terça-feira, 8 de maio de 2018

ALDRABÕES

EX-ÁRBITROS PEDRO HENRIQUES E DUARTE GOMES

Resultado de imagem para rui patrício derruba rafa


Estes dois comentadores de arbitragem, um deles rebaixado de divisão quando estava no activo por incompetência, além de incompetentes são aldrabões.
Na análise dos "casos" relativos ao Sporting-Benfica do último fim de semana, a posição deles foi muito clara: todas as reclamações apresentadas pelo Sporting foram atendidas, enquanto as do Benfica foram todas rejeitadas, salvo aquela relativamente à qual era impossível apresentar desculpas (agressão violenta de Bruno Fernandes a Cervi).
A visualização deste vídeo do SAPO é, porém, elucidativa. Logo nos primeiros minutos de jogo, há um penalty descarado sobre Rafa. O jogador do Benfica chega primeiro à bola e Rui Patrício impede-o de continuar.  Então, como é que os dois aldrabões, acima citados, descartam a situação? Muito simplesmente: dizem eles, ambos os jogadores vinham a correr em sentido contrário, tendo Rui Patrício parado perante a aproximação de Rafa. Ora, como Rafa é muito rápido, o choque era inevitável, nada podendo fazer Rui Patrício para o evitar. Mesmo que os factos fossem estes seria penalty na mesma, de outro modo os defesas teriam doravante um meio muito simples de parar os avançados: bastava que corressem em direcção a eles e momentos antes do choque parassem, impedindo o avançado de continuar. Mas a verdade é que não foi nada disso que se passou. Eles afirmam-no, porque como são aldrabões profissionais, pararam a jogada a seguir ao choque, só se vendo o Rafa cair e o Rui Patrício a ficar onde estava. Não foi nada disso, porém, o que aconteceu: depois do choque provocado por Patrício, o guarda redes do Sporting deslizou pelo terreno  mais de dois metros como no vídeo se vê sem sombra de dúvida.  Portanto, Rui Patrício não ficou parado, como dizem, tendo antes atropelado voluntariamente Rafa. O que é espantoso é que nenhum comentador do Benfica tenha dito isto!
Quanto ao lance entre Ruben Dias e Gelson não há nenhuma agressão. O que se passa é que Gelson mede cerca de 20cm menos que Ruben Dias, tendo este ao impor o seu físico na jogada (e não está impedido de o fazer) ficado com o antebraço ao nível da cara de Gelson. Entre jogadores da mesma estatura a jogada seria perfeitamente normal e, portanto, legal. Poderia, é certo, o árbitro ter marcado falta ou até sancioná-la com um cartão amarelo, mas nunca mais do que isso. Não há qualquer comparação com o que se passou com Bruno Fernandes, nem tão-pouco com Mathieu que pisou propositadamente Fedja, tendo os aldrabões acima citados dito que não se poderiam manifestar sobre a jogada com segurança...porque não viram a cara do francês! Inacreditável1
Tudo isto faz parte da campanha que o Porto e o Sporting montaram contra o Benfica a diversos níveis e com múltiplos meios, não tendo o Benfica durante a época sabido defender-se convenientemente. Remetido sempre aa uma posição defensiva, em vez de atacar, acabou permitindo que a dita campanha tivesse tido êxito. Campanha da qual ambos, Porto e Sporting, se aproveitaram em termos diferentes. O Porto, conseguindo que o Benfica fosse prejudicado em jogos decisivos; o Sporting, beneficiando de tal modo dos erros de arbitragem que, sem eles, estaria sete a oito pontos atrás do Braga.
Que tudo isto sirva de lição, é o que espera!

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas há mais, Ricardo. No pretenso penalty de Ruben Dias sobre Mathieu, o Duarte Gomes reconhece que o livre que antecedeu o lance é ilegal e mesmo assim considera que houve penalty. Que dizer disto?

artnis disse...

Isto foi visto pelo adepto comum desde a primeira jornada !...só a jactância de LFV e da sua trupe o NÃO quiseram ver !!!