quarta-feira, 29 de setembro de 2010

BENFICA: A CRUA REALIDADE



PERDEU E VAI PERDER MAIS VEZES

O Benfica foi hoje na Alemanha, contra o último classificado da Bundesliga, embora com alguns bons jogadores, a equipa que realmente é: uma equipa que comete erros defensivos individuais graves, que revela uma completa inoperância atacante, que é frequentemente ineficaz nas transições ofensivas, que tem falta de criatividade a meio do campo e, principalmente, pouca velocidade.
Para este somatório de defeitos concorrem vários factores. Começando pelos jogadores: Cardozo não joga, Saviola está uma sombra do que foi a época passada, Fábio Coentrão, sendo, juntamente com Luisão, o jogador maias regular, vale metade a médio ala do que valeria a lateral esquerdo, David Luiz está completamente desconcentrado e Javi Garcia precisa de alguém que o ajude e o dobre, antes dos centrais, quando a equipa adversária contra-ataca.
Claro que Jesus tem responsabilidade nisto. O seu mérito está em ter posto a jogar no sistema mais eficiente os jogadores de que dispunha o ano passado. Este ano, sabendo que ia perder jogadores importantes, não tratou de os substituir por alguém com as mesmas características. Alguns até podem vir a revelar-se, mas quem joga a Liga dos Campeões precisa dos jogadores para essa competição e não para daqui a vários anos. E, contrariamente à sua tese - quem está mal deve continuar a jogar até estar bem - já deveria ter sentado Cardozo no banco, bem como David Luiz e, uma ou outra vez, Saviola.
Domingo, o Benfica joga a época: se perder ou empatar fica sem qualquer hipótese na Liga, e não só. Aliás, as três recentes vitórias do Benfica são enganadoras. O Apoel de Telavive é uma equipa do meio da tabela da Liga portuguesa; o Sporting não joga nada e estaria mais ou menos a par do Marítimo se não fossem os favores (ou os erros, como se queira) da arbitragem; e o Marítimo é o último do campeonato ou um dos últimos. E até o Setúbal que está melhor do que qualquer um destes jogou macio na Luz, quase como quem já entra derrotado.
Com as equipas que vão à sua frente na tabela, o Benfica perdeu com todas, excepto com o Braga com o qual só jogará domingo. E também perdeu com o Nacional que tem quase os mesmos pontos do Benfica. Portanto, este Benfica é uma sombra daquele que o ano passado ganhou o campeonato. E mesmo que melhore alguma coisa, melhorará sempre pouco!

Sem comentários: