domingo, 19 de dezembro de 2010

O REAL MADRID NA SPORT TV



ATÉ DI MARIA JÁ É "ANGELITO"

São ridículos, absolutamente ridículos, os comentários e a narração dos jogos do Real Madrid na Sport TV.
O comentador e o narrador são dois adeptos fanáticos do conjunto madrilista, não certamente por se tratar do Real Madrid, mas por a equipa ser treinada por Mourinho e lá ter Ronaldo e Ricardo Carvalho, além de Di Maria, que, desde que lá está, até passou a “Angelito”. O mesmo que o ano passado fazia imensas “fitas”, é agora um super craque.
É este “saloiismo bacoco”, disfarçado de patriotismo futebolístico, que faz com que o narrador e o comentador se refiram às vicissitudes do jogo e ao árbitro como se estivessem a tratar de um assunto deles e, por extensão de todos nós, pondo nele tal fervor e tanto facciosismo, que tornam o espectáculo, além de ridículo, insuportável.
Quem simplesmente queira assistir a um jogo de futebol não consegue. Os ditos “funcionários” da Sport TV – estes ou outros, já que é quase idêntico o comportamento de todos – não percebem que o Real Madrid está claramente traumatizado pelo êxito e pelas exibições do Barcelona - que, essas sim, arrebatam multidões em todo o mundo -, e, por isso, joga com intranquilidade e até pior do que poderia fazer noutras circunstâncias. Eles não percebem que as vitórias do Barcelona, sempre ligadas a exibições deslumbrantes, com prestações individuais verdadeiramente extasiantes, têm um efeito demolidor sobre a moral dos jogadores do Real, nomeadamente daqueles que supunham poder ombrear com os grandes craques do Barcelona.
E como não compreendem isto, ou fazem que não compreendem, procuram desculpas nas arbitragens, que, segundo a opinião deles, agem sempre contrariamente aos interesses do Real – o que também não deixa de ser ridículo para quem minimamente conheça o futebol espanhol – e atribuem todo o tipo de méritos e de elogios aos jogadores portugueses, mesmo quando os não merecem.
A Sport TV deveria saber que quem paga a assinatura para ver os jogos transmitidos em canal fechado paga isso mesmo: a possibilidade de ver jogos e não para assistir a verdadeiros comícios de apoio a uma determinada equipa.
Por esta forma de actuar dos tais funcionários da Sport TV igualmente se afere a sua completa ausência de profissionalismo. O que eles fazem abertamente com o Real Madrid, fazem-no encapotadamente na maior parte dos outros jogos. Só que, como não se trata de uma equipa portuguesa, eles partem do princípio que todos os espectadores apoiam aquela onde estão portugueses e, por isso, sentem-se tão à vontade como quando estão a relatar um jogo da selecção nacional. O que eles se esquecem é que a maior parte das pessoas o que quer é ver futebol e que as poupem ao fanatismo dos comentadores.
O clima em Madrid, e na Espanha em geral, á volta de Mourinho é cada vez pior. A arrogância do português, o auto-elogio permanente e a sombra, ou antes, o sol que irradia de Barcelona vão fazendo contra ele o seu caminho.
Aliás, este clima criado por Mourinho e a sua gente está-se tornando gradualmente insustentável. Ainda hoje Silvino se meteu com o banco do Sevilha – e não o contrário – e depois empurrou violentamente o delegado de campo do próprio RM. E tudo isto acontece, porque Mourinho “fez-se grande” em habitats onde a violência não era uma excepção e onde a impunidade era a regra!
EM TEMPO
Lidas as declarações de Mourinho após o encontro com Sevilha, percebe-se que ele pede a "cabeça" de Valdano. Como aqui se vaticinou logo que Mourinho assinou pelo Real, Valdano seria uma das suas próximas vítimas.
Valdano é demasiado civilizado para lidar com Mourinho. Não é com gente como Valdano que Mourinho está habituado a tratar...

Sem comentários: