quarta-feira, 2 de junho de 2010

MOURINHO JÁ ESCOLHEU AS SUAS VÍTIMAS



CONCLUSÕES DA APRESENTAÇÃO

A primeira grande vítima da contratação de Mourinho, pelo Real Madrid, não deixa ninguém surpreendido: é o futebol espectáculo. Mourinho já disse que “bonito é ganhar”. Com esta simples fraseele advertiu os adeptos do Real Madrid que não contassem com ele para jogar um futebol como o do Barcelona. Para ele, o que interessa é ganhar. Quem quer espectáculo que vá ao circo ou ao cinema.
Como o Real Madrid não tem ganho quase nada nos últimos tempos ou tem ficado aquem das expectativas dos adeptos, é muito provável que estes, na primeira época, se ele ganhar, lhe perdoem o futebol feio. Mas na segunda época já vão ser mais exigentes. E cada vez mais se o Barcelona continuar a jogar bonito e a imprensa do mundo inteiro continuar a elogiar o Barcelona. Madrid não aceita a subalternidade.
A segunda vítima é Valdano. O futebol que Valdano tem na cabeça e a ideia que ele tem do futebol não tem nada a ver com Mourinho. Valdano é um artista, com tendência para filosofar. Mourinho é um mercenário, com tendência para mudar. Enquanto estiver não aceita que alguém com ele divida o palco e menos ainda que interfira no seu futebol. Ao fim de algum tempo, as relações entre os dois deteriorar-se-ão e Valdano, como já aconteceu notras ocasiões, partirá.
A terceira vítima é Raul de quem ele quer fazer o mais rapidamente possível uma espécie de Rui Costa, sem acesso ao balneário. Raul poderá servir-lhe para escorraçar Valdano.
A quarta grande vítima é Cristiano Ronaldo. Antes de mais porque o narcisismo de ambos levará inevitavelmente ao choque. Nem Ronaldo aceita Mourinho, nem Mourinho aceita Ronaldo. Mas o choque vai-se dar no campo e não fora dele. Mourinho vai querer que Ronaldo defenda, que jogue mais para a equipa, que deixe de ser a vedeta. Ronaldo não vai aceitar perder as suas características para passar a ser mais um. Como Ronaldo é um valioso activo do RM, Mourinho vai ter muita mais dificuldade em “domar” Ronaldo. Mais uma vez tudo dependerá dos resultados. Se Mourinho ganhar, Ronaldo ou se submete ou sai. Se não ganhar, quem sai é Mourinho.

Sem comentários: