segunda-feira, 17 de janeiro de 2011



APESAR DE NÃO SE TER EMPENHADO MUITO

A ideia com que fica qualquer pessoa que tenha visto jogo – e que atribua à Sport TV a importância que ela tem no comentário desportivo: zero! – é a de que o Benfica ganhou bem o jogo e poderia ter ganho por mais, principalmente enquanto a Académica jogou com onze.
Houve incríveis oportunidades falhadas, que se tivessem sido concretizadas teriam arrastado a equipa para uma exibição demolidora, porventura até mais consistente que muitas da época passada.
As bolas não entraram, por falta de eficácia do Benfica, e a equipa, a partir do momento em que passou a jogar contra dez, achou que mais tarde ou mais cedo marcaria mais vezes, tal a facilidade com que chegava à baliza contrária.
Assim não aconteceu e, sem nunca ter tremido, nem nada que se assemelhe, o Benfica sentiu um pouco chegar aos últimos dez minutos apenas com um golo de diferença. Porque, toda a gente sabe, quão fácil é numa qualquer bola perdida ou até num bom contra-ataque sofrer um golo.
É natural que a equipa não estivesse na parte final tão fresca quanto tem estado, embora a principal razão para um certo esmorecimento tenha muito mais a ver com a redobrada cautela em não sofrer um golo do que com qualquer tipo de cansaço.
É também verdade que um ou outro jogador pode não estar agora tão bem quanto esteve no princípio da época, mas isso, a ser verdade, só se passa com aqueles que iniciaram a época em grande forma, como Carlos Martins. Os demais estão agora muito melhor.
O árbitro não esteve bem. Toda a gente sabe que este árbitro raramente está bem. Mais difícil é saber, porque tal acontece, embora também se saiba que a principal razão para as suas falhas seja a incompetência.
O golo do Benfica pode ter sido irregular. Com a imagem parada percebe-se o que se passa. Com a bola corrida parece normal. Indesculpável, porém, é o cartão amarelo a Coentrão em vez da marcação de uma grande penalidade. E uma outra grande penalidade que ficou por marcar, por mão dentro da área de um jogador da Académica.
De qualquer modo, o árbitro nada tem a ver com a vitória do Benfica, nem tão-pouco com a escassez do resultado. Com a eficácia que tem demonstrado nos últimos jogos, o Benfica teria ganho por vários, sendo para o efeito irrelevante a actuação do árbitro.

Sem comentários: