domingo, 11 de novembro de 2012

PEDRO PROENÇA É UM ÁRBITRO SÉRIO?


O SPORTING GANHA AO BRAGA COM PEDRO PROENÇA

A dúvida tem toda a razão de ser. Pedro Proença é o árbitro mais prestigiado do futebol português a nível internacional. Já apitou finais europeias de clubes e de selecções e tudo corre bem. Exageradamente bem, se o termo é permitido. A sua equipa, no estrangeiro, chega a assinalar correctamente off-sides de dois ou três centímetros. Fantástico!
 
Em Portugal, principalmente nos jogos em que intervém o Benfica, se o adversário for o Porto, é uma lástima. Vamos dizer lástima, e não vergonha, porque Proença é um árbitro muito prestigiado internacionalmente. Em Portugal tem azar! Não vê off-sides de metro e meio, dois metros, assinala penalties que só ele vê. Expulsa jogadores por faltas insignificantes, sempre em benefício, directo ou indirecto, do mesmo clube. Mas também costuma apitar o mal o Sporting se o adversário for o Porto. Que estranha coincidência!
 
Hoje num jogo absolutamente vital para o Sporting e importante para o Braga, como grande equipa portuguesa e europeia que é, Proença não teve dúvidas em anular um golo ao Braga descortinando uma falta que até agora ninguém conseguiu ver.
 
Que dizer depois disto? Que o Sporting ganhou – e não se sabe se ganharia ou não se o golo de Alan tem sido validado-, que o Braga perdeu e que Rui Patrício fez uma grande exibição. Numa noite menos feliz, o Sporting teria perdido por vários, apesar de ter tido uma ligeira evolução positiva. O que será do Sporting esta época ver-se-á depois, embora esta vitória tenha sido muito animadora.
 
Os comentadores do Porto acham que tem de se dar o benefício da dúvida a Proença, porque embora não seja muito visível a falta também não se pode dizer que ela não existiu. Ora aqui está um comentário inteligente de quem não brinca em serviço. Os do Sporting acham que o campeonato que o Sporting perdeu na Luz a três jornadas do fim é o “campeonato Paulo Parati”. Ora ai está uma resposta bem ao nível da gente que, de dentro e de fora, tem dirigido o Sporting nesta última meia dúzia de anos. Quem hoje voltar a ver esse famoso golo de Luisão imediatamente percebe que Ricardo é batido normalmente e que os protestos do guardião do Sporting se referem a uma mão do central benfiquista. É contra esta mão - e o gesto de Ricardo é elucidativo -, que não existiu, que os protestos do Sporting começaram. Depois, o resto é conversa fiada daqueles que puseram o Sporting na situação em que se encontra.
 
Antes do Sporting, o Benfica, jogando mal, muito mal na segunda parte, ganhou por 1-0 em Vila do Conde, com golo de Lima no minuto de compensação da primeira parte. É confrangedor ver que os jogadores do Benfica têm falhas de recepção inaceitáveis para o seu nível de vencimentos (ordenados) e idênticas falhas de passe. Já vem acontecendo isso há vários jogos e assim o Benfica vai voltar a decepcionar os seus adeptos mais tarde ou mais cedo. Hoje valeu-lhe Artur e os centrais que jogaram muito bem. Ola John continua a jogar bem e mostra pela forma como trata a bola e como “vê” o jogo que tem formação. Uma formação que lhe apurou a técnica e a cultura táctica, muito ao nível do que se costuma fazer na Holanda.
 
O Benfica continua à frente juntamente com o Porto que venceu com dificuldade em Coimbra (2-1), embora se perceba que tem mais futebol do que o Benfica. Pode ser que o Benfica melhore, mas não deixa de ser irónico que esta seja uma das melhores épocas de Jorge Jesus no Benfica…jogando o pior futebol. É certo que o Benfica tem tido lesões no meio-campo que é o sector que sofreu perdas mais difíceis de substituir  e até de esquecer. E esta luta corpo a corpo que tem mantido com o Porto tem de ser creditada ao treinador do Benfica que viu o seu plantel reduzido de forma a afectar a estrutura da equipa. A dúvida está em saber até onde pode ir esta equipa, principalmente no plano interno, já que internacionalmente as hipóteses são quase nulas.

Sem comentários: