sábado, 23 de outubro de 2021

O BENFICA BAYERN

 Esta mensagem foi apagada por engano e antecede a que hoje foi publicada

BENFICA BAYERN E AS FANTASIAS DE JESUS

Sejamos claros: o Bayern foi sempre muito superior ao Benfica durante todo o jogo. Na perigosidade dos lances que criou, na intensidade com que jogou durante 90 minutos, na técnica dos seus jogadores bem como na capacidade individual de alguns jogadores que lhes permitiu furar a defesa do Benfica e desposicioná-la, abrindo brechas que somente não deram golos mais cedo por alguma falta de sorte.

Certamente que o Benfica teve duas ou três situações em que conseguiu a acercar-se da área do Bayern e criar algum perigo como sempre acontece, mesmo nos jogos em que há um acentuado desnível competitivo entre os contendores. Todas as equipas do meio da tabela para baixo que vêm jogar à Luz e são dominadas pelo Benfica conseguem sempre criar uma ou duas situações perigosas e às vezes até marcar um golo.

Que Jesus não saiba ver o que se passou no jogo e continue a veicular a tese de que o Benfica o conseguiu dividir durante muito tempo é uma fantasia que será grave se ele próprio acreditar nela, como parece que acredita.

O modelo defensivo que Jesus tentou pôr em prática – e será difícil admitir outro – começo a desmoronar-se logo que o Bayern marcou e entrou em descalabro com a substituição dos três da frente. Com excepção de Yaremchuck, que poderia ser substituído por Gonçalo Ramos, o Benfica não tem no seu plantel ninguém que possa substituir Rafa e Darwin neste tipo de jogo. E mais ainda no resto da equipa qualquer outra substituição também seria muito problemática. Já tinha havido a de André Almeida, forçada, razoavelmente substituído por Diogo Gonçalves, numa emergência, que se não verificou, a substituição de um central por Morato ou até por Ferro, e na linha média Weigl é insubstituível e João Mario quase, por os restantes perderem a bola com muita facilidade, como se viu. Portanto, as substituições foram um fracasso e agravaram consideravelmente a já difícil situação do Benfica. Talvez o sérvio possa ser uma opção em Munique para substituir alguém que esteja esgotado.

A ida a Munique vai ser penosa porque o Bayern vai jogar com a mesma intensidade e infelizmente não vejo que o Benfica esteja em condições de os enfrentar durante noventa e tal minutos.

Há que esperar pelo próximo jogo interno para saber se esta senda de derrotas ou de empates vai continuar e ombrear com o que se passou o ano passado. O que vem destes três últimos jogos não augura nada de bom. Oxalá estejamos enganados.    

20 DE NOVEMBRO DE 2021

Sem comentários: