sexta-feira, 20 de maio de 2016

BENFICA: ALERTA VERMELHO


 
NÃO HÁ MILAGRES
 
Resultado de imagem para imagens  da Benfica SAD

 

Que os benfiquistas não tenham ilusões: no futebol não há milagres. Ganha o melhor. Se as notícias que têm vido a público se confirmarem, nem que seja apenas em 50%, o Benfica perderá a hegemonia que, a duras penas, recuperou no futebol português e será de novo remetido para uma zona de penumbra durante vários anos.
 
Agora que o Benfica está na crista da onda e muito provavelmente se prepara para festejar outro título é que importa dizer as coisas. Depois, quando já não houver remédio, não vai faltar quem fale.
 
Então, é bom que se diga que não há estrutura, nem equipa técnica que possa tornar vitorioso um plantel sem classe. E é isso o que acontecerá se o Benfica vender Ederson, Jardel, Lindelöf, Renato Sanches (este já vendido), Talisca, Jonas e Gaitan. Se nada for feito para impedir a “sangria” do plantel de nada adiantarão os protestos posteriores. Aliás, a primeira vítima deste processo será Rui Vitória. Como sempre é o treinador quem pagará as asneiras da direcção já que esta, infelizmente, arranjará sempre maneira de sair incólume pelo menos perante uma parte dos adeptos.
 
Se há eleições no Benfica, os sócios têm de saber que garantias oferece a actual direcção de manter a estrutura base da equipa. Se os sócios nada exigirem, se acreditarem em milagres, perdem toda a legitimidade para protestar mais tarde.
 
Há aqui vários aspectos que não podem deixar de ser analisados, sob pena de nos iludirmos a nós próprios. O primeiro a ter em conta, ou melhor, a não ter em conta é a opinião dos comentadores do Benfica na B TV. Ninguém se fie no que eles disserem sobre a venda de jogadores. Eles são empregados do clube, logo veicularão a tese que o “patrão” quer fazer vingar entre os associados. Em segundo lugar, se os jovens jogadores forem vendidos, como, de resto já foram, André Gomes, Ivan Cavaleiro, João Cancelo, Bernardo Silva e Renato Sanches, como pode a direcção do Benfica continuar a afirmar que aposta na formação? Se apostasse manteria estes jogadores no clube, pelo menos durante três anos, vendendo-os depois de terem “retribuído” desportivamente a formação que tiveram.
 
A terceira questão que tem de ser abordada com toda aa crueza é a seguinte: a vitória no campeonato que acaba de findar beneficiou do contributo decisivo de Ederson, Lindelöf, Renato Sanches e Jonas. Sem eles o Benfica, muito provavelmente, não teria sido campeão!
 
Depois é preciso ter em conta o que se está a passar com os principais adversários. Comecemos pelo Sporting: Bruno de Carvalho, merece-nos como adversário e no modo como põe em prática essa adversidade todos os adjectivos com que ao longo destes três últimos anos aqui tem sido mimoseado. Mas nada disso impede que se diga que ele ama o Sporting, que tem pelo seu clube uma verdadeira paixão, fazendo tudo o que está ao seu alcance para o guindar ao lugar cimeiro do futebol português. É na execução dessa sua política de defesa dos interesses do Sporting que se deve analisar a sua luta contra os fundos e contra os empresários. O Sporting não vai vender os seus jogadores chave já que ninguém pagará por eles a cláusula de rescisão por que estão contratados. Foi essa a promessa que ele fez a Jesus e vai cumpri-la. Disso ninguém tenha dúvidas. É nesse contexto que deve ser entendida a renovação de Jesus. A renovação que hoje foi assinada apenas quer dizer  que está garantida por mais um ano a estadia do treinador e a sua saída após esse ano. Escusado será dizer que, no ano em que ainda se vai manter no Sporting, Jesus tudo fará para se sagrar campeão.

Por outro lado, o patrocinador do Porto (MEO) tem todo o interesse em ter um Porto ganhador, sob pena de perder rios de dinheiro com o seu patrocínio. Portanto, tudo fará para apoiar o Porto e tentar levá-lo à vitória. Em conclusão: é contra esta concorrência que o Benfica vai ter de lutar na próxima época.
 
Assim, se os referidos jogadores  do Benfica, e eventualmente outros, forem vendidos, os sócios e adeptos têm o direito de saber, sem subterfúgios, a quem pertencem esses jogadores. Como se explica que uma equipa que tanto facturou durante a época se veja forçada a desfazer-se em dois meses da equipa campeã?
 
Finalmente, uma palavra para Rui Vitória. Que Rui Vitória ponha “os pés à parede” e recuse o desmembramento da equipa. Hoje, o Benfica precisa mais do Rui Vitória do que o Rui Vitória do Benfica. Por isso deve impor-se. Se nada fizer, se aceitar disciplinadamente o que lhe quiserem impor pode ter a certeza de que será ele dentro de poucos meses a “pagar a factura”. Ninguém então se lembrará dos 88 pontos somados neste campeonato, dos golos que a equipa marcou, das vitórias que alcançou. Do que toda a gente se lembrará é do que então estiver a acontecer!
 

6 comentários:

Pazevedo disse...

Camarada, não é com adeptos ou sócios como tu que ganhamos...vai deitar mau olhado para outros sítios e deixa quem percebe disto tratar do assunto. Dispensamos adeptos como tu...vai de retro

Anónimo disse...

Parece que estou a ler um "post" do ano passado!!!
Pensava que já tínhamos deixado as histerias para trás depois das lições deste ano.
O benfica até reduzir/acabar com a dívida nunca poderá aguentar jogadores pois não é capaz de assumir massas salariais compatíveis com as oferecidas pelos grandes de outras ligas. A nossa única esperança é vendermos muito e rápido para chegarmos a essa situação.
E aí começar a transferir custos hoje aplicados em pagamentos de dívida para suportar massas salariais.
Com a actual política penso que dentro de 3 anos o trabalho estará feito...

Anónimo disse...

Não tenho propriamente opinião sobre o que é disto neste post, mas tenho sobre a capacidade crítica dos comentadores anteriores: imitam muito bem os carneiros.Até parecem brunosdecarvalhistas.

ALM disse...

Não é isso que eu vejo nos comentadores da BTV. Nunca os ouvi afirmar nada que já não fosse notícia na comunicação social, e até sublinham isso.ler mais nada.
Pelo que li até aí, parece-me que não vale a pena

Pazevedo disse...

Estas enganado...primeiro é pena não teres opinião, enfim, logo aí se vê o que és depois não preciso estar anônimo para comentar o que quer que seja e por fim para criticar não o Benfica não contem comigo, não quando foi o Vale Azevedo presidente quanto mais
agora por podes estar à vontade quanto à carneirada pois os que berram contra o nós são os maiores carneiros, se estás incluído ou não é problema teu mas aguentamos bem convosco...meeeeeee,meeeeee

Anónimo disse...

Pazevedo acha que um nick internético o torna menos anónimo que eu. Ora, eu continuo sem saber quem ele é e ele, mesmo que eu lhe desse o meu nome, ficaria na mesma. Não é o nome que nos torna mais ou menos destituído.

Claro que não tenho opinião. Não estou por dentro das motivações e limitações orçamentais de Vieira, e eventualmente terá razões para a sangria que aqui se descreve e que, por outro lado me parece um termo adequado.

Em anos anteriores, Vieira tem conseguido resolver a solução a contento, o que me faz dar-lhe algum benefício da dúvida. Por outro lado, como diz o outro,"atravessar a auto-estrada a correr pode resultar, mas é estúpido". Galopa Vieira a auto-estrada de uma berma à outra? Pois que não sei.

Pazevedo sabe isso tudo e ainda mais. Sabe muito, mas não criticou Vale e Azevedo, além dos roubos, responsável por muitos e bons anos de mediocridade dos resultados do Benfica.

Pior que ser carneiro de Vale Azevedo que assaltou o Benfica e a sua história
é poder saltar do rebanho para a manada, sem pensar, sem capacidade crítica, e promovido a animal que não faz mé mé. O Benfica não aguentou bem convosco, perdeu e humilhou-se anos atrás de anos.