quinta-feira, 12 de maio de 2022

A ENTREVISTA DE JORGE JESUS NO BRASIL

 

JORGE JESUS, UM HOMEM SEM QUALIDADES

Jorge Jesus está a viver à custa do Benfica desde o Natal. Verdadeiramente, deve ao Benfica tudo o que lhe tem sido pago. Mas deixemos isto agora.

Como toda a gente ligada ao futebol se recordará, a segunda passagem de Jorge Jesus pelo Benfica foi um completo desastre, sob todos os pontos de vista.

Foi um desastre, porque Vieira trouxe para o clube um treinador que a maior parte dos sócios e dos adeptos não queria. Um homem em quem não confiavam como pessoa nem como técnico.

Foi um desastre, porque para contratar Jorge Jesus, o Benfica teve de pôr de parte o que parecia ser o seu projecto desportivo, para assumir o do treinador, que é, como a anterior passagem de 6 anos já tinha demonstrado, um projecto caro e errático, assente na contratação de muitos jogadores, a maior parte deles sem valia para jogar no Benfica.

Foi ainda um desastre, porque foi uma passagem muitíssimo cara, sem qualquer retorno.

E foi um desastre, fundamentalmente, por ter tido como consequência algo que nunca tinha acontecido ao Benfica: afugentou dos estádios os adeptos benfiquistas em todo o país e pôs os poucos que assistiam aos jogos a apupar a equipa.

E foi, por último, um desastre por o futebol praticado pela equipa ser de fraquíssima qualidade.

Perante este quadro, Jesus se fosse um homem de carácter, teria pedido ao presidente para sair e para lhe perdoar a indemnização de 10 milhões de euros por rompimento do contrato, o que certamente lhe teria sido concedido.

Jesus não o fez, embora tenha reconhecido que já não tinha condições para continuar depois de os jogadores, numa espécie de rebelião, se terem recusado a treinar com ele. Perante esta excepcional ocorrência, Jesus embora reconhecendo que não tinha condições para continuar, exigiu, para sair, que o Benfica lhe pagasse os ordenados até ao fim do contrato.

O que se passou foi isto. O que aconteceu depois de Jesus ter saído até à sua recente viagem ao Brasil, foi a propaganda que os amigos do costume fizeram dele para o tentar colocar num clube “à altura”: Como esse clube não apareceu, nem aparecerá, Jesus atreveu-se a jogar novamente a “carta brasileira” tentando que o Flamengo o contratasse.

O intento saiu-lhe a vários títulos furado. De uma maneira geral todo o meio do comentário desportivo brasileiro se insurgiu contra  as palavras em “Off” que foram vazadas para  a imprensa, segundo as quais ele dava ao Flamengo um prazo curto para o contratar. De outros quadrantes geográficos vieram igualmente palavras de apoio a Paulo Sousa. O próprio treinador do Flamengo numa breve alocução deu uma eloquente e educada resposta a Jorge Jesus que foi muito apreciada no Brasil.

Uns dias depois concedeu uma entrevista à Sport TV, conduzida por um seu amigo, e na qual estavam presentes outros jornalistas e comentadores, durante a qual Jesus foi igual a si próprio: aldrabou factos, omitiu outros tantos por inconvenientes, naquele seu linguajar que lhe tem servido de desculpa para os múltiplos insucessos que tem somado.

Falou da sua primeira passagem pelo Benfica como um período repleto de êxitos.  Na verdade, na ordem interna ganhou o campeonato no ano em que chegou, perdeu muitos pontos, acabando por ser campeão no último jogo num campeonato disputado com o Braga que, por ter perdido, como se disse, o último jogo, ficou a 5 pontos do Benfica.

Ao contrário do que ele disse na entrevista, o Benfica não arrasou em golos (marcou 77 ou 78), nem em pontos, ganhou o campeonato com 76 pontos em 90 possíveis.

Depois, apesar de contar sempre com grandes jogadores, perdeu os três seguintes campeonatos para o FC Porto. E ganhou os outros dois que se seguiram.

A seguir foi para o Sporting, durante três épocas, nas quais apenas ganhou uma Supertaça e uma Taça da Liga. Nada mais.

Na segunda passagem pelo Benfica, com investimento de 100 milhões de euros na primeira época e de várias dezenas na segunda, não ganhou absolutamente NADA. E ficou de ambas as vezes em terceiro lugar.

Na dita entrevista concedida no Brasil, além de ter omitido tudo isto, mentiu deliberadamente quer quando afirmou que foi ele que se demitiu, bem como quando se vangloriou de uns elogios de Guardiola à equipa do Benfica, quando já não era treinador do Benfica, pior ainda nunca defrontou Guardiola enquanto treinador do Benfica nem mesmo ao serviço de qualquer outra equipa. A afirmação já lhe valeu um desenho jocoso que Rui Vitória publicou nas redes sociais, realmente o destinatário dos elogios de Pepe Guardiola. De facto, é preciso ter uma grande lata, sabendo, como não poderia deixar de saber, que nunca jogou contra Guardiola, vir assumir como dirigidos si, elogios que foram dirigidos a outrem.

Depois do futebol que exibiu no Benfica durante quase duas épocas e que pode ser visto e revisto por quem quiser, bem como o seu péssimo relacionamento com os jogadores, é muito difícil que algum grande clubeo possa querer como treinador.

Sem comentários: