sábado, 7 de abril de 2012

FCP VENCEU EM BRAGA

HUGO VIANA LIGADO À DERROTA DO BRAGA

Hulk embala dragões para o título e põe Braga em 'KO'


S.C. BRAGA - 0 - FC PORTO - 1

O Braga não ganhou na segunda volta nenhum dos confrontos decisivos contra os seus principais rivais, depois de na primeira ter perdido um e empatado outro. Entre os três da frente é o Porto que, no cômputo geral,  leva de longe a melhor com três vitórias e um empate.

No jogo desta noite, em Braga, poder-se-á dizer que no primeiro tempo o jogo foi repartido, apesar de o Porto ter tido as oportunidades de golo, todas negadas por Quim que fez a defesa da noite num grande remate de Hulk.

Na segunda parte, principalmente depois da marcação do golo, por Hulk aos 55 minutos, o Porto foi sempre superior sem nunca ter sido dominador. A segunda parte, aliás, começou com um falhanço espectacular de Hugo Viana que isolado rematou muito por cima da trave, o mesmo Hugo Viana que minutos mais tarde praticamente ofereceu o golo ao Porto, perdendo a bola numa transição numa altura em que a equipa estava toda balaceada para o ataque. Erro imperdoável do médio bracarense, que perto do fim do jogo repetiu a asneira acabando o golo por ser evitado com um corte de Douglão. Talvez por isso Hugo Viana não seja selecionável.

O Braga bem tentou, tanto pelo lado direito como por intermédio de Mossoró chegar ao golo, mas a defesa do Porto foi sempre suficiente para travar todas as investidas que, de resto, quase nunca criaram uma situação de verdadeiro perigo, salvo num cruzamento de Paulo César para Lima que Otamendi cortou no momento certo, embora tivesse tido a sorte do jogo pelo seu lado já que a bola que ia na direcção da baliza embateu em Helton. Mas não deixa, por isso, de ser um bom corte, já que sem ele Lima marcaria de certeza.

A defesa do Porto, nomeadamente o seu lado esquerdo, melhorou muito depois de Vítor Pereira ter tido a coragem de substituiu Álvaro Pereira por Sandro. O uruguaio fez uma enorme fita por ter sido substituído, tanto à saída do campo como já no banco de suplentes, mas isso não tira que essa não tenha sido uma das decisões mais acertadas do treinador do Porto. Álvaro Pereira já tinha um amarelo e estava a jogar mal. A probabilidade de ser expulso ou de fazer uma asneira era muita alta.

Esta noite o Porto a jogar em direcção à baliza adversária não foi muito diferente do que tem sido, mas a não deixar jogar o adversário foi muito bom. Houve da parte dos seus jogadores uma disponibilidade que frequentemente lhes tem faltado. Já o Braga esteve abaixo do que fez na Luz, por mérito do Porto e também por demérito de Hugo Viana.

Com esta vitória o Porto pode ter dado um passo definitivo para o título caso o Benfica perca ou empate em Alvalade. Mesmo que o Benfica ganhe, o Porto continuará com grandes chances de ser campeão, quanto mais não seja porque continua a defender apenas de si próprio. O Braga, pelo contrário, deve ter ficado arredado da luta pelo título e mesmo a luta pelo segundo lugar depende mais dos outros do que de si próprio.

A arbitragem de Olegário Benquerença esteve bem. Um ou outro erro de menor importância, mas certo nos lances mais difíceis do jogo, nomeadamente nos ocorridos perto das áreas.

Sem comentários: