segunda-feira, 17 de março de 2014

SPORTING GANHA EM OFFSIDE


 

PORTO ARREDADO DO TÍTULO
 
Sporting derrota FC Porto com golo em fora-de-jogo

 

O jogo de ontem à noite entre o Sporting e o Porto terminou com a vitória dos leões com um golo de Selimani marcado em fora de jogo.

Na primeira parte o Porto foi francamente melhor, apesar das debilidades que a equipa continua a apresentar. Nesse período Quaresma foi indubitavelmente o melhor elemento em campo, mas nem sempre devidamente acompanhado pelos colegas de equipa, nomeadamente Varela, que continua muito aquém das suas capacidades.

Nesse mesmo período o Sporting foi fazendo o que pôde, que foi muito pouco, já que nem um único remate fez à baliza dos portistas. Aparentemente o Sporting não tem equipa para ocupar o segundo lugar ou então, a ocupá-lo, deveria estar muito mais distanciada do primeiro classificado, já que é muito grande a diferença de qualidade entre ambos.

Na primeira parte o árbitro exagerou no amarelo a Danilo cuja entrada, em falta, sobre o avançado do Sporting não justificaria aquela punição.

Na segunda parte, o Sporting, sem ter feito uma grande exibição, conseguiu numa primeira fase equilibrar o jogo e depois superar o adversário, a partir da marcação do golo. O Porto caiu bastante relativamente à primeira parte, principalmente por Quaresma ter quebrado fisicamente. E também em consequência dos efeitos psicológicos resultantes da lesão de Helton.

Nesta segunda parte, o árbitro cometeu um erro grave ao validar o golo do Sporting obtido em fora de jogo, à semelhança de outros de que esta época tem beneficiado. Mas há também uma jogada, em que na sequência da marcação de um canto, Jackson é rasteirado por Adrien, sendo absolutamente irrelevante do ponto de vista das leis do jogo o local onde aa bola na altura se encontrava. Não importa também saber se em circunstâncias semelhantes os árbitros marcam ou não penalty, o que importa é saber o que manda a lei. E a lei manda marcar penalty naquele caso. E importa também saber que o Sporting, que demagogicamente tanto se queixa das arbitragens, voltou a ganhar um jogo muito importante por favores da arbitragem.

Os comentadores sportinguistas exultaram mais uma vez com a prestação de Wilson Eduardo. Trata-se de uma apreciação manifestamente exagerada. Em primeirto lugar, o jogador em questão não é elegante a jogar, o que logo denuncia as suas fragilidades técnicas, depois é muito faltoso e terceiro lugar falha passes com muita frequência. É, de facto, um jogador combativo, que ocupa bem o seu espaço, mas está ainda muito longe de ser um grande jogador.

Finalmente, Pedro Proença voltou a exagerar na punição a Fernando cuja conduta, embora incorreta, por provocação de Montero, não merecia punição tão severa.

 

Sem comentários: