quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PAULO BENTO SELECCIONADOR



A GRANDE INCÓGNITA

Foi recebida com alívio pela generalidade da comunicação social e do público desportivo, em geral, a designação de Paulo Bento como seleccionador nacional.
Paulo Bento tem à sua frente uma tarefa muito difícil: qualificar a selecção portuguesa para o Euro 2012.
E a tarefa é difícil, em primeiro lugar, porque a Federação é um lugar muito pouco recomendável. A sua primeira prestação e, simultaneamente, avaliação, dirá respeito ao modo como com ela se relacionar e ao grau de independência com que for capaz de agir. Vai ser difícil…
Depois, a tarefa continua sendo difícil, porque Paulo Bento, diga-se o que se disser, é um técnico com pouca experiência. Tendo feito um bom trabalho no Sporting, a tarefa que agora o espera nada tem a ver com a sua anterior situação. No Sporting, Paulo Bento, com um lote limitado de jogadores, em número e em qualidade, alcançou feitos notáveis (como se está ver). Na selecção ele vai ter, até em excesso, o que no Sporting lhe faltava, e o que lhe vai escassear é a sua experiência. A experiência de lidar com jogadores que jogam nas melhores equipas do mundo e que, pela sua já longa experiência, imediatamente detectam as fragilidades de quem os treina.
Isto não significa que Paulo Bento não seja capaz de fazer o que dele se espera. Significa apenas que Paulo Bento é, em certa medida, uma incógnita que ele próprio terá por missão desvendar.

Sem comentários: