quarta-feira, 3 de novembro de 2021

JESUS NÃO TEM ESTATUTO PARA TREINAR O BENFICA

 

JESUS NA CHAMPIONS LEAGUE

Como ontem se viu, não somente pelo resultado, mas principalmente pelo discurso Jesus não tem estatuto para treinar o Benfica. Um Benfica com ambições europeias, que se bata com dignidade contra as melhores equipas do mundo, mesmo sabendo a enormíssima diferença financeira que as separa das demais e não um Benfica que entre em campo batido e fique relativamente satisfeito por ter marcado dois golos, sendo o resultado agregado dos dois jogos de 9-2!

Jesus já jogou a Champions, com a prova que está em curso, por dez vezes. Sete no Benfica e três no Sporting.

No Benfica foi eliminado uma vez na terceira eliminatória contra o PAOK (20/21); no Sporting foi eliminado no play-off contra o CSKA (15/16).

Na fase de grupos apenas uma vez foi apurado (11/12), no Benfica, com 12 pontos. Nessa época passou as eliminatórias (terceira e play-off) contra o Trabzonsport e Twente, respectivamente, tendo na fase de grupos defrontado o Manchester United, o Otelui e o Basileia. Nos oitavos de final eliminou o Zenit St. Peterburg e nos quartos foi eliminado pelo Chelsea, com duas derrotas.

Nas demais vezes em que participou foi sempre eliminado na fase de grupos.

No Benfica, em 2010/11, com 6 pontos contra H. Telaviv, Shalke 04 e o O. Lyon.

Em 2012/13, foi eliminado com 8 pontos contra Celtic Glasgow, Barcelona e Spartak de Moscovo.

Em 2013/14, foi eliminado com 10 pontos contra o Anderlecht, PSG e o Olympiakos

Em 2014/15, foi eliminado com 5 pontos contra Zenit, Bayer Leverkusen e Mónaco.

No Sporting, em 2016/17 foi eliminado na fase de grupos com 3 pontos contra Real Madrid, Legia Varsóvia e Borussia Dortmund.

Em 2017/18, depois de ter eliminado o Steaua de Bucareste no play-off, foi eliminado na fase de grupos com 7 pontos contra o Olympiakos, Barcelona e Juventus.

No Benfica, com excepção da prova em curso, teve sempre grupos fracos e na fase de apuramento chegou a ser eliminado pelo PAOK como todos se recordarão. No Sporting, os grupos que defrontou foram relativamente mais fortes, tendo, numa das vezes, ficado pelos 3 pontos.

A primeira conclusão que se pode tirar é a de que Jesus não pode ser treinador de uma equipa com ambições europeias, pois em 9 vezes fracassou 8 e muito provavelmente voltará a fracassar este ano.

À ausência de resultados, soma-se a qualidade do futebol praticado, degressivamente mais fraco nestes últimos anos. Fraco, sonolento e incapaz de entusiasmar o espectador.

Talvez na América Latina possa continuar a carreira já que na Europa o ciclo de Jesus, em clubes com alguma nomeada, deve ficar encerrado com esta passagem pelo Benfica.

 

 

3 comentários:

OBSERVADOR disse...

Completamente de acordo,digo mais foi um tiro nos pés o seu regresso ao benfica tenho vergonha ao vê-lo fazer aquelas figuras junto a linha a gritar com os (seus) jogadores,não dignifica o benfica,nem ele próprio como pessoa,mas isso é para o lado que eu durmo melhor.

Luis disse...

E um problema do Benfica trazido por Vieira ,e não se trata só de dinheiro,é principalmente de atitude de alguns jogadores que não têm qualidade e atitude para vestir a camisola do Benfica,com atitude e coragem atingem patamares e para isso é preciso um treinador que saiba transmitir isso aos jogadores,alguns têm de sair tipo Grimaldo Taraabt e outros mais esta época terá de ser de aprendizagem para Rui Costa e o futuro será o que quiser ou haverá eleições.

Ricardo Viana de Lima disse...

Há, de facto, um duplo problema: jogadores escolhidos por Jesus que manifestamente não servem e jogadores que servem e não são escolhidos por Jesus.
A ser verdade o que alguns jornais noticiam de que há uma grande insatisfação do plantel com Jesus, ameaçando alguns deles sair em Janeiro, esta é uma boa causa para o despedir, sem pagar nada. Se quiser que vá para tribunal, devendo o Benfica assegurar-se, por escrito, de que os jogadores estão na disposição de depor nesse sentido em tribunal. Acho que era uma boa solução. Sair já.