domingo, 18 de julho de 2010

QUE BENFICA, EM 2010-2011?



PIOR

Ainda é cedo para tirar conclusões definitivas, há meia dúzia de jogadores que ainda não regressaram, mas tudo aponta no sentido de esta equipa não ser capaz de repetir o feito da do ano passado.
O treinador é o mesmo, mas ainda se não sabe com que jogadores vai contar. O que já se sabe é que, há um ano, a equipa que então iniciava a preparação não tinha comparação com esta. Não só na atitude, mas também no próprio modelo de jogo.
O Benfica perdeu Di Maria e seguramente não vai encontrar quem o substitua na próxima época, por mais prometedoras que sejam (se forem) as novas aquisições. Di Maria, quando chegou, também não substituiu Simão. E pode até acontecer, supondo que Coentrão fica, que não apenas se perca Di Maria, mas também o próprio Coentrão...no lugar que o notabilizou.
Depois há outra incógnita chamada Ramires. Se Ramires também for embora, então a situação piora gravemente. Ramires é hoje um jogador tão importante que nem sequer é ousado supor que no recente campeonato do mundo tudo poderia ter sido diferente se Ramires não estivesse a cumprir castigo no jogo do Brasil contra a Holanda.
David Luís, que não se sabe se fica, não parece estar com a cabeça na equipa. A sua “incultura táctica” aumenta a olhos vistos de jogo para jogo.
A única revelação do Benfica parece ser Kardec, o único cuja permanência na equipa poderia suprir com proveito a hipotética ausência de Cardozo. Se fizesse um bom negócio, o Benfica não ficaria nada a perder com a saída de Cardozo.
Finalmente, o guarda-redes, que parece ser um grande “barrete”. Em quatro jogos da pré-época já sofreu cerca de um terço dos golos sofridos por Quim, a época passada, durante todo o campeonato.
Já se percebeu que guarda-redes não é o forte de Jesus. O ano passado foi buscar ao Belenenses Júlio César, e apesar de ter tido a pretensão de o colocar como titular, acabou por ter o bom senso de o pôr a jogar apenas na Liga Europa, onde deu algumas pequenas “barracas” e uma grande, em Liverpool.
Este rapaz que veio de Espanha, como se verá, não serve e é inadmissível que o Benfica tenha gasto na sua contratação quase o dobro do que custou Eduardo ao Génova. Ninguém percebe isto. Como ninguém aceita nem percebe que Jorge Jesus tenha despedido Quim em directo num programa televisivo, dominado pelo anti-benfiquismo primário, e muito próximo de um programa para atrasados mentais.
O Presidente do Benfica não deveria ter admitido aquela atitude de Jesus e deveria pura e simplesmente tê-lo desautorizado, sem dramatismo. Quim, duas vezes campeão e titular durante vários anos da baliza do Benfica, merecia outro respeito.
É preciso que se saiba que quem dispensa e quem compra jogadores no Benfica é a direcção, certamente sob proposta do treinador e do director desportivo. Mas a última palavra é sempre do clube, tendo o treinador que se sujeitar a ela.
Veremos o que se vai passar durante época, mas não seria certamente um bom sinal se situações destas ou parecidas se repetirem.

Sem comentários: