terça-feira, 3 de abril de 2012

AS TAÇAS EUROPEIAS

O QUE SE PODE ESPERAR



A LIGA DOS CAMPEÕES – Na Liga dos Campeões o Benfica terá em Londres vida difícil. Em primeiro lugar, porque não pode contar com três dos quatro centrais do plantel. Isto supondo que Luisão vai aguentar. Já uma vez forçou – em Paris contra o PSG – e teve de ser substituído. Foi então substituído por David Luiz que fez a sua estreia no Benfica. Só que agora, para infelicidade do Benfica, David Luiz está do outro lado…

Este um contratempo de vulto. Por outro lado, também não é segredo para ninguém que o Benfica não passa um bom momento, apesar de sábado ter ganho ao Braga. A equipa tem oscilado, depois de um período francamente negativo. Contrariamente ao Chelsea que, tendo andado mal durante a parte anterior da época, tem recuperado a olhos vistos nestes últimos tempos, a ponto de Torres, que quase deixou de marcar golos desde que foi para Stamford Bridge, ter também recuperado e de que maneira.

Parece hoje evidente que a quebra do Benfica, mais do que quebra física, que também existe, é fundamentalmente devida à baixa de forma de Gaitan e de Rodrigo, sendo que este último,  desde S. Petersburgo nunca mais foi o mesmo. O Porto e o Braga (e também o Chelsea) bem podem agradecer a Bruno Alves o contributo que lhes prestou…

Todavia, a boa notícia é que tanto Gaitan como Rodrigo parecem estar recuperar. E no caso de Rodrigo isso é muito importante para o Benfica já que é ele que imprime dinamismo ao ataque com as suas mudanças de velocidade.

O grande problema do Benfica vai ser o de ter ir à procura do resultado. Se exagera, corre o risco de ver aumentada a diferença; se espera muito, pode deixar adormecer o jogo…Enfim, não vai ser fácil.

O Real Madrid tem a eliminatória garantida. Não haverá grande emoção, aconteça o que acontecer. Nem sequer Mourinho será notícia…

O mesmo se diga do Bayern de Munique que também já passou a eliminatória frente a um Marselha ainda mais fraco que o das fases anteriores. A curiosidade do jogo será saber se vai haver ou não goleada…

O Barcelona e o Milan vão certamente disputar o jogo mais emocionante e porventura mais espectacular da jornada. O resultado de Milão é traiçoeiro para o Barcelona. O Milan defende bem como se viu em S. Siro e se tiver a sorte de marcar, como aconteceu na fase de Grupos, já será muito difícil ao Barcelona reverter a situação…


LIGA EUROPA – O Sporting depois de um bom jogo em Alvalade, principalmente na segunda parte, pode ter deitado tudo a perder com o golo que sofreu no tempo de compensação. A vitória por 2-1 não é um bom resultado…

O Metalist tem uma boa equipa, com bons atacantes. A defesa pareceu mais fraca. Também não vai ser um jogo fácil para os leões.

O Sporting não pode tremer como aconteceu em Manchester e vai ter de marcar para passar…

Nos outros jogos vai haver incerteza em Hannover e talvez em Valencia. O sensacional Athletic de Bilbao em princípio passará depois do grande jogo que fez em Gelsenkirchen na sequência de resto dos que vem fazendo na Liga Europa e também na Liga Espanhola, apesar de não ocupar um lugar condizente com a categoria do seu futebol.
Enfim, amanhã se vai começar a saber como é que esta fase terminará...

Sem comentários: