quinta-feira, 31 de março de 2011

OS JOGOS DA SELECÇÃO



AS INDEFINIÇÕES DA EQUIPA NACIONAL


A selecção portuguesa fez dois jogos de preparação, um contra o Chile, no sábado, e outro contra a Finlândia, na terça, e a conclusão que imediatamente se retira é a de que os pontos fracos da selecção se mantêm inalteráveis, seja por falta de jogadores para certas posições seja por o seleccionador já ter decidido que há jogadores que não são seleccionáveis.

Contra o Chile, equipa que fez um bom Mundial - e que poderia inclusive ter chegado mais longe não fora a desconcentração que antecedeu e seguiu ao primeiro golo da Espanha – a selecção portuguesa não foi além do empate. Na baliza Rui Patrício substituiu Eduardo, mas nem um nem outro estão em grande forma. Porventura muito por causa da situação vivida no Sporting, Rui Patrício está longe de oferecer a mesma segurança que noutras ocasiões já exibiu. O golo que sofreu, de livre, marcado de muito longe, embora não tivesse sido aquilo que se pode considerar um "frango", também está muito longe de constituir um remate indefensável.

No jogo contra a Finlândia, equipa muito mais fraca do que o anterior adversário, a selecção venceu por dois zero, com golos do estreante Ruben Micaelis. Mas até poderia ter marcado mais vezes,não fora Paulo Bento persistir em colocar Hugo Almeida na frente do ataque.

De facto, Almeida não é nem nunca será um jogador de selecção, mesmo tendo em conta a escassez de pontas de lança do futebol português. Postiga, apesar de tudo um pouco melhor, também fica muito aquém do desejável pelos inúmeros golos que falha. Paulo bento não quer convocar Liedson, sem dúvida o melhor de todos, certamente porque não dá garantias de poder jogar o Europeu e também por o seleccionador o conhecer melhor que ninguém e não ter, seguramente, uma ideia muito positiva a seu respeito. Mas há João Tomás, que tem feito uma excelente época, e é hoje, sem dúvida, o melhor “centro-avante” do futebol português. Quaresma, mais uma vez demonstrou que é um jogador vulgar, sem técnica, com pouco sentido do colectivo e que cada vez que vai à selecção, além de não lhe trazer nada de novo, apenas serve para irritar os adeptos.

Compreende-se igualmente mal a “dança dos centrais” na equipa de Paulo Bento: afinal quem forma a dupla? Ou será que os jogadores de Mourinho têm na selecção um estatuto especial. De facto, o treinador do Real Madrid não hesita em pôr a jogar, em jogos importantes, Ronaldo, mesmo em deficientes condições físicas e até em prejuízo da sua integridade física, mas já é capaz de fazer pressão, com a força que se viu, para que ele não jogue na selecção. E com Ricardo Carvalho, algo parecido.

Isto com Scolari era impensável, porque Scolari era independente e só tinha como equipa a selecção. Portanto, é de esperar que esta situação, que não é nova, não volte a repetir-se, sob pena Paulo Bento de ficar sob suspeição de protecção a certos clubes que é exactamente aquilo que um seleccionador nacional menos precisa.

Sem comentários: