segunda-feira, 22 de agosto de 2016

BENFICA SEM SOLUÇÕES


 

DOIS PONTOS PERDIDOS EM CASA À SEGUNDA JORNADA

 

Desde que começou a pré-época que se evidenciavam, jogo após jogo, as insuficiências do Benfica. Um coro de comentadores afectos ao clube e alguns jornalistas incompetentes bem podiam tentar passar a imagem de um super-Benfica alicerçado num grande plantel, mas a verdade é que essa nunca foi a imagem que o Benfica deixou a quem percebe alguma coisa de futebol, depois de vistos todos os jogos da pré-época e os dois primeiros jogos oficiais.

De facto, a posse de bola acumulada pelo Benfica nunca correspondeu a um efectivo domínio do adversário nem a sua perda se traduzia numa pressão imediata e eficaz sobre o adversário com vista à sua pronta recuperação. Pelo contrário, o Benfica demorava muito a reagir à perda de bola e era muitas vezes assediado com perigo pelo adversário quando este a recuperava.

Tudo isto, porque o Benfica sem três peças caves da época passada corre o risco de se transformar numa equipa vulgar. Uma equipa que perdeu rapidez nas transições ofensivas, incapaz de criar roturas nas hostes adversárias, simplesmente mediana nas bolas paradas e com fragilidades nas soluções defensivas.

Foi isto o que se viu durante a pré-época e foi isto que ontem se repetiu no Estádio da Luz contra o Setúbal. Uma equipa que não conseguiu evitar um golo por deficiente posicionamento defensivo e tempo de entrada à bola. Uma equipa que não conseguiu criar uma única situação de perigo em jogadas de bola corrida e que demonstrou sempre muita falta de inspiração nas bolas paradas.

O espectro da derrota pairou sobre o Estádio da Luz, tendo o empate sido alcançado por penalty (Jimenes) quando faltavam menos de oito minutos para o fim do jogo. É certo que o Benfica até poderia ter ganho. Teve oportunidades para isso, mas não ganhou. Nem as jogadas que teriam proporcionado essa vitória seriam suficientes para alterar a análise do jogo e da equipa.

Mais do que aborrecidos, os adeptos saíram do Estádio da Luz apreensivos com o futuro da equipa na prova.

E têm fundadas razões para estarem apreensivos. O Benfica vai pagar bem caro aa venda de Renato Sanches. Inacreditável que um jovem de 18 anos tenha sido sofregamente vendido cerca de seis meses depois de ter despontado. Que o Benfica tivesse de vender Gaitan compreende-se e aceita-se. Que vendesse Sálvio, idem. Agora Renato, não se compreende nem se pode aceitar. Com a lesão de Jonas e sem Renato, o Benfica vai ficar exposto logo no começo do campeonato aos piores resultados. E desta vez a desvantagem dificilmente será recuperável.

Tudo isto se torna ainda menos aceitável por duas razões: primeiro, porque a venda de Renato assenta na arrogância de quem supõe que é a “estrutura” que ganha campeonatos; e depois na ignorância de quem não percebe que uma quarta derrota de Bruno Carvalho e uma segunda consecutiva de Jesus seriam o fim de um e o começo do fim de outro.

Em Maio vamos ver quem tem razão…

8 comentários:

Pazevedo disse...

Tanto tempo sem falar...o Benfica empatou...sim empatou...e lá vem os anti deitar abaixo. Volto a dizer-te pelo Benfica deixa de ser pseudobenfiquista...desiste de deitar o Benfica abaixo...vai lá para o buraco onde estavas e pode ser que em Maio de 2017 voltes a ir ao Marques. Triste fado o vosso...

Ricardo Viana de Lima disse...

Sem comentários. O fundamentalismo no futebol ou em qualquer outra actividade é sempre sinónimo de atraso. Quando o homem se dispensa de pensar ou não é capaz de interpretar o que vê, deixa de ser um ser inteligente para se tornar irracional.Não quero acreditar que seja o futebol que torna as pessoas assim. Acho que é o contrário.
Ou seja, (fazendo um desenho) são os irracionais que tornam o futebol um "lugar" onde eles se sentem bem...

Pedro disse...

1º o Benfica ainda busca o melhor relacionamento intra sectoriais, para mim o Horta é um excelente jogador, mas somente se houver um Jonas em campo ou um jogador que pense mais o futebol, por exemplo com um jogador mais incisivo sobre a esquerda (Carrilho Guedes ou até no futuro Zivkovic) Jimenez no meio (na falta de Jonas, podendo aqui até mesmo ser o Guedes) e o Pizzi sobre a direita (Sálvio a titular só mesmo com Jonas ou com Jimenez como 2ºs avançados)ai o Horta poderia ser titular porque todos os jogadores da frente de ataque gostam e sabem jogar de frente para a baliza e todos são taticamente evoluidos.
Com Cervi na esquerda Pizzi no meio e Sálvio na direita a equipa torna-se demasiado dependente daquilo que é pensado e organizado por Pizzi e Horta, e ambos estão na mesma zona do terreno, logo a equipa é mais previsivel.

2º o Vitória tem ainda a agravante de ter cerca de 5 jogadores que não sabem se ficam ou se saem.

3º Tem nos 2 centrais titulares um problema, é que Lisandro joga bem sobre a direita aliás a zona onde ele está mais confortável é aquela, Central sobre a direita, já Lindelof, está desposicionado, ele fez formação como lateral direito, adaptou-se a central, e como central veio para o Benfica, e a melhor posição dele ...é central sobre a direita, só que a diferença entre Lindelof e Lisandro é que Lindelof técnicamente é mais evoluido que Lisandro logo mais adaptável, mas não evita que o jogador não se tenha que se ir habituando aos movimentos normais para aquela zona, e isso trás sempre problemas no imediato.

4º o Golo do Vitória de Setubal só teve um culpado, Fejsa, mas nem toda a culpa é dele, a culpa é tb do fiscal de linha, que permite que um jogador fora de jogo "bloqueie" o movimento ao Fejsa que estava a cobrir o jogador que iria marcar o golo, logo acaba por haver ali um erro que não deve ser imputado diretamente ao jogador.

5º Vamos dar tempo a equipa, vemos os Benficas de JJ andavam 4 ou 5 Jornadas aos papeis em campo, aliás até na 1ª época ...a tal do Rolo Compressor, se bem se lembram fomos empatar com o maritimo e ganhamos, já não me lembro contra quem com um golo de Weldon....daqueles golos caidos do ceu...


6º a equipa não jogou mal contra o Setubal, mas houve ali alguma distração

Pazevedo disse...

Triste fado o teu!

Pazevedo disse...

Parabens...aqui sim uma critica construtiva e não o que o autor deste blog costuma fazer. Criticas destrutivas e injustas.

Pazevedo disse...

Olha...ganhamos...e sem o Renato...como é possível tal façanha? Que galo.

Pazevedo disse...

Que estranho...ainda não comentaste nada sobre a entrevista do LFV, presidente. Ahh já sei , estás à espera de um mau resultado para poderes atacar novamente. É assim, os fracos vivem à espera dos deslizes dos outros para os deitar mais abaixo. Triste fado o vosso.

Pazevedo disse...

Ainda não é desta que vai haver novo post. Para teu azar ganhamos novamente. Aguenta até terça feira. Triste fado o teu...