sábado, 9 de junho de 2012

SELECÇÃO: NÃO É UMA GRANDE VITÓRIA PERDER






NO FUTEBOL SÓ CONTAM AS QUE ENTRAM
Video: Eurocopa 2012. Grupo B. Alemania 1-0 Portugal
ALEMANHA 1- PORTUGAL 0
Está criada a ideia de que a selecção portuguesa teve azar. Não teve. Não se pode dizer que um resultado é injusto quando uma equipa tem meia oportunidade e marca e outra tem três ou quatro e não marca nenhuma. Isso também é o resultado da qualidade técnica da equipa. Da mesma forma que a equipa portuguesa perdeu oportunidades de golo, também perdeu a bola várias vezes incrivelmente, sempre pela mesma razão: deficiência técnica.

Por outro lado, embora a Alemanha tenha estado aquém da selecção que se apregoava e que a categoria dos seus jogadores exigia, a verdade é que ela foi também desde o início a que demonstrou mais vontade de ganhar. A equipa portuguesa só foi verdadeiramente à procura do golo, quando já tinha sofrido um a menos de quinze minutos do fim. Até aí jogou sempre na contenção, sem nunca ter sido capaz de sair em velocidade e criar perigo. Só numa bola parada poderia ter marcado, como qualquer equipa pode mesmo que não esteja a jogar bem.

Digamos com sinceridade: até ao golo da Alemanha o jogo não prestou. A própria Alemanha não arriscou tanto quanto devia, nem o seu jogo alguma vez chegou a ser empolgante. A equipa portuguesa demonstrou muitas fragilidades técnicas: passes falhados, incapacidade de jogar à frente e alguns jogadores manifestamente em baixa de forma como é inegavelmente o caso de Raul Meireles.

Fábio Coentrão que no Real Madrid tem sido imolado nos sacrifícios tácticos de Mourinho voltou a ser o Fábio que jogava no Benfica e, por isso, e não admira que tenha sido o melhor jogador da equipa portuguesa. Ronaldo esteve bem. Não se exibiu desnecessariamente e sempre que foi solicitado esteve à altura. Nani mais uma vez ficou aquém do que poderia fazer. Não decepcionou mas andou lá perto. Varela entrou muito bem e teria feito um jogo magnífico se não tivesse falhado incrivelmente aquele golo a cinco ou seis minutos do fim.


Quanto ao resto não houve nada de muito diferente do que se esperava. Rui Patrício no golo de Mario Gomez teve, como se pode ver, um movimento errado, dada a posição em que o atacante alemão se encontrava. É um pormenor mas às vezes um pormenor de boa ou má colocação dita a sorte de um jogo. Foi o que se passou.

Pode ser que ainda se venha a chegar à conclusão de que este era afinal o jogo mais fácil da selecção portuguesa. E se assim for estará tudo perdido. De facto, o encontro entre a Holanda e a Dinamarca foi um excelente jogo e uma grande e justificada vitória dos dinamarqueses. A Dinamarca tem uma excelente defesa, uma técnica admirável: passa bem a curta e a longa distância, não falha um passe nem perde a bola. Vai ser muito difícil bater a Dinamarca. A Holanda, pelo contrário, exibiu diversas fragilidades. A defesa jogou mal, o meio campo defende mal e o ataque falha muitas bolas, algumas incrivelmente.

Em resumo: a vida vai estar muito difícil para a Holanda e para Portugal.

HOLANDA - 0 - DINAMARCA - 1

Sem comentários: