terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

MOURINHO DESFORRA-SE EM CAMP NOU


 
BARÇA EM BAIXO
[foto de la noticia]

Mourinho mais uma vez derrotou o Barcelona na Copa do Rei. Em si esta vitória não teria uma importância por aí além se não fosse dar-se o caso de Mourinho precisar muito dela para orientar o seu próximo futuro. Só por isso ela é muito importante. Muitíssimo importante.

Mourinho trava no Real Madrid uma luta de tudo ou nada pelo poder. Mourinho não se contenta com pouca coisa. Quer sempre tudo. E o que ele quer é mandar no Real Madrid e ter uma equipa que lhe obedeça cegamente.

Para isso Mourinho, no que resta desta época, precisa de voltar a ganhar ao Barcelona no próximo fim-de-semana, eliminar o Manchester United na quarta-feira seguinte e ganhar a Liga dos Campeões Europeus.

Se ganhar ele terá condições para exigir a Florentino Perez todo o poder e poderá, finalmente, “limpar o balneário” a seu gosto. Dispensará Casillas, Sérgio Ramos, Higuain, ponderará o que fazer a Özil, e construirá uma equipa onde ninguém ousará discutir as suas ordens por mais estranhas e impróprias que elas sejam.

Não voltará a acontecer no Real Madrid o que aconteceu nestes três últimos anos, em que Mourinho ainda não tinha chegado a casa e já as redacções dos jornais sabiam o que se tinha passado no balneário. Notícias como as de ontem, na véspera do jogo com o Barcelona, não voltariam a circular. Ninguém iria saber que Mourinho exigira aos seus jogadores que provocassem Messi e Dani Alves, tendo recebido uma rotunda negativa da generalidade dos seus pupilos com excepção de Xabi Alonso, Arbeloa e Essien. E tantas outras coisas que ao longo destes três últimos anos passaram para o domínio público numa guerra entre Mourinho e os jogadores que lhe disputam o direito, de além de atletas, serem também cidadãos.

Essa é uma hipótese, a outra, bem ao jeito de Mourinho, é sair por cima deixando o Real Madrid com a 10.ª vitória na Liga dos Campeões, sabendo-se, como se sabe, que esse é um dos objectivos que o Madrid persegue, sem êxito, desde que Del Bosque deixou o clube. Sair e se possível com uma soberba indemnização.

O jogo desta noite inscreve-se nesse núcleo de vitórias que Mourinho precisa para escolher uma das duas alternativas acima referidas.

No que respeita propriamente à partida desta noite, que o Barça perdeu por 1-3, com dois golos de Cristiano Ronaldo e um Varane, a equipa confirmou a queda que de forma progressiva se vinha manifestando desde há desde há alguns jogos. Provavelmente, ganhará o campeonato, porque a distância que o separa do segundo classificado é muita, mas não ganhará mais nada.

Cristiano Ronaldo, rapidíssimo no contra-ataque, demonstrou estar em grande forma e pela primeira vez nos confrontos entre os dois clubes “arrumou Messi” num canto.

O Real Madrid marcou três mas poderia ter marcado mais, enquanto o Barça marcou um, por Jordi Alba, e não justificava mais, apesar de ter ficado por assinalar um penalty sobre Pedro.

Mais uma vez ficou evidente que o Barça tem um sério problema na parte central da defesa. Piqué é um verdadeiro desastre. E mais uma vez protagonizou uma cena de protestos injustificados por um penalty sobre Ronaldo que não tem discussão possível.

Sem comentários: