domingo, 23 de janeiro de 2011

BENFICA: ESPECTÁCULO NA LUZ




NINGUÉM JOGA ASSIM EM PORTUGAL

Grande espectáculo na Luz. É provável que a equipa não tenha em todos os jogos a mesma consistência defensiva, mas o seu nível exibicional, aquele que o adepto gosta, é igual ou mesmo superior ao do ano passado.
O jogo de hoje, disputado pelas duas equipas com grande intensidade, foi um grande espectáculo de futebol. O Benfica foi indiscutivelmente muito mais vistoso do que o Nacional, tendo construído ao longo do jogo grandes oportunidades que não concretizou. Mas o Nacional jogou sempre com o mesmo entusiasmo, nunca se entregou, como algumas equipas fazem, principalmente em certos campos.
Mais uma vez o árbitro não assinalou um penalty daqueles que só ele não viu, em jogada da qual, aliás, resultou o primeiro golo do Benfica.
Na segunda parte, o Benfica, apesar de ter sofrido dois golos, quando ganhava por 3-0, foi ainda mais espectacular do que na primeira até ao primeiro golo do Nacional.
O primeiro golo do Nacional surge de bola parada - mais um esta época - e o segundo resulta de o Benfica não ter compreendido o modo como, a partir do primeiro golo, o Nacional se dispôs em campo. Certamente entusiasmados com a exibição que estavam fazendo, os jogadores do Benfica continuarem a jogar como até aí, com a intenção de dilatarem o resultado – o que poderia obviamente ter acontecido – sem se terem dado conta que o Nacional estava a jogar com a equipa partida, com muita gente na frente, tornando difícil a neutralização de qualquer jogada de contra-ataque, resultante de uma perda de bola do Benfica. E foi o que aconteceu. Sempre com a equipa muito balanceada no ataque, sem preocupação em guardar o resultado, o Benfica sofreu o segundo golo.
Mas não chegou a tremer, aliás, qualquer resultado que não fosse a vitória por vários golos seria sempre uma grande injustiça. E exactamente porque a confiança era muita, Jara pôs ponto final à questão com mais um golo.
A vitória por 4-2 não espelha completamente a verdade do jogo: o resultado poderia ser mais dilatado, mas faz jus à competitividade que o Nacional pôs em campo. E é quase certo que os adeptos do Benfica preferem estes jogos entusiasmantes, jogado por muitos artistas, com belas jogadas, do que aquele “joguinhos” em que se ganha por 1-0, sempre com a equipa muito contida para não ter surpresas.
Concluindo: está visto que não há penalties a favor do Benfica por mais descarados que sejam. Com o de hoje, já são nove os que ficaram por marcar. Em contrapartida, nos jogos do Porto nunca há dúvida, quando algo se assemelha a uma falta dentro da área adversária. É penalty!
E assim já lá vão três jogos por 1-0, todos ganhos na transformação de grandes penalidades mais que duvidosos: foi assim na Figueira da Foz contra a Naval; foi assim no Porto contra o Setúbal; e hoje em Aveiro contra o Beira-Mar!

Sem comentários: