sábado, 9 de junho de 2012

COMEÇOU O EURO 2012




RÚSSIA GRANDE SELECÇÃO, GRÉCIA EM GRANDE



POLÓNIA 1- GRÉCIA - 1
La tapada Rusia se exhibe y deja la huella de la Euro'2008


No jogo de abertura do Euro 2012, a Polónia empatou em Varsóvia com a Grécia, num jogo emotivo e mal apitado pelo espanhol Velasco Carballo.

A Polónia começou bem e depois de ter ameaçado marcar num cruzamento da direita, acabou por fazê-lo pouco depois, igualmente num cruzamento, por Lewandowski. Passavam dezassete minutos do início do jogo. A partir daí a Polónia, que só voltou a ter mais uma oportunidade, pareceu satisfeita com o resultado. E mais satisfeita terá ficado quando, sobre o intervalo, Carballo expulsou inexplicavelmente Papastathopoulos, a quem minutos antes havia mostrado um cartão amarelo num lance perfeitamente legal. E mais confiante ainda terá ficado quando o árbitro espanhol não marcou uma grande penalidade numa jogada em que a bola foi desviada do seu trajecto com a mão por um defesa polaco.

Na segunda parte, a Grécia renasceu. Logo no recomeço Salpingides aproveitou muito bem uma saída incompleta do guarda-redes polaco para fazer o empate. E com dez a Grécia continuava a atacar, a tentar chegar à vitória, apesar de reduzida a dez unidades. E foi assim que num passe soberbo da linha média, Salpingides ficou isolado frente ao guarda-redes, que impediu o golo derrubando o avançado grego. Não havia nada a fazer, Szczsny foi expulso e o árbitro assinalou penalty. O nosso conhecido Karagounis encarregou-se da marcação. Emoção no estádio, a Grécia poderia passar para frente. Só que…Karagounis rematou para a defesa de Tyton. E até ao fim o empate manteve-se.

Foi pena que a Grécia não tivesse ganho. Enfim, por tudo o que os gregos estão a passar seria certamente uma vitória muito celebrada e que fernando Santos também merecia.



FEDERAÇÃO DA RÚSSIA 4 - REPÚBLICA CHECA - 1

Na segunda partida do Europeu, em Wroclaw, a Rússia goleou a República Checa por 4-1 num jogo em que se ficou a saber que há na extremidade oriental da Europa uma grande selecção – a Rússia. Embora a República Checa tivesse sido uma equipa desorganizada e mal posicionada em campo, nem por isso se pode tirar o mérito à equipa treinada por Dirk Advocaat que fez uma grande exibição e mostrou um futebol bonito.

A Rússia tem de facto um excelente meio campo e tem na frente jogadores de grande talento como Arshavin, Dzagoev e Pavlyuchenko, que entrou aos 74 m para substituir Kerzhahkov, muito desinspirado na finalização.
Todos os golos da selecção russa foram o resultado de excelentes jogadas e um deles será certamente o golo da jornada. Em nosso entender, o golo de Pavlyuchenko, acabado de entrar, merce esse título. De nada valeu aos checos ter Peter Cech na baliza. Hoje ninguém parava os russos, que desde já se perfilam como uma das grandes equipas deste Europeu.

Howard Web, no seu estilo habitual, apitou o jogo sem ter mostrado um cartão. Talvez tenha deixado um penalty por marcar a favor dos russos…que acabou por não fazer falta.

Sem comentários: