terça-feira, 1 de março de 2011

AS LIGAS PORTUGUESA E ESPANHOLA



SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

Em Portugal, nos últimos anos, apenas duas, às vezes três equipas têm lutado pelo título até ao fim. E nem sempre têm sido as mesmas: a maior parte das vezes tem sido o Porto, outras o Sporting, outras ainda o Benfica e ano passado o Braga.
Mas a vitória, se se exceptuar o ano em que o Boavista foi campeão, tem cabido apenas a três: ao Porto, ao Sporting e ao Benfica.
Abaixo destes há aquilo a que se poderia denominar uma classe média relativamente estável, que luta por um lugar nas provas da UEFA. Há variações, mas o Braga, o Guimarães, o Paços de Ferreira, o Nacional, o Marítimo, às vezes o Leiria, constituem o essencial deste núcleo, sem prejuízo de alguns deles já terem descido de divisão.
Daí para baixo, as equipas lutam para não descer.
Na Espanha, nos últimos anos, tem-se cavado um fosso entre as duas principais equipas – o Real Madrid e o Barcelona – e as restantes, nomeadamente as que constituem a tal “classe média”, composta por um núcleo bem mais forte e variado.
A questão que se põe é saber se em Portugal se está a caminhar para uma situação semelhante, em que apenas dois clubes dominam a luta pelo título, ou se a situação este ano vivida é excepcional e irrepetível.
As eleições no Sporting vão dar certamente uma resposta importante a este problema, dependo dessa resposta muito do que o Sporting vai ser no futuro próximo.
Em Espanha há cada vez mais a convicção de que apenas duas equipas podem lutar pelo título. Esta situação é altamente negativa para a competitividade do campeonato e tende, pelo própria forma como se distribuem as verbas da televisão, a agravar ainda mais o fosso entre aquelas duas e as demais.
A verdade é que este ano há alguma semelhança entre o que se passa nos dois países. Com uma grande diferença: enquanto as duas equipas espanholas estão na Liga dos Campeões, lutando pela vitória, as duas portuguesas estão na Liga Europa, também a lutar pelo título.
Todavia, enquanto em Espanha o Barcelona joga melhor e vai à frente com sete pontos de avanço, em Portugal quem joga melhor, desde há muito tempo, é Benfica que vai em segundo com oito pontos de atraso.

Sem comentários: