quinta-feira, 12 de abril de 2012

AINDA SOBRE O SPORTING E O CASO CARDINAL



AS AUTORIDADES DESPORTIVAS NÃO ACTUAM?
Paulo Pereira Cristóvão com mandato suspenso

A conversa agora é que o Sporting não tem nada com o que se passou. Não tem nada a ver? Essa agora, então o cavalheiro em questão actuou para favorecer quem? A Primus Lex ou o Sporting? E que funções é que ele desempenhava? Vice-Presidente!!! E actuou em que qualidade? Então não foi como dirigente do Sporting? Ou a gente do Sporting pensa que o sr. Pereira Cristóvão só responsabilizaria o clube se tivesse actuado ao abrigo de uma procuração? Não, o sr. Pereira Cristóvão actuou como representante do Sporting num assunto que interessava ao clube, embora de forma ilícita. Da mesma forma que o gerente de uma sociedade actuando como tal, ilicitamente, responsabiliza a socieddade pelos actos que pratica, sem prejuízo, obviamente, dos direitos da sociedade contra quem actuou em seu nome sem mandato.

Mas o que é preocupante é que as autoridades que detêm o poder disciplinar no futebol português não estejam também a actuar. Tanto mais que entre o eventual ilícito penal, de que se ocupa o Estado, e o ilícito desportivo vai um mundo de diferenças. Para haver punição desportiva não é necessário que haja punição penal.
O presidente da Liga até teve a desfaçatez de considerar que o que está em causa é um caso de polícia! Sim, é um caso de polícia e os casos de polícia ocorridos no contexto não têm relevância desportiva?

Este é, portanto, mais um teste ao futebol português. Ou continua na sua habitual podridão ou muda de rumo e age sem contemplações. A passividade existente e a muita areia que já estão a deitar sobre o assunto faz acreditar que, mais uma vez, nada se passará!

Sem comentários: