terça-feira, 22 de março de 2011

JUNTO AO PORTO: AGRESSÕES, ARBITRAGENS E O RESTO


A GARANTIA DA IMPUNIDADE

Poucos dias depois de Gomes da Silva ter sido agredido no Porto, por gente que lhe comunicou estar ligada ao FC Porto, e depois de muitos ataques ao autocarro do Benfica nas deslocações ao norte, ontem, a seguir ao jogo em Paços de Ferreira, o autocarro da comitiva benfiquista e o carro do presidente do clube foram violentamente atacados na autoestrada, perto do Porto, com um saco de pedras lançado de um viaduto.
Coincidência ou não, ligados directamente ao FCP, mais concretamente aos seus dirigentes, há uma série infindável de ataques contra os mais diversos intervenientes no fenómeno desportivo, que Pacheco Pereira enumerou no Público, e depois no seu blogue, e que toda a gente ligada ao futebol conhece, tendo todos eles como denominador comum a impunidade.
É ao abrigo dessa impunidade que se compram árbitros, que se adulteram resultados desportivos, que se pressionam ou agridem jornalistas, que se ameaçam adversários, que se espancam autarcas, que se manipulam jogadores, enfim, que se faz tudo o que de mais podre – e até criminoso – existe no futebol português.
Dos que já foram condenados pela justiça desportiva, Pinto da Costa é sem dúvida o nome mais frequentemente relacionado com tudo o que há de negativo no futebol português. Todavia, como continua a contar com a impunidade da justiça civil, não obstante as provas que contra si têm sido carreadas, ele permite-se não se demarcar nunca da violência, mas antes apoiá-la e favorecê-la com a sua linguagem agressiva e insultuosa, como ainda há dias voltou a fazer, a propósito da agressão a Gomes da Silva.
Enquanto a justiça portuguesa, que não pode ser a do Porto, como já se viu, não apanhar o verdadeiro autor moral de todos os crimes e batotas que têm ficado impunes no futebol português e em comportamentos a ele ligados, nunca vai haver paz no desporto português e muito menos competição séria.
O clima instalado é tal, novamente, que os diversos intervenientes do futebol, sentindo em causa a sua profissão e o seu emprego, abstêm-se de fazer comentários adversos contra o “poder”.
Um exemplo simples: no domingo passado, a Académica foi claramente prejudicada pelo árbitro quando este fez que não viu um penalty, por mão na bola, de um jogador do Porto. O treinador da Académica sempre tão violento contra os árbitros calou-se. Calou-se e tem boas razões para isso, porque ele sabe que, sendo hoje a Académica uma equipa dependente do Porto (aquilo que em política se chamaria um satélite), se falar contra quem lá manda fica sem emprego.
A diferença de actuação dos agentes desportivos relativamente a factos que digam respeito ao Porto e ao Benfica é evidente: ainda ontem o treinador do Paços de Ferreira, ridiculamente, criticou a arbitragem do jogo entre a sua equipa e o Benfica, por, segundo ele, não se justificar a marcação de um penalty do qual resultou o primeiro golo do Benfica. Crítica ridícula, pois, como se viu, se crítica havia que fazer à arbitragem era a oposta: por não ter expulsado dois jogadores do Paços: o que agrediu Javi Garcia e o que agrediu Jara com dois socos.
Pois bem, as críticas de Rui Vitória foram feitas a quente…e a frio. De facto, ele criticou o árbitro na flash interview e mais tarde, na sala de imprensa, mais de meia hora depois do jogo. E embora não tenha razão nenhuma, ele está à vontade porque sabe que do seu comportamento nada de mal lhe vai acontecer. Pelo contrário, até pode sair beneficiado, se houver quem valore positivamente o seu comportamento no confronto Porto-Benfica.
E ainda se vai ver como acaba a “novela” com o Marítimo. Se o Kleber acabar por vir para o Porto, é porque o presidente do Marítimo resolveu ser “prudente” … alguém certamente lhe terá recordado o que aconteceu a certos outros clubes cujos presidentes ousaram desafiar o “poder”.
Neste rol de poucas-vergonhas impossível não aludir também ao que se passa com os estatutos da Federação que, mais uma vez, não foram aprovados, por quem não quer de nenhuma maneira perder o controlo da arbitragem… E para assegurar este objectivo, vale tudo!
Há uma teia muito complexa e urdida desde há muitos anos que corrói o futebol português. Enquanto essa teia não for varrida, tudo continuará como até aqui!

Sem comentários: