que está nervosa, também Sousa Martins na TVI 24 passou imagens do jogo do Braga enquanto se discutia o jogo do Benfica em Moreira de Cónegos para subliminarmente deixar no espectador a ideia de que a expulsão do defesa do Braga era algo que estava ligado ao Benfica. Enfim, espertezas saloias...

Mas não só. Também Vítor Pereira, treinador do Porto, depois daquele triste espectáculo que deu na Luz durante conferência de imprensa, voltou hoje com a questão dos árbitros completamente a despropósito. Numa intervenção que seria deselegante se não fora dar-se o caso de ele estar a atravessar um período de grande nervosismo, disse que Matic iria jogar contra o Braga (por que não haveria de jogar? E que tem ele com isso?), que o central do Braga iria ficar de fora no jogo contra o Benfica (não quererá ele emprestar um jogador ao Braga?) e que Fernando não poderia alinhar no próximo jogo do Porto (mas o que queria ele? mudar as regras e permitir que os seus jogadores pudessem alinhar com cinco amarelos?). Além de que se fica a saber que Vítor Pereira como homem do futebol gostaria que o seu mais directo rival só pudesse jogar com elementos de segunda linha. Ou seja, já está contaminado pela cultura da casa…

Porquê tanto nervoso? Amanhã Porto e Benficapodem ficar a par. Estão a fazer um bom campeonato. Porquê tanta insegurança? De facto, parece que os meios afectos ao Porto não gostam de ter adversários que lhes façam sombra. É claro que o nervoso de Vítor Pereira advém de duas coisas que mutuamente se influenciam. A primeira resulta do reconhecimento da consistência competitiva com que o Benfica está a jogar este ano; a segunda decorre de ele estar a ver a porta de saída se não for campeão ou porventura até sendo-o. Só que neste caso arranjar-lhe-iam um clube para treinar na Grécia ou na Roménia…

Nesta guerra de nervos entre o Benfica e o Porto, o Benfica parece mais forte. Mas tudo vai depender dos jogos de domingo. Se o Benfica ganhar, o Porto vai ficar muito nervoso. Se o Benfica perder ou não ganhar, o Porto respirará de alívio. Veremos o que dirão da arbitragem do Braga-Benfica…

Entretanto, o Sporting, apesar das três vitórias alcançadas por Jesualdo Ferreira, vai-se desfazendo aos bocados. Esta parceria que eles têm com o Porto, está a tornar-se humilhante e fortemente desmoralizadora para as hostes sportinguistas. Então não é que o Porto está em vias de demonstrar que os jogadores têm um valor quando alinham na sua equipa e outro completamente diferente quando jogam pelo Sporting. Isto desmoraliza qualquer equipa, mas ainda mais a contratação, em fim de carreira, de jogadores que foram uma referência no clube de Alvalade, como é o caso de Liedson, se a transferência se concretizar.

Por outro lado, as guerras internas não param e tendem até a agravar-se. Enquanto o Sporting continuar prisioneiro daqueles “senhoritos” que falam nas televisões e nos jornais só vai agravar a sua já muito triste situação. O Sporting precisava de “varrer” toda essa gente que perturba o seu funcionamento. A decisão mais sensata que os sportinguistas normais (caso tenham voz) poderiam tomar seria a de entregar, no mínimo, por um ano a gestão do clube, da SAD e do futebol a uma pessoa competente, séria, que perceba de futebol e seja simultaneamente um gestor. Nem sequer precisava de ser sportinguista. Bastava que fosse um bom profissional e pudesse escolher a sua equipa e simultaneamente só deixasse falar em público, em nome do Sporting, as pessoas que para esse efeito ele escolhesse. Com esta gente, com os que lá estão e com os que palram nas televisões e nos jornais, o Sporting vai a caminho do abismo.

Sem comentários: