quinta-feira, 10 de março de 2011

O BENFICA, O BRAGA E O FUTURO



O PRÓXIMO JOGO

É preocupante para qualquer benfiquista que o Estádio do Braga desde há dois anos se tenha transformado num local hostil para o Benfica. E é preocupante, porque Braga, à semelhança de tantas outras cidades do país, sempre teve, como primeiro clube, o Benfica.
Esta é uma questão que não pode ser descurada nas suas causas nem nas suas consequências. As causas são conhecidas: está em curso, a partir de cima – pelas cúpulas – a tentativa de "satelizar" o antigo e muito nobre Sporting Clube de Braga por um outro clube com o qual sempre manteve uma grande rivalidade e até uma indisfarçável animosidade.
Essa tentativa de “satelização” decorreu, antes de mais, da presença na direcção do clube de um adepto do tal clube rival e depois, por via dele, do empréstimo de jogadores e da contratação de treinadores provenientes de uma “cultura” que nada tem a ver as tradições bracarenses.
A criação artificial de conflitos, quer por alguns jogadores (os tais que pertencem a outro clube), quer pelos treinadores, com vista ao fomento de um clima de hostilidade e a própria infiltração nas claques bracarenses de elementos afectos a outro clube, que para lá levaram algumas das suas práticas habituais, até então completamente desconhecidas em Braga, têm contribuído para cavar um fosso que nunca existiu.
O Benfica tem de estar atento a este fenómeno. Tem de atacar os provocadores, em actos isolados, mas não pode, nem deve, no seu próprio interesse, confundir a parte com o todo.
O Braga, o Sporting Clube de Braga, bem como a cidade, devem continuar a merecer todo o apoio e carinho dos benfiquistas e estes tudo devem fazer para tornar conjuntural uma situação que, infelizmente, já se prolonga há mais de dois anos.
Hoje à noite, o Benfica joga, como noutras vezes já aconteceu este ano, uma grande parte da época. Afastado que está da vitória do campeonato, embora deva continuar a lutar por ele, aos benfiquistas não bastará a presença na final da Taça da Liga e a eventual presença na final da Taça de Portugal. O Benfica tem de continuar na Liga Europa. E certamente o vai conseguir se houver uma gestão adequada do esforço físico dos principais jogadores.

Sem comentários: