terça-feira, 22 de junho de 2010

A ESPANHA GANHOU...MAS O CHILE TAMBÉM



TUDO MUITO COMPLICADO NO GRUPO H

Depois do memorável Portugal-Coreia, o Chile ganhou à Suíça por 1-0. Os helvéticos ainda tentaram fazer ao Chile o mesmo que tinham feito à Espanha, mas a expulsão de Berahmi à meia hora de jogo deixou a Suíça fragilizada. Mesmo assim, resistiu até 15 minutos do fim e quase no derradeiro minuto poderia ter empatado, não fora a tentação de a maior parte dos avançados de colocar a bola o mais perto possível do poste.
A arbitragem do saudita Khalil al Ghamdi não terá sido das melhores, principalmente nos cartões amarelos, embora a expulsão pareça acertada, apesar das críticas dos suíços.
O Chile ganhou as duas partidas em que participou, sempre pela margem mínima, e terá de se atribuir valor a isso, apesar de não ser a mais espectacular das selecções latino-americanas de segunda linha.
No jogo da noite, a Espanha venceu as Honduras por 2-0, embora pudesse ter ganho por mais. A equipa mudou alguma coisa depois do jogo com a Suíça, não obstante tudo o que foi dito pelos responsáveis espanhóis. Torres jogou na frente com Villa, mas nem por isso a Espanha prescindiu do seu característico estilo de jogo, feito de muitos passes.
Falhada que foi a hipótese de 3-0, por falhanço de Villa na marcação de uma grande penalidade, a Espanha parece ter ficado satisfeita com o resultado e não mais procurou o golo com a mesma convicção, apesar de ter andado sempre lá muito perto. No contra-ataque a Espanha não é tão forte como Portugal. Leva mais tempo a chegar à baliza contrária. E isso hoje, assistindo aos dois jogos, foi muito notório.
Supondo que Portugal passa aos oitavos de final – e passará a menos que aconteça um duplo cataclismo – irá quase de certeza defrontar a Espanha, se a Espanha passar. É certo que a Espanha passa sempre desde que ganhe ao Chile, e somente ficará em segundo lugar se a Suíça ganhar às Honduras por um resultado que, na diferença entre golos marcados e sofridos, seja superior em um golo à vitória da Espanha sobre o Chile. Se a Espanha não ganhar não passa e se empatar só passa se a Suíça perder com as Honduras. Em conclusão, se a Espanha passar dificilmente não será primeiro. Portanto, se Portugal quer evitar a Espanha em princípio terá de ganhar ao Brasil.
Portugal 7 - Coreia do Norte 0;
Chile 1 - Suíça 0;
Espanha 2 - Honduras 0.

Sem comentários: