quinta-feira, 11 de junho de 2020

A DESGRAÇA QUE ASSOLA O BENFICA


O QUE FAZ FALTA


BENFICA: VIEIRA PROMETE RESPOSTA 'FORTE' ÀS DERROTAS NA LIGA DOS ...

Os males do Benfica estão há muito identificados. Mas isso de pouco vale tendo em conta o que hoje se passa no futebol. E o que hoje se passa no futebol está à vista de quem ainda pode ver: o negócio domina completamente toda a actividade futebolística e é sabiamente aproveitado por quem o comanda e o dirige.

Estamos a falar num negócio de milhões. De centenas de milhões. Muito longe do pobrezinho negócio de tostões que ainda há pouco tempo era a regra na maior parte dos clubes. Não estamos a falar de lucros. Estamos a falar do dinheiro que gira no futebol. No dinheiro que passa nos cofres dos clubes. Sejam grandes ou pequenos, sejam muito milhões ou apenas alguns, quem domina as rédeas desse negócio tudo faz para não as perder.

Por isso hoje a gerência dos clubes, principalmente dos grandes clubes, é o local ideal para albergar a malandragem que pretende levar uma vida milionária sem ter que temer as consequências da sua actividade contrariamente ao que sucederia em qualquer outra pela fiscalização a que necessariamente estaria sujeita. Como no futebol reina a impunidade quase total e a paixão tudo desculpa e compreende, ele tornou-se naquilo que hoje é: um antro de negócios escuros, que os adeptos perdoam completamente desde que se ganhe e que imputam à maledicência e calúnia dos adversários quando se perde.

A paixão clubística, o fanatismo dos adeptos, é o terreno ideal onde medram dirigentes sem escrúpulos que beneficiam tanto nas boas como nas más ocasiões de quem os defenda incondicionalmente em quase todas as circunstâncias por antecipadamente saberem que, por mais verosímeis que elas sejam, acabarão sempre por ser imputadas à  “mão interesseira e perversa” dos seus rivais de sempre.

Estamos portanto muito longe daquele amor saudável e aguerrido que cimentou a mística dos clubes, correspondido por dirigentes sérios e dedicados, que sofriam tanto ou mais que os adeptos com as derrotas e que vibravam de desinteressada felicidade com as vitórias.

A situação do Benfica explica-se em poucas palavras, embora os remédios para o mal que o afecta possam ser bem mais complicados e difíceis de encontrar.

O Benfica sofre de um mal que a sua gloriosa história desconhecia: o poder pessoal de um dirigente que nem sequer adepto do clube era, que dele se apoderou com o apoio de um conjunto de indivíduos principescamente pagos, muitos deles também sem qualquer ligação afectiva ao clube, que vão entrando e saindo segundo as conveniência e os interesses do “chefe”.

Portanto, para regenerar o Benfica e tentar trazer de volta a sua verdadeira identidade (objectivo muito difícil de atingir), o primeiro passo a dar é afastar do poder, a bem ou mal, quem dele se apropriou e o mantém como propriedade sua. Dizemos a bem ou a mal, porque dificilmente seria viável uma substituição “democrática” pela natureza manifestamente antidemocrática de quem ocupa o poder.

Mas não basta uma qualquer substituição. Também aqui tem de haver linhas vermelhas: quem colaborou intimamente com quem lá está e apenas se afastou por ter sido afastado, também não serve. Tem de ser alguém cujo passado de benfiquista seja inquestionável e cuja personalidade seja um exemplo de honradez e seriedade. E há, ainda há, quem preencha estes requisitos. Se nada for feito neste plano, se os sócios e os adeptos continuarem a deixar-se enganar, o futuro do Benfica estará comprometido e nunca mais este clube voltará a luzir no firmamento do futebol.

Aos benfiquistas cabe a escolha.




3 comentários:

Anónimo disse...

Uma escolha que me parece credível. PEDRO ADÃO E SILVA.
Benfiquista genuíno e que não precisa do clube.

Ricardo Viana de Lima disse...

Concordo a 100%. Era esse o nome em que eu estava a pensar. Vamos lá ver se há mais gente a pensar do mesmo modo

Ricardo Viana de Lima disse...

O que Vieira acaba de fazer a propósito da votação do orçamento 2020721 DEMONSTRA, PARA QUEM DÚVIDAS AINDA TIVESSE, que não é uma pessoa séria.