quarta-feira, 1 de outubro de 2014

EXIBIÇÃO MISERÁVEL DO BENFICA EM LEVERKUSEN


 

"IMPORTANTE É GANHAR AO AROUCA"!Jorge Jesus
 

A exibição do Benfica, esta noite, em Leverkusen é uma das páginas negras do futebol benfiquista em competições internacionais. Desde o primeiro minuto que se evidenciou uma completa diferença de atitude entre as duas equipas: uma pressionante, com vontade de vencer, e uma disponibilidade física total; outra lenta, absolutamente incapaz de fugir à pressão adversária e sem interesse especial pelo resultado do jogo.

Como é possível? Como é possível que na prova rainha do futebol mundial haja uma equipa que encara essa competição como coisa secundária? Tal atitude só é possível por o treinador repetidas vezes ter mentalizado os jogadores para a irrelevância da Champions relativamente ao campeonato nacional. Foi isso que Jorge Jesus repetidas vezes disse. Não, seguramente, numa manifestação de desprezo pela mais importante competição mundial a nível de clubes, mas por covardia desportiva.

Jorge Jesus temendo a valia das equipas que ia defrontar, desvalorizou covardemente a prova mais importante que o Benfica tinha este ano para disputar. Com isso demonstrou que é um treinador para uso doméstico ou para jogar na 2.ª divisão europeia. Mais uma vez Jesus demonstrou que a Champions é uma prova demasiado grande para ele. Importante é ganhar ao Arouca!

Para além desta atitude de princípio, filiada, como se já disse, numa evidente covardia competitiva, Jesus foi absolutamente incapaz durante todo o jogo de perceber o que se estava a passar e também deixou evidente que não preparou a partida com a inteligência que ela exigia.

Toda a gente percebeu que o Benfica não conseguia sair a jogar. Tentou uma, duas, trinta vezes e o resultado foi sempre o mesmo. O Bayer fazia pressão sobre os defesas do Benfica e a bola ou se perdia nas imediações da baliza ou se perdia perto da linha do meio-campo fosse quem fosse o jogador que a transportava. Pois bem, se uma equipa não é capaz de sair a jogar, tem de jogar directo, procurando, no mínimo, recuperar as segundas bolas em, pelo menos, cinquenta por cento das vezes. E até tinha jogadores para isso. Talisca, por exemplo, tiraria alguma vantagem de jogar de frente para a baliza adversária. No esquema de Jesus andou completamente perdido durante todo tempo que esteve em campo. Culpa, como é óbvio, do treinador.

Mas não foi Talisca o único jogador que andou perdido. Enzo deve ter feito a sua pior exibição com a camisola do Benfica e Gaitan também andou lá muito perto. Para já não falar em Cristante, manifestamente lançado às feras.

Enfim, uma vergonha. Jesus em vez de passar o tempo a gabar-se deveria olhar para o exemplo de Marco Silva, que, jogando habitualmente apenas com “oito jogadores”, consegue dar ao jogo do Sporting um brilho e um brio que o Benfica de Jesus não tem na grande competição internacional.

Jesus gosta de jogar contra o Arouca e de alinhar na segunda divisão europeia. É ai que se sente bem.

Em conclusão: mais uma participação falhada de Jesus na Champions. O Benfica “já está eliminado”.

 

Sem comentários: