segunda-feira, 21 de abril de 2014

BENFICA CAMPEÃO


 

33 CAMPEONATOS



 O Benfica e os benfiquistas estão de parabéns. Conquistaram ontem o trigésimo terceiro campeonato nacional de futebol, a prova maior do futebol português.

Na hora da vitória é preciso saber ganhar. E a primeira coisa que naturalmente ocorrerá perguntar, antes de falar dos principais adversários do Benfica, é se foram justas e adequadas todas as críticas dirigidas durante a época ao presidente Luís Filipe Vieira e ao treinador Jorge Jesus, um e outro tantas vezes alvo das críticas, por vezes contundentes, deste blogue.

Na hora da vitória, além de saber ganhar, é também preciso saber fazer a autocrítica quando ela se justifica. E a primeira autocrítica a fazer, aconteça o que acontecer até ao fim da época, é que Vieira tinha razão quando aguentou Jesus contra a maioria da direcção e contra a opinião e o desejo de muitos benfiquistas de longa data. Jesus ganhou o campeonato e isso é muito importante, ou o campeonato não fosse a prova maior do futebol português e a que garante a entrada directa na Liga dos Campeões.

Mas não basta fazer esta autocrítica. É preciso também reconhecer que nesta época Jorge Jesus aprendeu muito. É certo que o orgulho e uma certa incultura levam-no a não reconhecer o muito que aprendeu nesta quinta época ao serviço do Benfica. Mas, diga ele o que disser, a verdade é que actualmente o futebol do Benfica é mais consistente e mais seguro do que nas épocas anteriores. Jorge Jesus foi gradualmente trocando a loucura do futebol de ataque espectacular por um futebol mais seguro defensivamente, por força das alterações introduzidas no meio campo e também, é bom não esquecê-lo, por força do extenuante papel de cobertura desempenhado pelos dois principais goleadores do Benfica – Lima e Rodrigo.

Mas com este facto prende-se uma outra crítica que frequentemente lhe foi feita e que, analisadas as coisas com calma, nem sempre se justifica ou, pelo menos, se não justifica nos termos em que foi feita. E a questão é esta: é óbvio que a equipa perdia eficácia, ficava um pouco mais vulnerável (embora os números dificilmente o demonstrem) sempre que a famosa "rotatividade" impunha alterações à equipa tipo. Isso era notório. Todos viam isso e, seguramente, Jorge Jesus também. Mas o que nem todos viam é que essa menor eficácia era mais que compensada por uma “gestão do balneário” inteligente. Com a rotatividade todos os jogadores do plantel, ou quase todos, se sentiam úteis e titulares. A equipa não era constituída por onze e mais alguns, mas por vinte e tal jogadores e todos jogavam, todos puxavam para o mesmo lado e todos eram solidários. E a “gestão do balneário” é tão importante para as vitórias como a inteligência táctica do treinador.

E foi ainda com essa rotatividade que se conseguiu alcançar a excelente forma de Sálvio, de Sílvio e de Rúben Amorim, todos infelizmente lesionados, com maior ou menor gravidade. Somente Cardozo, apesar das inúmeras oportunidades de que desfrutou, não conseguiu alcançar o nível de outros tempos. Embora haja razões específicas para isso: Cardozo não fez a pré-época e depois esteve cerca de três meses parado por lesão. Mesmo assim, antes da lesão, Cardozo foi decisivo naqueles jogos em que o Benfica ainda não tinha superado os danos psicológicos causados pela época passada.

Analisado este ponto, resta dizer que o Benfica foi a equipa que melhor futebol jogou, a mais espectacular, a mais consistente, a mais eficaz, a mais regular. Por tudo isso, a vitória não tem contestação.

Na equipa do Benfica todos sobressaíram pela positiva. Os dois guarda-redes, os quatro laterais, os seis médios, os quatro médios ala, e os avançados propriamente ditos.

É preciso, porém, continuar. A vitória por 2-0 contra o Olhanense, com dois golos de Lima, assegurou a vitória no Campeonato. Mas ainda está por jogar a final da Taça de Portugal, as meias-finais da Liga Europa e e a meia final da Taça da Liga, provas onde o Benfica tem uma importante palavra a dizer, agora que a questão do campeonato está arrumada!

Sem comentários: