segunda-feira, 4 de junho de 2012

SUCEDEM-SE OS AVISOS A PAULO BENTO




VAI OUVI-LOS?

Quem tiver estado minimamente atento aos múltiplos programas desportivos que as televisões têm dedicado ao Euro 2012 rapidamente terá percebido que reina entre os críticos e o público em geral um clima de grande desconfiança relativamente às capacidades da selecção. Mas percebe também que esse clima não decorre apenas daquilo que já é irremediável – a convocatória de Paulo Bento – mas também, ou até principalmente, das opções técnicas do seleccionador.

Toda a gente acha que jogar contra a Alemanha da mesma forma que se jogou contra a Turquia é puro suicídio. A Alemanha tem porventura um dos melhores meio-campo do mundo – Özil, Khedira e Schweinsteiger – e na frente dele três avançados temíveis que ao menor descuido do adversário lhe fazem o que fizeram à Argentina na África do Sul. Se Paulo Bento insistir em jogar sem um puro médio defensivo e alguém que a seu lado possa desempenhar posicionalmente o mesmo papel e continuar a supor que é apenas com Miguel Veloso a errar passes e a defender mal que vai dar consistência à defesa portuguesa vai certamente sofrer gravíssimos dissabores.

Resumindo, Custódio tem de jogar no lugar de Veloso e Moutinho ou Meireles vão ter que redobrar as cautelas defensivas, tanto mais que nem Nani, nem Ronaldo marcam – o que é algo de impensável no futebol moderno. Jogar com um criativo que não marca é aceitável, jogar com dois, nem sempre muito criativos e nada defensivos, é um convite antecipado à derrota.

Esta é a questão fulcral da equipa, mais do que o desacerto defensivo que se acredita ter sido passageiro, e de que a falta de ponta de lança que já vem sendo crónica. Colocar Ronaldo no centro talvez tenha mais desvantagens do que vantagens, embora contra a Alemanha essa possa porventura ser a melhor solução. Porquê? Porque a entrada de Varela – nunca a de Quaresma – daria mais consistência defensiva a uma das alas e asseguraria maior mobilidade na frente atacante com Ronaldo solto no meio.

O mais certo, porém, é que Paulo Bento se esteja nas tintas para as críticas e acabe fazendo o que tem feito até aqui. Se o faz por teimosia ou por convicção é coisa que só ele sabe. Mas o que nós sabemos é que, se o fizer, essa opção não atestará favoravelmente a sua clarividência técnica.

1 comentário:

FuteB.R.O.N.C.A.! disse...

Olá, boa noite!

Muito bacana o site, o que acha de fazermos uma parceria inicialmente baseada na troca de links?

Convido também a tornar-se seguidor do FuteB.R.O.N.C.A.! e a seguir nossa página no Facebook.

Fico no aguardo!
Contato: blogfutebronca@gmail.com

Saudações!!!