sexta-feira, 11 de abril de 2014

BENFICA NAS MEIAS-FINAIS DA LIGA EUROPA


 
FCP ELIMINADO

 

O Benfica está nas meias-finais da Liga Europa, depois de esta noite ter eliminado facilmente o AZ Alkmaar, com uma vitória por 2-0 a juntar à obtida na Holanda na semana passada por 1-0.

Não há nada de muito extraordinário nesta qualificação do Benfica. Era o mínimo que se lhe exigia, quer pela qualidade dos adversários que teve de defrontar, quer pela própria natureza da prova.

Já aqui o dissemos várias vezes: a Liga Europa é uma prova menor disputada na fase de grupos entre equipas de pouca categoria – algumas nunca ninguém ouviu falar – e depois, nas fases a eliminar, entre os vencedores e segundos classificados dos grupos mais os derrotados da Liga dos Campeões. O Benfica tinha equipa para ter continuado na Liga dos Campeões, em mais uma ou duas eliminatórias, pelo menos.
Dá pena ver jogar na Liga Europa jogadores como Luisão, Garay, Siqueira, Enzo Pérez, Salvio, Markovic, Rodrigo e Lima. Estão em forma excepcional e teriam feito furor numa prova a sério. Ainda esta noite Rodrigo e Luisão voltaram a exibir-se a grande nível, embora outros, como Garay, Djuricic e Salvio também tivessem estado muito bem. Os dois golos de Rodrigo são também a prova da sua extraordinária forma física ...apesar de jogar muitas vezes.

E disto é que Jorge Jesus tem de falar e não tanto nos sucessos da Liga Europa que, verdadeiramente, nada tem de muito relevante. Os jogadores mereciam muito mais. É claro que Jesus pode dizer que nos últimos anos anteriores à sua chegada ao Benfica, nada de semelhante se fez. É verdade. Mas também toda a gente sabe que nunca nenhum desses treinadores teve à sua disposição plantéis como aqueles que Jorge Jesus tem tido. E embora haja mérito de Jesus na escolha desses plantéis, se não tivesse havido investimento, essas escolhas não poderiam ter sido feitas.

O Benfica foi grande na Europa na Taça dos Campeões e só voltará a ser grande na Europa nessa competição é não nesta em que agora está. Esta não passa de um prémio de consolação dos derrotados…

Mas há mais: o Benfica tem obrigação de ir à final, seja qual for o adversário que o sorteio lhe reserve. Quem tem no seu plantel Luisão, Garay, Siqueira, Enzo Pérez, Gaitan, Salvio, Markovic, Rodrigo e Lima não pode aspirar a menos. Mas é evidente que se Jesus continuar a insistir numa equipa integrada por dois jogadores em péssima forma…tudo poderá acontecer.

Importante no plano nacional, além do campeonato -  que o Benfica não pode perder - é a Taça de Portugal. Aqui também não poderá haver desculpas, o Benfica tem de eliminar o Porto. Se não eliminar, será um fracasso. Já quanto à Taça da Liga, tanto dá ganhar como perdê-la. Portanto, nada de inverter as prioridades.

Os jogadores do Benfica que mais jogam – Luisão, Garay, Rodrigo – são os que estão em melhor forma, portanto a rotatividade apenas serve para fazer jogar outros, não para fazer descansar os que não jogam. Ganhar…não cansa!

Não há palavras para descrever a infelicidade de Sílvio, um excelente jogador. Que azar tem Sílvio, estava em forma, teria lugar na selecção e merecia participar nas vitórias que todos aguardam. Infelizmente, vai ficar parado muito tempo.

A outra equipa portuguesa – O FC Porto – foi copiosamente derrotada em Sevilha por 4-1.

O Porto atravessa uma grave crise cujas causas são múltiplas. Em primeiro lugar, um futebol mais limpo que o de há anos atrás. Depois, a decadência de uma gestão que teima em não ceder o lugar aos mais novos. Finalmente, um conjunto de negócios de valor muito duvidoso para o clube explicam o resto.

Falta dizer que nas meias-finais da Liga Europa estarão Benfica, Sevilha, Valência (ambos clubes de segunda linha da Liga espanhola) e Juventus.

Na Liga dos Campeões: Real Madrid, Chelsea, Bayern de Munique e Atlético de Madrid.

Mais logo se saberá como uns e outros ficarão acasalados.

Sem comentários: