segunda-feira, 9 de abril de 2012

SPORTING VENCE DERBY EM ALVALADE

O BENFICA DIZ ADEUS AO TÍTULO
Uma vitória festejada por sportinguistas e portistas

SPORTING 1- BENFICA 0
Começando pelo princípio: foi uma má arbitragem. Com dualidade de critérios em lances semelhantes, sempre a favorecer o Sporting. Continuando aquilo que vem sendo prática corrente desde o início do campeonato, o Sporting é mais uma vez favorecido. Não se compreende por que razão o árbitro não assinala um grande penalidade no primeiro minuto de jogo e não pune disciplinarmente o jogador que a cometeu. Toda a gente viu o penalty, por que não o viu o árbitro? Essa a grande questão.

O que teria resultado da marcação dessa falta (que nem marcada foi – o árbitro inventou um canto numa bola tocada por Gaitan) ninguém sabe. O que se conhece foi o que aconteceu depois. À parte os primeiros cinco minutos de jogo, em que o Benfica esteve bem e até parecia estar a embalar para um grande jogo, o Sporting foi sempre muito superior.

O Sporting jogou contra o Benfica como tem jogado na Liga Europa desde que Sá Pinto está ao comando. De forma muito organizada, no meio campo e na defesa, esperando o adversário para depois em velocidade o bater, construindo boas jogadas de futebol em lances de ataque.

O Benfica que desde há cerca de dois meses tem estado em hibernação demonstrou mais uma vez que é uma equipa sem soluções. De bola corrida é uma lástima e mesmo de bola parada parece que desaprendeu tudo o que já soube.

Não vale a pena iludir a questão: as equipas de Jorge Jesus chegam ao momento crucial da época e claudicam nas várias frentes em que estão envolvidas. Mais uma vez se passou isso com o Benfica. Uma após outra, todas as grandes competições que realmente interessavam ao clube foram sendo perdidas – a Taça de Portugal, a Liga dos Campeões e o Campeonato. Ficou apenas a Taça da Liga a que alguns chamam a Taça da latinha de cerveja. De facto uma competição onde tanto interessa ganhar como perder.

Causou alguma estranheza que, perante uma equipa tão veloz como a do Sporting, que com Sá Pinto se tem especializado no contra-ataque, Jesus tivesse recuperado os dois centrais que têm estado parados, sabendo-se que um deles (Luisão) é muito lento. Por que não insistir na solução de Stamford Bridge, pelo menos parcialmente, se tanto Javi como Emerson haviam jogado tão bem? Depois é penoso ver Emerson a jogar a lateral esquerdo. O jogo do Benfica, que está sem ponta de criatividade, pára completamente quando a bola lhe chega aos pés e depois quase sempre anda para trás.

Na linha média Witsel está sem ideias ou o modo como o Benfica joga não lhe permite ter ideias. O parceiro do lado, Javi Garcia, fez hoje uma exibição para esquecer. Acontece, mas, de facto, foi má demais.

Na frente Gaitan continua sem chama. Bruno César bem se esforçou mas tudo lhe saía mal, principalmente as bolas paradas. E como o jogo não chegava a Cardozo nem a Rodrigo nem um nem outro puderam fazer nada.

As substituições também não resultaram. Djaló parece desintegrado na equipa ou mais justamente: a equipa como não tem soluções também não tem capacidade para o integrar. Nolito está numa fase má, tal como a equipa e nada lhe sai bem. Apenas Nélson Oliveira com a sua combatividade e técnica consegue trazer algum alento àquele apagado ataque.

Finalmente, o grande homem do Benfica: Artur -  a quem o Benfica deve não ter saído goleado de Alvalade.

O Sporting joga como uma equipa, com organização, com uma ideia de jogo que sabe pôr em prática e faz tudo isso com tanta naturalidade que até um ou outro elemento mais fraco passa despercebido tal a afinação do conjunto.
Por isso foi com justiça que ganhou. Um penalty,  daqueles que só são marcados nas ligas de segunda categoria, acabaria por ditar o resultado e a justiça do jogo.

Na equipa do Sporting, João Pereira continua a ser um jogador problemático. No jogo de hoje deveria ter sido expulso por duas agressões a Gaitan e por frequentemente se envolver em picardias inaceitáveis num profissinal de futebol.  Daí o perigo de o pôr a jogar na selecção…

Tudo visto e apreciado, tendo em conta o que se passou e não o que poderia ter-se passado, o Sporting venceu bem o derby de Lisboa, pecando o resultado apenas por escasso.

Com este Benfica – e este é o Benfica que todos temos visto depois de S. Petersburgo – o Braga tem todos os motivos para acreditar que ainda pode chegar ao segundo lugar.

ADITAMENTO

Sem alterar nada do que está acima escrito, como se poderá compreender que o árbitro tenha visto um pequeno toque de Luisão no pescoço de Wolfswinkel, que não chegaria para derrubar um velho nem uma criança, e não tenha visto uma escandalosa rasteira de Polga a Gaitan, cometida dentro da área? Que nem sequer tenha assinalado qualquer falta? Como se compreende que isto seja possível no futebol profissional dos nossos dias?

Sabe-se que o Sporting não aceita que lhe marquem dois penalties seguidos. Provavelmente também não aceitaria que lhe marcassem um no primeiro minuto de jogo. Mas terá sido só por isso que Soares Dias não marcou a falta? Hum…

Sem comentários: