domingo, 12 de setembro de 2010

POR QUE NÃO GANHA O BENFICA?


DONDE VEM A APATIA?

Sabe-se que o Benfica tem sido prejudicado pelas arbitragens. Olegário Benquerença fez uma arbitragem vergonhosa em Guimarães. Não é a primeira, nem será a última, ainda por cima com o beneplácito da UEFA.
Sabe-se que contra a Académica também ficaram por marcar duas grandes penalidades, salvo erro na mesma jogada.
Mas sabe-se também que a Académica jogou melhor do que o Benfica e que o Guimarães dispôs de facilidades impensáveis na área de um candidato ao título. Ninguém pode ser campeão a defender assim.
O Benfica deixou de saber defender e deixou de saber atacar. Jorge Jesus disse o ano passado que os erros da defesa eram imputáveis ao treinador em 60% e em 40% aos jogadores; e que os erros do ataque eram da responsabilidade dos jogadores em 60% e do treinador em 40%. Como o Benfica desaprendeu de atacar e de defender, a responsabilidade pelo que se passa cabe ao treinador, no conjunto, em 50%.
Jorge Jesus nunca tinha treinado, antes de ir para o Benfica, uma equipa com vedetas. Por isso não percebeu que, no fim de uma época recheada de êxitos e de boas exibições, os jogadores mais valorizados queriam tirar um proveito pessoal dessa valorização. Ficando no Benfica, mesmo com bons ordenados, estavam muitos furos abaixo daquilo que poderiam ganhar num clube das “ligas ricas”.
E por muito que se fale de profissionalismo, a atitude deles não é mesma, quando são obrigados a ficar. Esta é a primeira razão da falência do Benfica.
A segunda tem inequivocamente a ver com o guarda-redes. O Benfica não tem guarda-redes, como já se viu e se continuará a ver. Roberto não tem escola, nem estilo de guarda-redes. Parece que está a jogar na baliza pela primeira vez. Nenhuma equipa do mundo pode jogar sem guarda-redes!
O estado de espírito existente na equipa, além de se propagar aos sócios e simpatizantes, propaga-se ao próprio treinador. Que semelhança há entre este treinador e o do ano passado? O treinador não vibra, não ordena, não “ralha”, não tem rasgos tácticos, enfim, também ele está abúlico. Será que Jesus é um treinador de um só ano ou está sendo contagiado pela equipa? Jesus é um daqueles raros casos que piora com o tempo.
Finalmente, o presidente do Benfica não percebe nada de futebol, é autocrático, está – como não podia deixar de ser – mal acompanhado e, por isso, não foi capaz de antecipar o que se iria passar.
Se houver um grande fracasso na Liga dos Campeões, o Benfica corre riscos que vão muito para além dos resultados das competições desportivas…

Sem comentários: