terça-feira, 26 de outubro de 2021

JESUS E A DESVALORIZAÇÃO DOS JOGADORES DO BENFICA

 

AS INCONGRUÊNCIAS DE JESUS

Não se percebe se Jorge Jesus está na plenitude das suas faculdades como treinador ou se algo de anormal se passa com ele.

Comecemos pelo lado menos grave da questão, mas que não deixa de causar um grande desconforto aos benfiquistas. Em primeiro lugar, os elogios ditirâmbicos a equipas normais como o PSV e que nada justificavam. É uma equipa típica da 2.ª divisão europeia, que pode ser goleada no campeonato holandês, como também pode perder nas competições internacionais, tanto em casa como fora, por equipas teoricamente mais fracas. Onde está, então, essa superequipa que Jesus viu?

Depois vem as afirmações sobre outras equipas, como o Bayern, de que é a “melhor equipa do mundo” e que tem os melhores jogadores do mundo, tudo isto antes de o Benfica ter feito os jogos que tem para fazer com os alemães na Liga dos Campeões. Que necessidade tem ele de estar a apregoar aos quatro ventos a superlativa classe do Bayern? Para amedrontar e desmoralizar os seus jogadores ou para antecipadamente se desculpar se vier a ter uma derrota pesada em Munique? Em qualquer dos casos, a resposta a estas intervenções de Jesus será sempre negativa.

Vem também a seguir as habituais afirmações sobre as excepcionais intervenções do Benfica depois do intervalo. Todas estas intervenções sobre o brilhantismo do Benfica se referem a jogos em o Benfica jogou mal ou até muito mal durante o tempo quase todo. E aquela história de as tais “grandes exibições “ só virem depois do intervalo, só agravam a sua posição como treinador e não o contrário, como ele supõe. Se ele ao intervalo tem de corrigir quase tudo, é porque preparou mal o jogo e não contrário.

Finalmente, vem a desconsideração dos seus jogadores. Primeiro foi o Vlachodimus, que depois de excelentes exibições nas fases de apuramento para a Liga dos Campeões nunca ouviu da boca do seu treinador uma palavra de conforto ou de incentivo. Antes pelo contrário, com aquela cara de “grande sábio” que ele próprio se atribui, diz aos jornalistas que eles não percebem nada do que estão ver, e que o guarda-redes do Benfica não fez mais que a sua obrigação. Em contrapartida, fica positivamente embasbacado com duas defesas de Neuer, sendo uma delas perfeitamente normal e a outra com algum grau de dificuldade, todavia atenuada pela estatura do guarda-redes.

Como se não bastasse, no último jogo contra o Vizela, em que o Benfica fez uma triste exibição desconsiderou Rafa, que salvou a equipa (de várias coisas, entre as quais o jogo de Vizela se tornar no quarto jogo consecutivo sem ganhar no tempo regulamentar, tudo contra equipas, com excepção do Bayern, que ou são da segunda divisão ou lutam para não descer) e também o Pizzi, que ele tem preterido em detrimento de jogadores que ele pediu para comprar por dezenas de milhões de euros e que não têm rendido nada, nem a maior parte dos adeptos acredita que algum dia venham a render, enquanto o Pizzi, múltiplas vezes campeão com Vitória e Laje, tem no decorrer da sua carreira, feito muito boas exibições e marcado muitos golos. Pois o que ocorreu dizer a Jesus, depois do comportamento discriminatório que tem tido em relação a Pizzi, pondo-o sistematicamente no banco ou dando-lhe escassíssimos minutos, foi dizer que eles não defendem. Qualquer dia, a equipa do Benfica só tem defesas: actualmente já joga com cinco defesas e dois médios defensivos e ainda precisa que jogadores como Pizzi e Rafa andem a defender em vez de marcarem ou darem golos a marcar como sabem fazer e bem?

O que se espera é que Rui Costa não embarque em euforias com Jesus e se mantenha à distância suficiente para fazer uma avaliação serena do desempenho do treinador.

5 comentários:

OBSERVADOR disse...

Nem mais

Mark Trencher disse...

O homem está perdido. Ele até evoluiu nestes últimos 12 anos (2009 a 2021), mas o futebol evoluiu ainda mais, e hoje em dia nota-se que ele não conseguiu acompanhar. Se à parte técnico-táctica juntarmos o tratamento desigual a jogadores, o apadrinhamento de alguns e a (quase ou não) desconsideração por outros, temos a receita para insucesso. A não ser que tenhamos um upgrade de qualidade e soluções localizadas no plantel, e/ou os adversários caiam muito, a continuar tudo na mesma irá ser mais outro ano à seca.

Luis disse...

Em parte concordo mas ,por outro lado não,o Pizzi jogador que gosto fisicamente está em baixo é bom tecnicamente mas não chega no futebol actual e mais quanto ao Jesus tem rebentado fisicamente com o João Mário ,o que demonstra o quão mau é como gestor e a não colocação de jovens que despontam e com ele não têm hipóteses , que termine esta época e o Rui Costa começe a procurar alguém com qualidade que não seja Português, porque isso dos treinadores portugueses serem dos melhores do mundo é uma falacia ,

Luis disse...

Se fossem dos melhores do mundo o campeonato seria o seu reflexo e pelo contrario é um campeonato miserável de que ninguém tem interesse em ver por isso a dificulda de em ter valores interessantes nos direitos televisivos excepto nos jogos do Benfica.

Ricardo Viana de Lima disse...

Concordo, no essencial, com os comentários supra.
Não se trata de ser elitista, mas hoje o futebol é também algo que passa, e muito, pela comunicação. Pela boa comunicação. Para saber comunicar, é preciso saber falar. E para saber falar é preciso saber pensar.
O treinador estrangeiro pode ter alguma vantagem, se quem o contratar o conhecer bem, futebolisticamente falando (e aí o papel dos empresários pode ser dramático) e tiver um conhecimento satisfatório do futebol português e das suas praticas. O Koeman quando cá esteve ganhou a todos os grandes, salvo ao Barcelona, mas perdeu muitas vezes com os pequenos. Um treinador português, a ser escolhido, teria de ter prática de uma boa liga no estrangeiro e ter um modelo de jogo compatível com o Benfica. Por exemplo, um bom argentino com larga experiência europeia. Mas há boas escolas na Europa, como se vê.
Para terminar, acho que o futebol do Jesus está parecido com o do Lopetegui quando treinava o Porto.