terça-feira, 28 de outubro de 2014

A DERROTA DO BENFICA EM BRAGA


 

QUEM É O RESPONSÁVEL?
Éder com Maxi Pereira (foto ASF)

 

A ideia de que o Benfica tem um plantel mais fraco de que o do ano passado vai passando de jornada para jornada, de comentário em comentário, como justificação para os resultados negativos já registados no campeonato nacional e, por maioria de razão, na Liga dos Campeões.

Não se pode dizer que esta ideia não tenha pernas para andar…porque ela está fazendo o seu caminho e prepara-se para ser o bode expiatório de tudo o que de mau possa acontecer. O que se pode dizer é que ela não resiste a uma reflexão minimamente racional.

De facto, o Benfica tem um plantel ligeiramente inferior ao do ano passado em consequência da saída de Markovic e de Garay. Apenas, e nada mais.

Indo a factos: Oblak não esteve na baliza o tempo suficiente para demonstrar que era muito melhor do que os que agora lá estão. Foi melhor no tempo que jogou, mas nada garante que este ano continuasse ao mesmo nível. Pelo menos, no Atlético de Madrid não está e até já se fala na sua saída em Janeiro.

Siqueira fez uma boa época, melhor do que a que está a fazer em Madrid, mas Eliseu tem estado muito bem e Sílvio, que o ano passado jogou várias vezes na mesma posição, está aí pronto para entrar mais dia, menos dia.

Na linha média defensiva não falta ninguém, já que Matic havia saído em Janeiro e tanto Fejsa como Ruben Amorim continuam na equipa, apenas estão lesionados, devendo regressar em Dezembro. Dir-se-á que falta André Gomes. Mas só por brincadeira se pode dizer que falta André Gomes, já que Jesus antes da venda ao fundo que o comprou não o colocou a jogar mais do que 5 minutos!

No ataque faltam Rodrigo -  mas há Jonas e Talisca - e Cardozo, que já não tinha lugar na equipa, havendo em seu lugar Derley. Djuricic saiu …porque Jesus não o quis; Sulejmani continua na equipa, apenas está lesionado e Ola John também.

A equipa é, portanto, praticamente a mesma com vários reforços escolhidos por Jesus: Além dos já indicados, Júlio César, Samaris, Tiago, Pizzi, César, Benito, Cristante, Jara, Nelson Oliveira e os miúdos da formação.

Portanto, o Benfica tem um plantel de luxo, tanto para uso interno como externo.

Dir-se-á que os centrais não têm a mesma valia dos do ano passado. De facto, não há no futebol mundial Garays aos pontapés, mas Luisão e Lisando Lopez são, não obstante, ainda a melhor dupla de centrais a jogar em Portugal. E mesmo Jardel e César não são inferiores aos do Sporting, qualquer que seja a dupla, e, todavia, mesmo com essa deficiência, Marco Silva tem sabido construir uma equipa mais competitiva do que a do Benfica!

Diz-se também que o Benfica não tem um número 6 feito à medida das exigências de Jesus. Por um lado, esta afirmação é falsa: o Benfica até tem mais soluções do que tinha o ano passado, apenas se dá o caso de dois dos quatro elementos que poderiam ocupar essa posição estarem lesionados. Por outro lado, o treinador tem de saber trabalhar com os jogadores que tem e adaptar o sistema aos jogadores do plantel. Isso de o treinador escolher o plantel é cada vez mais raro nas grandes equipas. Quem escolhe é quem manda e quem manda é quem tem o dinheiro ou quem o arranja. Cada vez são em menor número os outros exemplos. Como se pode admitir que jogadores como André Gomes, Cancelo e Bernardo Silva não sirvam ao Benfica?

 Jesus que se reveja no exemplo de Carlo Ancelotti que, de um momento paras outro, ficou quase sem linha média defensiva e  apenas com avançados de luxo com a exigência de todos terem de jogar. E mesmo assim ele tem sabido dar conta do recado muito bem.
O que se passou ontem em Braga e o que já se tinha passado contra o Zenit e em Leverkusen e ainda contra o Sporting prova que Jesus é “quadrado”, não tem flexibilidade, nem capacidade para mudar em função das circunstâncias.

Jesus está a fazer uma triste figura na Liga dos Campeões não porque não tenha jogadores à altura de alcançar outros resultados, mas pela mesma razão por que sempre tem falhado desde que está no Benfica, com excepção do ano em que chegou aos quartos-de-final. E está a perder pontos internamente pela mesma razão por que perdeu, pelo menos, dois campeonatos que tinha obrigação de ganhar por ter um plantel bem melhor que o do Porto. Mas quem os ganhou foi Vítor Pereira, que soube construir uma equipa bem mais segura e compacta que a do Benfica.

Deixem-se de desculpas, os Ruis Santos (este só por perfídia), os Antónios Simões e vários outros. O Benfica tem um grande plantel. Se não ganhar é por culpa exclusiva do treinador.

Sem comentários: