sexta-feira, 4 de março de 2011

PAÇOS DE FERREIRA NA FINAL DA TAÇA DA LIGA


REAL MADRID E BARÇA GANHAM EM ESPANHA

O Paços de Ferreira, equipa sensação da Liga Sagres, ganhou na Madeira, ao Nacional, por 4-3.
Foi um jogo emotivo, característica dos jogos a eliminar numa só partida, em que o Paços esteve sempre por cima, apesar da réplica generosa do Nacional. Na segunda parte, a equipa de Paços de Ferreira não foi apenas mais eficaz, foi também mais dominadora, salvo nos instantes finais em que o Nacional, depois de ter reduzido a desvantagem para 3-4, num penalty mal assinalado, passou a actuar em jogo muito directo, tentando tirar partido da inferioridade numérica da equipa visitante.
No próximo dia 23 de Abril defrontará o Benfica, em Coimbra, na final. Embora numa final as “chances” de vitória estejam sempre muito repartidas, tudo vai depender das “frentes” em que, nessa altura da época, o Benfica ainda estiver envolvido.
Se o Benfica continuar a jogar ao domingo e à quarta, às vezes à quinta, é natural que as legítimas esperanças do Paços sejam maiores. É que, contrariamente ao que dizem certos comentadores apressados, tipo Rui Santos, em Portugal nota-se porventura mais do que noutras ligas, mais fortes, o cansaço provocado pelos jogos a meio da semana, não porque as grandes equipas portuguesas sejam diferentes das outras que, noutros campeonatos, jogam habitualmente dentro desse ritmo, mas porque, em Portugal, somente algumas, muito poucas, jogam com relativa regularidade a meio da semana. A maioria não joga, enquanto na Inglaterra jogam todas. Logo, estão todas em igualdade de circunstâncias. Aqui não. Às vezes só uma ou duas têm de jogar. As outras normalmente não jogam. Por exemplo, o ano passado, o Braga, candidato ao título, fez toda a época de 2010 a jogar apenas de oito em oito dias e às vezes até com um intervalo maior, se havia jogos de selecção.
Na Liga espanhola, Barça mantém a diferença de sete pontos para o Real Madrid, depois da vitória em Valência por 1-0, com golo de Messi, e da vitória em casa do Real Madrid contra o Málaga por 7-0, com três golos de Ronaldo, dois de Benzema, um de Di Maria e outro de Marcelo.
Dizem em Espanha que Messi e Ronaldo são tão determinantes nas respectivas equipas que, se eles não tivessem jogado, seria o Villa Real e o Valência que estariam na frente da Liga. Conclusão obviamente estúpida, porque, se Messi e Ronaldo não jogassem, teriam jogado outros no seu lugar, ninguém podendo dizer quais teriam sido nesse caso os resultados do Barça e do Real.

1 comentário:

71460_5/8 disse...

E o Paços como está a fazer um bom campeonato ainda pode descansar mais na jornada precedente. Por isso o Benfica irá lutar contra um adversário mais fresco e com qualidade provada.

Mas este era o adversário que eu queria. Não porque seja o mais fácil. Até pelo contrário! Queria que o Paços chegasse à final porque é uma equipa independente e séria e que de certeza que irá ter uma atitude positiva! Assim espero não me enganar. Que para equipas satélites, e que quando perdem (só contra o Benfica que contra outros prestam vassalagem) só sabem provocar e sofrer de uma enorme dor de corno!