segunda-feira, 20 de setembro de 2010

BENFICA REDIMIDO?




PODERIA TER SIDO UMA GOLEADA

Qual das três teses está correcta? A de Jesus? A dos críticos? Ou a dos que, como Mozer e o Autor deste blog, imputam a um certo desinteresse dos alguns jogadores o mau início de época do Benfica?

Jorge Jesus insiste num começo de época atribulado com os jogadores a chegar aos “bochecchos” como causa primeira dos vários desaires do Benfica. Os críticos acham que Jorge Jesus quer jogar da mesma maneira que jogava o ano passado sem os mesmos intérpretes. Mas há também quem entenda que alguns dos jogadores basilares da época passada demonstraram este ano uma muito menor entrega o jogo, casos de Luisão, David Luiz e Cardozo, por não terem sido transferidos como desejariam.

Provavelmente há um fundo de verdade em todas elas. De facto, Jesus não mudou o sistema de jogo, apesar de não contar com Di Maria nem com Ramires, e manifestamente não tern a equipa quem os substitua à esquerda nem à direita. Talvez puxando à frente Fábio Coentrão possa resolver parte do problema.

Também é verdade que os jogadores que estiveram no Mundial foram chegando durante a pré-época em ocasiões distintas , não iniciando nenhum deles a preparação na mesma altura dos demais (os que não foram à África do Sul). E é também verdade que há (tem havido) jogadores em baixa de forma física, como é o caso de Maxi e Cardozo. Mas também é verdade que há jogadores que foram ao Mundial (Coentrão e Ruben Amorim) em excelente forma física.

É certo igualmente que David Luiz tem cometido muitos erros e que Cardozo tem parecido aos adeptos e ao público em geral bastante “molengão”.

Todavia, com duas vitórias consecutivas, as coisa parecem estar a mudar. Principalmente hoje, o Benfica já teve períodos muito semelhantes aos do ano passado, tendo-se o Sporting livrado, por muito pouco, de ter saído da Luz com uma goleada. Houve uma subida de forma física de alguns jogadores e já houve várias jogadas como as do ano passado. Do ponto de vista defensivo, a equipa também esteve muito bem.

Outro aspecto que os críticos e os comentadores profissionais tem deixado passar em claro é que este ano o Benfica tem menos posse de bola, havendo já alguns jogos oficiais com menos posse de bola do que o seu adversário. Ora, este índice, se se mantiver, significa que, afinal, o Benfica não está a jogar do mesmo modo do ano passado. E atenção: menos possse de bola não significa jogar pior, nem ter menos hipóteses de ganhar. Hoje, por exemplo, foi um dos jogos mais conseguidos do Benfica, e a equipa teve menos posse de bola do que o Sporting.

A prova real só virá, contudo, daqui a algumas semanas, com a realização de amis alguns jogos, já que nem o Sporting, nem o Apoel de Televive são suficientemente fortes para permitir tirar conclusões.