sábado, 11 de setembro de 2010

BENFICA PIOR DO QUE A SELECÇÃO



TRÊS DERROTAS EM QUATRO JOGOS

É evidente que O Benfica foi prejudicado. Não é bem assim. O prejuízo não pressupõe culpa. Em Guimarães o Benfica foi roubado. Roubado por um árbitro que, entre muitas outras façanhas, já tirou um golo de dentro da baliza do Porto, marcado por Petit, e defendido por Victor Baía um bom meio metro dentro da linha de golo, e colocou Mourinho e o Inter na final da Champions League com uma arbitragem incrivelmente tendenciosa em San Siro, contra o Barcelona. Portanto, Olegário Benquerença não é um árbitro sério. Isso já se sabia. Embora hoje tenha exagerado: dois penalties por marcar e dois off sides inexistentes com os respectivos jogadores isolados. Além disso, cartões inacreditáveis com o claro propósito de condicionar a equipa.
O que se passou demonstra também que a natureza autocrática do poder que governa o Benfica não lhe serve. Vieira, autocrático e suburbano – e não há nada pior do que um ditador suburbano – apoiou Fernando Gomes para a Liga, quando toda a gente sabia e sabe que não no FCP ninguém imparcial. Fernando Gomes com o que já se passou nesta Liga até já fez esquecer Adriano Pinto. Vieira não apresentou nenhuma justificação para o fazer, como também mais tarde para defender Queiroz, tendo-se limitado a dizer: “Os benfiquistas têm de perceber que eu sei o que estou a fazer”. Descontando o analfabetismo de uma pessoa que assim se justifica, o que resta desta sua declaração é o total desprezo pelos sócios e simpatizantes do Benfica. Vieira, como sempre dissemos, está a mais no Benfica. O Benfica não é clube para gente como Vieira!
Independentemente de tudo o que está dito, a verdade é que o Benfica do ano passado teria ganho ao Guimarães e à equipa de arbitragem. A equipa deste ano não consegue. Não consegue, antes de mais, porque não tem guarda-redes, mas também porque Cardozo não joga! Mas há mais: David Luiz comete erros sobre erros e não é o mesmo jogador dos outros anos. É óbvio que está contrariado. Deveria ter sido vendido. A forma como entrou no lance do segundo golo não é digna de um jogador da selecção do Brasil.
Com três jogadores a menos, com Maxi ainda muito condicionado pelo extraordinário esforço feito no Mundial, o Benfica não tem alma. Jorge Jesus tem de mexer na equipa: substituir Roberto, pôr David Luiz no banco e deixar de fora Cardozo.
Por mais de uma vez, a bola circulou pelo ar em frente da baliza do Benfica com toda a facilidade, como se de um jogo de voleibol se tratasse. Isto não pode acontecer.
No fim do jogo, Vieira insurgiu-se contra a arbitragem – e muito justamente -, tendo culpado Vítor Pereira. Pereira pode ser culpado, mas já lá estava. Se há coisas novas na arbitragem, a imputação tem de ser feita a quem chegou de novo. E quem chegou de novo foi o presidente da Liga, que Vieira apoiou!

Sem comentários: