terça-feira, 2 de outubro de 2012

A LIGA PORTUGUESA E AS COMPETIÇÕES EUROPEIAS


O BENFICA-BARCELONA DE LOGO A NOITE
Paços de Ferreira vs Benfica (LUSA)

Na última jornada da Liga portuguesa patenteou-se uma certa capacidade competitiva dos clubes ditos mais fracos com que muitos manifestamente não contavam. Até à última jornada a generalidade dos comentadores, para não dizer todos, era unânime na perda de capacidade competitiva das equipas ditas mais fracas. Por outras palavras, a diferença de potencial entre o Porto, o Benfica e também o Braga e as demais equipas, com excepção do Sporting deixado numa posição intermédia, era tão acentuada que seria de prever um “passeio” dos grandes nos jogos contra os pequenos.
 
Afinal, não é isso o que se tem verificado e a última jornada ilustra bem quão errada estava aquela previsão. O Benfica ganhou pela diferença mínima (2-1) em Paços de Ferreira com grande dificuldade, apesar de ter falhado boas oportunidades de golo. Em contrapartida, aquelas em que marcou decorreram de falhas defensivas dos pacenses, sem menosprezo para o sentido de oportunidade de Lima que se tem revelado altamente concretizador nestes escassos dias que leva de Benfica.
 
Por seu turno, o FC Porto não conseguiu melhor do que um empate em Vila do Conde (2-2) alcançado já no último minuto do jogo. Em toda a segunda parte o Rio Ave foi melhor equipa em campo e não teria sido nenhum escândalo se tivesse ganho. Aliás, esteve sempre mais perto da vitória do que o Porto e poderia mesmo ter marcado mais golos se não fosse o árbitro ter desencantado um fora de jogo que somente ele viu.
 
O Braga, pelo contrário, foi dos três da frente o que ganhou com muita facilidade a um Guimarães (0-2) muito longe daquilo que tem sido nos últimos tempos e que certamente este ano se candidata a ser uma das piores equipas vimaranenses das últimas décadas.
 
Em Alvalade, o Sporting continua o calvário de jogos inconsequentes. Depois da derrota contra o Rio Ave e da vitória muito suada contra o Gil Vicente, aconteceu no fim-de-semana passado o empate contra o Estoril Praia (2-2). Um empate injusto e imerecido para os estorilistas que foram sempre a melhor equipa em campo. O Sporting, que realmente não joga nada, deve o empate ao árbitro da partida. Mais uma vez à semelhança do que tantas vezes tem acontecido o Sporting foi beneficiado pela arbitragem. Primeiro foi a não marcação de um penalty escandaloso a meio da primeira parte e depois uma expulsão incompreensível de um jogador do Estoril a quinze minutos da segunda. Com menos um jogador em campo durante um pouco mais de meia hora o Estoril perdeu algum do fulgor que até tinha tido e acabou por se deixar empatar a poucos minutos do fim do jogo. Entretanto, continua em Alvalade o “folhetim Sá Pinto”. É voz corrente entre os entendidos que a incompetente direcção sportinguista já despediu Sá Pinto, mas ainda não encontrou o pretexto certo para lhe comunicar o despedimento. Se os resultados do Sporting na Liga Europa e no campeonato continuarem como os actuais, ou piores, ainda este ano iremos assistir a muitas convulsões pelo lado de Alvalade.
 
Terminada a jornada com o excelente resultado da Académica na Madeira contra o Marítimo (0-2), a vitória suada do Gil Vicente sobre o Moreirense (4-3), a derrota do Olhanense em casa contra o Nacional (1-2), e o empate do Setúbal em Aveiro (1-1), segue-se a Liga dos Campeões.
 
Na jornada de hoje o Barcelona defronta o Benfica na Luz. Contando por vitórias todos os jogos disputados na Liga Espanhola, o Barcelona apresenta-se na Luz como o grande favorito não apenas ao jogo mas à vitória na competição. Paira uma certa curiosidade sobre como irá o Benfica afrontar a equipa maravilha destes últimos seis anos. Entre o receio de uma humilhação e a esperança num resultado que não deslustre, o benfiquista vão aguardando com ansiedade o jogo de logo à noite. Cresce a curiosidade sobre como irá Jesus “montar” a equipa, ele que é tão dado ao futebol ofensivo. Como irá o Benfica tentar neutralizar o trio maravilha do Barcelona (Xavi, Messi e Iniesta) a que se junta um lote de jogadores de excelente valia.
A resposta parece ser: se nem o Real Madrid, que tem os melhores jogadores do muno, joga de igual para igual contra Barcelona, não será certamente o Benfica que o irá fazer. Se o Benfica conseguisse repetir o excelente jogo que o ano passado o Porto fez contra os catalães na final da Supertaça já seria muito bom. Só que o ano passado, na altura do jogo, o Porto ainda estava muito embalado pelas vitórias da época passada. A tarefa do Benfica deve ser muito mais difícil...

Sem comentários: