sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

AS EQUIPAS PORTUGUESAS NA LIGA EUROPA



PERSPECTIVAS

Arredadas da Liga dos Campeões, por exclusiva responsabilidade do Benfica, que nem sequer cumpriu a obrigação de ganhar os jogos em casa, as equipas portuguesas concentraram-se todas na Liga Europa.
Apesar de o Benfica e o Porto defrontarem equipas de ligas da “Primeira Divisão” europeia, a verdade é que nem estas nem as outras duas equipas ainda em prova (Sporting e Sporting de Braga) irão ter pela frente equipas muito fortes.
O Braga jogará com o Lech Poznan da Polónia, que está em 10.º lugar a onze pontos do primeiro. Jogando primeiro em Poznan e, depois em Braga, há todas as condições para que a equipa bracarense siga em frente.
Já ao Sporting cabe-lhe defrontar o Rangers, em primeiro lugar na Liga escocesa, com apenas uma derrota. Este jogo é bem capaz de ser o mais difícil dos quatro, embora o Sporting costume fazer bons resultados com equipas britânicas. O problema é que o Sporting tanto faz hoje um jogo bom como amanhã um jogo péssimo. E como nunca se sabe com o que se pode contar, a eliminatória está em aberto, com mais probabilidades para os escoceses.
Ao Benfica cabe-lhe o Estugarda, já conhecido do clube da Luz nestas andanças. Com Trappattoni, o Benfica perdeu na Alemanha por 3-0 na Taça UEFA, numa modalidade parecida com a actual Liga Europa. O problema do Benfica é semelhante ao do Sporting: a irregularidade da equipa. Quanto ao resto, o Estugarda está em penúltimo lugar na Bundesliga, embora com muitos golos marcados…mas também com muitos sofridos. Contra, ainda o facto de em mais de 50 anos de competições europeias o Benfica nunca ter conseguido ganhar na Alemanha, mesmo quando as equipas que defrontou ocupavam, à época, os últimos lugares da tabela – Nürnberg, Hertha de Berlim e Schalke 04.
O Porto tem a tarefa facilitada, não apenas porque está a jogar bem e muito moralizado, mas também porque o Sevilha tem sido uma permanente decepção. Eliminado da Champions League pelo Braga, apurou-se in extremis na fase de grupos da Liga Europa, em consequência de uma inexplicável fraca prestação do Borússia de Dortmund. Em 12.º lugar na Liga espanhola, a vinte pontos do Barcelona, com mais golos sofridos do que marcados, o Sevilha não é, nem de perto nem de longe, uma equipa que possa fazer frente ao FCP.
Sendo certo que daqui a Fevereiro muita coisa pode acontecer e até mudar, é, no entanto, plausível, feitas todas as contas, que o Porto e o Braga tenham as eliminatórias garantidas, perspectivando-se muitas dificuldades para o Benfica e para o Sporting.

Sem comentários: