segunda-feira, 19 de setembro de 2011

BENFICA E PORTO EMPATADOS NA FRENTE






SPORTING E BRAGA JOGAM HOJE
Benfica vence Académica por 4-1 e iguala líder F.C. Porto

Ontem o Porto empatou em Aveiro contra o Feirense e o Benfica na Luz ganhou à Académica. Enquanto o Benfica vai dando sinais de que está gradualmente a subir de produção, sem contudo ter resolvido alguns problemas, o Porto dá a nítida sensação que tarda a reencontrar-se e, mais do que a sensação, a certeza de que sem Hulk é outra equipa. Com menos soluções e com dificuldade em chegar ao golo.

O Feirense poderia por várias vezes ter marcado, principalmente no primeiro tempo, mas também no segundo, o mesmo se passando com o Porto, mas só na segunda  parte. Em todo o caso, as perdidas do Feirense são mais “escandalosas” do que as do Porto, mesmo levando em conta a de Varela.

Houve uma grande penalidade que ficou por marcar, falta clara de Belluschi sobre Diogo Cunha, falta que os comentadores afectos ao Porto consideraram duvidosa. O árbitro resolveu ao contrário: deu amarelo ao jogador do Feirense por simulação. Se a moda pega, nunca mais um avançado quer ser derrubado na área do Porto…

Praticamente no fim do jogo, James foi expulso por agressão a Rabiola, numa atitude que indicia nervosismo e muita ansiedade.

No jogo da Luz, assistiu-se, na primeira parte, a uma partida equilibrada, mas com supremacia benfiquista, não somente pelas situações criadas, mas por ter sabido reagir de pronto ao empate da Académica.

Mais uma vez o Benfica sofreu um golo de bola rematada na cabeça da área – aliás, um excelente remate e um belo golo, de Danilo – tal como na quarta-feira passada havia sofrido contra o Manchester United. Ou seja, apesar de haver mais gente na linha média do que nos anos anteriores, continua a faltar alguém que impeça a recepção da bola e o remate livre de adversários. Logo a seguir ao golo da Académica numa daquelas suas típicas jogadas, Nolito, quando parecia que ia perder a bola, passou por vários adversários e rematou de pronto mal se enquadrou com a baliza, fazendo o segundo golo do Benfica.

Jesus deixou ficar no banco Javi Garcia, Gaitan e Aimar e deu a titularidade a Bruno César, que logo aos 26 minutos marcou um excelente golo, a Matic, melhor a defender do que a passar, e a Saviola.

Na segunda parte manteve-se o 2-1 até à entrada de Aimar aos 71 minutos. Dez minutos depois fazia o 3-1, de cabeça, a centro de Gaitan, que entretando entrara, na sequência de uma saída em falso de Peiser, guarda-redes da Académica. Já no tempo de compensação, Nolito, a passe de Aimar, isolou-se e à saída de Peiser não falhou. Com este é quarto golo que marca na Liga, igualando Cardozo.

Logo à noite se verá se o Porto e Benfica ficam sozinhos na frente até domingo ou se o Braga se junta a eles. Depois da excelente vitória em Birmingham, para a Liga Europa, o Braga é claramente favorito em Guimarães, hoje, ao fim da tarde.

O Sporting fecha a jornada em Vila do Conde, contra o Rio Ave. Depois da vitória na Suíça, contra o Zurique, também para a Liga Europa, não falta quem no comentário desportivo augure um grande futuro ao Sporting. Aliás, foi digno de se ouvir o relato do jogo de Zurique na Antena 1. Até se supunha que era o Barcelona que estava a jogar, tal o entusiasmo do locutor. Depois, à noite, na TV, viu-se que, afinal, o Sporting teve alguma sorte: se as bolas que o Zurique mandou ao poste e à trave tivessem entrado, o resultado teria sido bem diferente. E a conversa dos comentadores e relatores também. Vê-se que o Sporting tem boa imprensa…Mas nem sempre lhe será útil. Por exemplo, a insistência nas questões de arbitragem – realmente inexistentes ou de diminuta influência – só servem para desresponsabilizar a equipa. O guarda-redes do Sporting, este ou qualquer outro, tem de perceber que não pode apanhar a bola com a mão, quando ela lhe é passada por um colega ou quando a toque de um colega a agarra com a mão para tirar vantagem na sua reposição em jogo. Tem de perceber isto… a menos que obtenha uma autorização especial, como aqui há uns anos se dizia o Vítor Baía ter para jogar a bola com a mão fora da área.

No futebol internacional, destaque para a derrota de Mourinho contra o Levante, por 1-0, para a copiosa vitória do Barcelona por 8-0 contra o Osasuna e do Manchester contra o Chelsea por 3-1. Num jogo com muitos casos – os dois primeiros golos do United – e com falhanços incríveis, como a gp marcada por Rooney, e o remate de Torres com a baliza aberta, fica quase a certeza de que vai ser muito difícil a Villas-Boas encurtar a diferença que já o separa da equipa de Ferguson.

Sem comentários: